Aleluia!! Meu toucinho do céu deu certo!! Já havia tentado algumas receitas, mas ele não dava ponto, ficava mole demais e não saía da forma. Já tinha desistido de tentar receitas quando encontrei uma aula de culinária, dessas avulsas, para aprender a fazer o doce! Dei sorte, a aula foi muito boa e a receita do Professor Damião Costa é divina!
Conheci esse doce quando trabalhei em um restaurante português aqui no Rio. O confeiteiro foi com a minha cara e me dava um pedaço de sobremesa fresquinha todo dia e o meu favorito era o toucinho do céu!! Ainda bem que não fiquei por lá muito tempo!
Para mim não é um doce fácil de fazer porque envolve ponto de calda e ainda sou ruim nisso! Segui os passos ensinados na aula e a receita ficou excelente! Só grudou um pouquinho nas laterais da forma, que não é muito lisa, mas consegui cortar, fatiar, tirar fotos e me lambuzar!
Ingredientes
300 g de amêndoas sem pele e moída (pode comprar já moída se quiser)
500 g de açúcar
200 ml de água
18 gemas (isso mesmo!! dezoito gemas)
2 ovos inteiros
1 pitada de sal
Açúcar de confeiterio e canela em pó para polvilhar
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar a forma
Modo de preparo
Leve o açúcar e o água ao fogo até formar uma calda em ponto de pérola - Nunca sei como são esses pontos de calda! Corri para o google para ver a temperatura correta, não achei... Quando voltei ao fogão medi a temperatura com meu termômetro (aquele a laser que uso em consultoria ahahah não tenho termômetro para açúcar) e minha calda estava a 107° C, deu certo!
Desligue o fogo e misture as amêndoas moídas e a pitada de sal.
Deixe esfriar um pouco e misture as gemas e os ovos passados por uma peneira. A calda deve estar fria o suficiente para que as gemas não cozinhem ao entrar em contato com ela.
Leve o doce ao fogo mexendo sempre até obter um creme grosso que caia bem devagar da colher, como na foto abaixo.
Retire do fogo e coloque o toucinho do céu em uma forma de aproximadamente 25 cm e de fundo removível, que deve estar bem untada com manteiga e enfarinhada.
Alise bem a superfície com uma espátula ou colher molhada.
Leve ao pré-aquecido forno bem brando - 150° por 35 minutos. O meu ficou o tempo exato no forno e ficou perfeito. Com uma camadinha crocante e dourada por fora e macio por dentro.
Dicas
Desenforme depois de frio (se conseguir esperar tanto tempo!), polvilhe com canela e açúcar, corte e sirva. Com sorvete fica ótimo!
A receita original leva 1 colher de café de canela em pó na massa do doce, mas prefiro fazer sem e polvilhar a canela por cima.
Aproveite as claras para fazer um financier de castanha ou suspiros. Minas claras vou usar nas experiências com as espumas.
Para ver também o índice de receitas de confeitaria do blog clique na imagem abaixo.
Oi Andréa, acabei de descobrir seu blog e gostei muito do seu entusiasmo pela cozinha!
ResponderExcluirTenho um blog também, acho que vai gostar! http://cozinhapraamigos.blogspot.com
Parebéns!
Fico feliz que tenha gostado Marcos! Sua cozinha também parece deliciosa!
ResponderExcluirabçs
AMOOOO toucinho do céu!!! Engordo 10kg se ficar uma semana em Portugal!!!
ResponderExcluirAndréa....parece delicioso.....kisses
ResponderExcluirRosana
Meminas - o doce é delicioso e engordiet mesmo!!!!! Só vale fazer uma vez por ano...kkkk Ou doar as fatias! Deixar em casa é loucura! Eu comi quase a metade da forma...
ResponderExcluirEu vi esta receita um dia em outro blog e quando li o título achei que era carne de porco, fiquei surpresa quando vi um doce...rs.
ResponderExcluirFicou lindo o seu.
Beijos
Vou testar essa receita nesse findi!! Parabens pelo blog adorei... Comecei um recentemente: cozinhadaxanda@blogspot.com, passa lá...
ResponderExcluir;)
Olá!!!
