quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Queijo Petit Basque

Queijo petit basquet


Fui apresentada ao queijo Petit Basque na casa de uma amiga algumas semanas atrás, só não passei vergonha porque os amigos eram íntimos, não consegui parar de comer! Eles conheceram o queijo fora do Brasil e ficaram apaixonados a ponto de comprar essa roda especial para servi-lo com mais categoria. Feliz eu que fui convidada para o banquete!

O Petit Basque é um queijo francês, da região dos Pirineus, e é um queijo de história diferente e recente. Ele foi desenvolvido por uma grande empresa do setor para atender ao paladar dos clientes americanos, que não apreciam queijo de ovelha de sabor muito marcante. Ele é fabricado com técnicas centenárias mas começou a ser vendido somente a partir de 1997.

Ele tem 45% de gordura, é feito com leite de ovelha pausterizado e cru e é maturado por pelo menos 70 dias, o que o deixa saboroso e forte na medida. Tem sabor ligeiramente doce e amendoado. Amei de paixão!

Fatiado fininho como na foto dessa matéria ele fica perfeito. Mas o patacão de queijo cortado sem jeito com uma faca sem fio também me agradou muito. Pode ser servido com pães, frios, antepastos e também com frutas e em saladas. Se a rodinha fosse minha teria também colocado por cima do macarrão!

Agora que queijos importados podem viajar em nossa mala junto com as já costumeiras guloseimas, aconselho muito trazer uma, ou algumas, peças para casa.

Nos Estados Unidos é fácil de encontrar e é vendido até pela Amazon. Aqui no Brasil ainda não vi, se encontrar me conte, ok?.

O queijo também tem a grafia P'tit Basque!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...