segunda-feira, 25 de maio de 2009

Chapatis - receita de pães indianos


Pão indiano chato de farinha integral

O chapati é o pão básico do dia-a-dia dos indianos, é feito em casa normalmente com farinha de trigo integral, mas há diversas variações com diferentes tipos de farinha. À massa podem ser adicionadas sementes como gergelim, papoula, cominho, etc. A receita de hoje é com gergelim, mas ele pode ser substiuído pela semente de sua preferência.

Os chapatis são consumidos com chutneys, com dal (lentihas) ou acompanhando qualquer tipo de prato salgado, é usado como colher para ajudar a pegar a comida e absorver os caldos, já que os indianos comem com a mão.

Eu gosto de comê-los como um pão normal, fazendo um sanduíche ou "enroladinho" com presunto, queijo, requeijão ou que tiver em casa! Fica uma delícia e é muito fácil de fazer.

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo comum
1 colher de chá de sal
1 xícara de água morna
½ xícara de farinha de trigo para abrir a massa
50 g de manteiga clarificada para pincelar
Sementes de gergelim

Modo de preparo

Coloque as farinhas e o sal no processador e misture. Acrescente a xícara de água com o processador em movimento para que a massa forme uma bola, acrescente um pouquinho mais de água, se necessário. Retire a massa do processador e amasse por aproximadamente 5 minutos. Faça uma bola, cubra e deixe a massa descansar por 30 minutos.


Separe a massa em 12 porções e faça uma bolinha com cada uma. Em superfície enfarinhada coloque um montinho de gergelim e abra a bola de massa com rolo de pastel por cima do gergelim até que fique em formato de círculo de aproximadamente 15 cm. Dessa forma o gergelim irá ficar bem grudado na massa. Repita a operação com todas as bolas de massa.



Esquente um frigideira seca em fogo médio e coloque um disco de massa de cada vez, vire quando o chapati estiver mudando de cor e pontos escuros aparecerem. Cozinhe o outro lado, retire da frigideira e pincele com manteiga clarificada. Repita a operação com todos os pães e coloque-os empilhados em um prato coberto com pano de prato até a hora de servir. Sirva quente.


O pão bem feito deverá inflar como um balão com na foto acima, mas não é sempre que se consegue este resultado, por isso não se preocupe! Ele vai ficar gostoso de qualquer jeito!

2 comentários:

  1. É muito interessante ver como nós brasileiros, acolhemos as culturas de outros países... vi e fiz essas receitas, e para falar a verdade, é uma MARAVILHA!!! Ai galera parabéns pelo desempenho do site!!! Abraços...

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...