ResponderExcluirAcho que não me arriscaria...embora tenha ficado tentada! Esse tipo de coisa tem que ser preparado num dia de total descanso...e com muitaaaaa paciência pra dar certo!!! Mas vi que deu e ficou perfeito! Divino! Parabéns!
Tem razão Renata - o doce pede um pouco de concentração e calma! Mas acertando uma vez fica fácil! Vale a pena tentar... é do céu mesmo!
ResponderExcluirPela receita parece um quindim!
ResponderExcluirUm beijo Andréa!
É muito parecida mesmo Bruna! Nunca provou? É demais!
ResponderExcluirbjs
bom dia Sra. Andréa!
ExcluirProvei sua receia e realmente ficou gostoso, mas como seu comentário acima, acho que, e com certeza farei assim que este terminar, assa-lo em banho maria e com a forma untada com bastante margarina e açúcar, fara com que ele fique mais úmido, bem como não levar as gemas ao fogo, ou seja assim que esfriar as amêndoas com o açúcar, apenas adicionar as gemas, mexer muito bem e levar ao forno em banho maria
Quero em primeiro lugar agradecer pela postagem deste bolo , pois jà faz muito tempo que a procuro, mas dificil de encontrar a certa e desta vez graças a si fiz bingo, realizei hoje o bolo para fazer uma supreza ao meu marido amanha, pois aqui em França amanha é o dia do pai e como o meu marido adora este bolo amanha terà uma supreza, obrigado do fundo do coração, fico seguindo o seu blog e levo comigo o link que postarei no meu blog com muito gosto, os meus parabens pelo trabalho magnifico aqui apresentado no seu blog, parabens, Beijinhos Beth
ResponderExcluirBeth,
ResponderExcluirFico muito feliz que tenha gostado do blog!! Tomara que seu marido curta muito a surpresa.
bjs e parabéns a ele!
Olá Andreia,
ResponderExcluirO Toucinho do Céu é relamente um doce muito apreciado cá em Portugal, e o seu parece que ficou mesmo no ponto, parece que estou a saborea-lo. Se quiser mais receitas típicas de cá terei todo o gosto em enviá-las, e quem sabe quando der um pulo ao Rio, dar pessoalmente.
Um beijo, Ana
Ana,
ResponderExcluirFico feliz de saber que meu doce ficou bom para uma portuguesa, que o conhece bem melhor que nós aqui!!
Se vier ao Rio me fale que podemos nos encontrar.
bjs
Andréa, eu amo doce de ovos... amo a culinária portuguesa.. estou sonhando com sua sobremesa, preciso comer! :)
ResponderExcluirbjao,Glau
Nossa esse doce é uma tentação!!!ficou bem bonito, eu gostei muito do seu blog por isso me tornei sua seguidora, gostei muito da organização, bjs
ResponderExcluirMaura
18 gemas! Isso é receita boa!
ResponderExcluirNo site abaixo vai encontrar todos os pontos possíveis de calda de açúcar, seja com explicações, por temperatura ou por bomé
http://www.prof2000.pt/users/Secjeste/Culinari/CursoBasico/Pontos_acucar.htm
Abraço,
Cecilia
Obrigada Cecília! Vou consultar quando precisar outra vez...
ResponderExcluirbjs
Com o que sobra das claras vc poderá fazer mashmallow,pudim de claras e muitas outras guloseimas!!!!!!Vou tentar essa receita no Natal!!!!!!!
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirTenho uma padaria e gostaria de fazer esse doce.
Vc sabe como devo assar num forno turbo a gás?
Tempo e temperatura???
E como é o ponto de pérola?
Lener,
ResponderExcluirSinto muito mas não posso lhe ajudar em relação ao forno porque só fiz o doce em fogão doméstico.
Quanto aos pontos do açúcar o link a seguir é ótimo! http://www.prof2000.pt/users/Secjeste/Culinari/CursoBasico/Pontos_acucar.htm
abçs
AMBROSIA PORTUGUÊSA
ResponderExcluir1º Etapa
300g de Açúcar
1 Litro de Água
3 tampas de Essência de Baunilha
1 pacoinho 3g de Ajinomoto
Colocar em uma panela média e em fogo médio dar ponto de pérolas (quando começa a criar bolhas grandes e intensas, leva em média 45 minutos).
