
Molho de shoyu com gengibre
Este molho é um falso Teryiaki - o teryiaki é uma redução feita com molho de soja, gengibre, açúcar, sakê, caldo de frango ou legumes - mas eu não consigo reproduzí-lo com o molho de soja da marca Kikomam, que eu uso por não ter corantes em sua composição. Em minhas tentativas o molho ficou muito salgado e forte demais, por isso resolvi diluí-lo em água e engrossar com amido de milho (hihiih - falta gravíssima no mundo gastronômico mas que utilizo com frequência!). O resultado é um molho mais suave, fácil de fazer e muito saboroso, que uso com carne, legumes ou filezinhos de frango.
Ingredientes
250 g de água
50 ml de molho de soja
1 colher de chá cheia de gengibre ralado
1 colher de sopa de sakê mirim
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de amido de milho
Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo com exceção do amido e deixe ferver. Dissolva o amido em um poquinho de água e engrosse o molho. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 3 minutos. Coe e sirva.
Molho de gengibre com mel e mostarda
Este é um molho para saladas, fica ótimo com folhas verdes!
Ingredientes
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de suco de gengibre
1 colher de chá de mostarda dijon
½ xícara de iogurte natural
½ xícara de creme de leite
1 pitada de sal
1 colher de sopa de suco de gengibre
1 colher de chá de mostarda dijon
½ xícara de iogurte natural
½ xícara de creme de leite
1 pitada de sal
Modo de preparo
Misture bem todos os ingredientes
Quer aprender um pouco mais sobre o gengibre? Clique aqui e veja a postagem que fiz sobre ele dando dicas de utilização e etc.

Parabéns pelo seu Blog,adorei!
ResponderExcluirUma duvida, como voce faz o suco de gengibre para este molho?
Obrigada.
Jakeline
OI Jakeline,
ResponderExcluirObrigada!
Para mais informações sobre o gengibre e como retirar o suco dá uma olhada na postagem a seguir: http://www.aromasesabores.com/2009/05/gengibre-especiaria-do-mes-de-maio.html
bjs
OI Andrea, td bem? Gosto muito de gengibre, quero fazer as duas receitas. Fiquei com uma dúvida: quando você fala que usar amido de milho para engrossar molhos é uma falta grave no mundo gastronômico, quer dizer exatamente o que?
ResponderExcluirBeijus!Joana