
Haja braço para fazer carne moída bem soltinha!! Nunca gostei muito de trabalho braçal...
Outro dia tive que fazer 2 kg de carne moída para um molho à bolonhesa e me vi sozinha e com ambos os braços doendo já nos primeiros minutos de tanto mexer a panela. Gosto de carne moída bem pequena e soltinha, sem pelotas. Então olhei para o processador e não tive dúvidas, resolvi arriscar e deu certo!
Desde então quando tenho que fazer molho a bolonhesa para muita gente utilizo o processo descrito abaixo. Se alguém experimentar me fale se gostou!

Como fazer carne moída bem solitnha e pequena
O processo é bem simples, mas acho que só vale a pena mesmo para fazer quantidades maiores de carne moída.
Cozinhe a carne do jeito que preferir, eu gosto de refogar os temperos antes e depois colocar a carne. Neste ponto não precisa mexer muito, é só deixar que ela cozinhe em sua própria água. Vai ficar empelotada como na foto acima.
Assim que estiver cozida transfira uma parte da carne para o processador de alimentos e pulse por alguns segundos - a carne vai se soltar toda, ficando bem pequena. Não processe em excesso para não virar massa de croquete, é só pulsar por muito pouco tempo! Repita o procedimento com toda a carne.
Volte com a carne para a panela e aí sim faça como estiver acostumada - eu gosto de deixar dourar bem - coloque temperos, caldo, molho e utilize como precisar.

Andréa,
ResponderExcluirObrigada por seu comentário. O Blog Mesa Saúde ainda esta no início e estou adorando escrever.
Visitei seu Blog e amei. Tornei-me seguidora.
Parabéns por seu trabalho.
Abraços,
Màrcia Pimentel
Que bom gostou Márcia!! É muito saboroso escrever sobre gastronomia!
ResponderExcluirObrigada,
bjs
Oi, Andréa! Boa dica! Um beijo, N
ResponderExcluirOlá, bom dia! Belas receitas, lindo blog, parabéns!
ResponderExcluirAqui nessa postagem acho que posso dar uma contribuição: aprendi com meu namorado que é um "perna-de-pau" na cozinha. Mas esse truque eleaprendeu com a mãe dele e eu achei quase mágico.
Detesto carne moída embolada e é bem cansativo deixá-la bem soltinha e no processador a gente perde a consistência, fica meio estranho.
O truque é: coloque óleo e o que for refogar - cebola, alho, o que for - em seguida coloque a carne e mexa um pouco até que a panelavolte a ficar bem quente ( já que a carne esfria a panela) - aí então acrescente úm pouco deágua, fria mesmo - sem ensopar - no máximo pra subir aquele vapor - que é ágo que vai soltar a carne.É mágico: vc mexe um pouquinho e a carne se solta toda, aí é só continuar o processo até ela ficar sequinha, inclusive pra fazer pastéizinhos. Lindo, divino! ;-)) Um beijo
Obrigada por compartilhar esta dica. É perfeita! deu certo. É muito rápido e fácil, nada de ficar um tempão mexendo a carne, 0 de trabalho. Valeu!
ExcluirOi Andréa, eu aprendi na marrakkkk, pois fazia comida para servi 30 a 40 pessoas as vezes, então eu vou refogando a carne, depois que ela está bem refolgada(fritinha), pego o socador de alho e vou amassando vou fazendo isso em toda carne não é para socar e sim girando o socador na carne, fica tudo soltinha fica ótima, meus cliente sempre me perguntavam como eu conseguia esse resultado. segue a dica.bjs
ResponderExcluirBoa dica para quem não tem processador Andreia! Obrigada!
Excluirbjs
Andréa, vou dividir com vc e as amigas do blog o meu segredo p carne moída soltinha e deliciosa: esprema um limão logo que começar a refogar!
ResponderExcluirFaço isto e sempre dá certo,tente p sentir o sabor e como é fácil, fácil!
bjs
Andréa,
ResponderExcluirA maior coincidência é que fiz o que vc indicou ontem mesmo, antes de ler a dica, fica realmente ótima mesmo! As outras dicas são boas, o limão deve dar um gosto bom, mas não gosto de colocar água na carne, além da que ela própria solta, e socador de carne é um bom exercício, mas prefiro a "preguiça" do processador. Obrigada, um beijo, MªTeresa