2º Etapa
1 caixinha de Creme de Leite
1 vidro pequeno de Leite de Coco Integral
Misturar em uma vasilha e reservar
3º Etapa
11 gemas passadas na peneira
1 ovo inteiro passado na peneira
Peneirar, misturar e reservar
4º Etapa
Quando a calda chegar ao ponto de pérolas,juntar ingredientes da 2º Etapa,mexer lentamente,e em seguida juntar, sem mexer os ingredientes da 3º Etapa.
Deixar secar até ficar uma ligeira calda, sem mexer, apenas com uma escumadeira, ir soltando as gemas da borda da panela deixando-as soltas. Leva em média 30 minutos em fogo brando.
Apagar o fogo ao final e deixar esfriar antes de transferir para compoteira.
Muito boa sua receita de TOUCINHO DO CÉU retribuo com a ORIGINAL da CASA PASTÉIS DE BELÉM, aonde trabalhou meu tio avô.
Andréa, hoje fiz o toucinho do céu segundo a sua receita, e foi um sucesso total! Não sobrou nadinha! Éramos 7 aqui em casa, e comemos toda a forma de uma vez só.
ResponderExcluirFiquei até emocionada. Já tinha tentado outra receita há umas semanas, mas não tinha dado certo. A sua, porém, está tão bem explicada que não teve erro. Acho até que passei do ponto da calda, mas na hora de misturar as gemas, bati um pouco com o mixer até ficar homogêneo, e não estragou não. Pode ser uma boa saída pra "consertar" se a calda engrossar demais.
Obrigadíssima!!
OI Tatiana,
ResponderExcluirFico super feliz que tenha conseguido fazer! Eu também tentei fazer várias vezes antes de conseguir... O mérito não é meu, mas do professor Damião que me ensinou!
De nada!!
bjs
Putz grilaaaa.....
ResponderExcluirsão 22:48...sábado...moro em uma cidade pequena...não tem lugar aberto pra comprar os insumos para essa preparação rs rs ...Só de ler essa receita já fiquei nervoso e com uma vontade imeeensa de experimentar...obrigado por atiçar minhas lombrigas a essa hora kkkk...
vou fazer e depois falo como ficou...
Paulinho Haddad
Obrigada pela visita Paulinho! Me conte sim!!
ResponderExcluirabçs
Com certeza !!!! Como eu faço pra receber posts ou noticias do seu blog e suas ??
ResponderExcluirMeu email é paulosod@hotmail.com...
Faço gastronomia e meu TCC será sobre o grão de bico !!
Bjão e boa semana !!!
Paulinho Haddad
Paulinho,
ResponderExcluirVou colocar seu e-mail em minha mala direta, estou planejando uma newsletter mensal para daqui a alguns meses...
Tem uma postagem aqui no blog sobre farinha de grão-de-bico, talvez interesse a você.
Não deixe de participar da promoção que está rolando!
abçs
oi andréa,meu nome é carlos alberto e ficarei feliz em receber suas otimas receitas.lhe desejo boa sorte.
ResponderExcluirOlá, ando a ver se acerto na receita certa, mas o toucinho do céu leva doce de gila?
ResponderExcluirAnônimo,
ResponderExcluirVocê quer dizer doce de abóbora? Aqui no Brasil certamente não, a receita tradicional leva só os ingredientes que estão acima. Mas em portugal já não posso lhe dizer...
abçs
Sempre quis essa receita, Andrea! Como você já experimentei outras que não deram certa.Vou experimentar sim, pois adoro esse doce.
ResponderExcluirBj,
Lylia
Fiz 2 vezes, é sempre um sucesso. Muito obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirDe nada!! Muito feliz em saber!
Excluirabs
Faço muitas vezes o toucinho do céu e graças a Deus nunca saiu errado. Minha receita é um pouquinho diferente em quantidades mas no final é a mesma coisa.É um doce português e como não podia deixar de ser sempre feitos com muitos ovos. Parabéns pois o seu está com um aspeto maravilhoso!
ResponderExcluir