segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Chile con Carne


Chile con carne é um prato com influência mexicana mas que surguiu nos Estado Unidos. A receita mais comum é feita com carne, feijões, tomates e normalmente temperado com orégano, cominho, alho e pimentas vermelhas secas. Gosto muito!

É muito comum nos Estados Unidos, sendo inclusive o prato oficial do estado do Texas. Lá existe uma mistura de temperos pronta chamada de chile ou chili - não confundir com pimenta vermelha seca em pó que também pode ter o mesmo nome, ao comprar é sempre bom ler os ingredientes do rótulo. Eu prefiro misturar as especiarias eu mesma, mas a mistura pronta dá um excelente resultado.

O prato pode ter algumas variações dependendo de onde é preparado, pode ser feito com carne picada ou moída, com ou sem feijões de qualquer cor e ainda com ou sem tomates e adicionado de outros ingredientes como milho, chocolate, banana, etc.

Ele pode ter queijo por cima e sour cream e ser servido com tortilhas, arroz branco ou servido mais ralo como uma sopa. Adoro de qualquer jeito!! Na verdade como a primeira vez em que comi foi com arroz, acho que prefiro assim... O chilli também é usado como cobertura para batatas assadas e cachorro quente!

Eu gosto do meu com bastante molho de tomate e um pouco de bacon... Na falta do kidney beans (um feijão vermelho e grande) prefiro usar feijão tipo carioca que ficou um pouco camuflado na foto, mas o preto pode ser usado. Utilizo a pimenta seca mexicana chamada de ancho, escura, suave e deliciosa, mas qualquer uma pode ser usada, inclusive molho tipo tabasco e a quantidade é a gosto.


É um ensopado muito fácil de fazer e delicioso no friozinho do inverno!

Ingredientes

2 colheres de sopa de óleo vegetal
100 g de bacon picadinho
1 cebola grande picadinha
4 dentes de alho picados
500 g de carne moída
1 xícara de extrato de tomates
2 xícaras de feijões já cozidos mas sem muito caldo
1/2 colher de sopa de cominho em pó
1 colher de sopa (ou a gosto) de pimenta ancho moída (ou a de sua preferência)
1 colher de sopa de orégano (eu utilizo a mexicana)
1 xícara de caldo de carne
Cebolinha e ou salsa fresca picada a gosto

Modo de preparo

Refogue o bacon com o óleo e a cebola até dourarem, junte o alho e a carne e refogue até cozinhar bem. Eu gosto de dourar a carne moída e deixá-la bem pequena.

Acrescente o extrato de tomates e refogue mais um pouco até que mude de cor. Adicione os outros ingredientes e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Adicione a cebolinha.

Sirva bem quente como quiser: com arroz, com tortilhas ou doritos ou como uma sopinha para aquecer!

obs. Quando tenho aqui em casa feijão cozido e de carne moída já pronta eu junto tudo, coloco molho de tomtes, tempero bem e o chili com carne está pronto! É uma ótima maneira de repaginar as sobras!

Explicações sobre o nome do prato - tenho recebido perguntas e também comentários grosseiros (não publicados, óbvio) por causa das grafias chile, chili e chilli!! Em primeiro lugar a palavra chile não é por causa do país de mesmo nome, mas sim do chile que significa pimenta (as do gênero capsicum), carne com pimenta seria a tradução. Os desavisados podem achar que o nome do prato do título está em português, mas o con foi escrito propositadamente com N porque escolhi usar o espanhol. As três grafias para a palavra chile usadas nesta postagem estão corretas: chile (com E e somente um L) é a grafia correta em espanhol e a mais usada nos Estados Unidos; chilli (com I e dois LL) a menos usual mas usada na Grã Bretanha. Não usei as três grafias diferentes no mesmo texto por estar maluca, mas para facilitar as buscas.
Espero ter esclarecido as dúvidas dos leitores!

6 comentários:

  1. Eu adoro qualquer comida mexicana.
    Delícia de receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Com o frio que voltou vai muito bem,ficou lindo.bjo

    ResponderExcluir
  3. eu tmbm adoro!!...muito gostoso!lekkeren smak

    ResponderExcluir
  4. Adoro chili, seja Verão ou Inverno, e bem picante!!! :) bjo

    ResponderExcluir
  5. Andréa, vim te visitar através da Adri. Adorei a sua receita de chilli, fiz uma esse fim de semana que um chef aqui de Brasília deu no Jornal local, mas olhando a foto da sua, fiquei muito interessada, esta mais apresentável e parece ser bem melhor.

    Bom agora que eu descobri o caminho, já estou ficando!! rs... Te sigo desde já!!!http://conversandoecozinhando.blogspot.com.br/


    Bjuuuu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom gostaou da receita e do blog. Se fizer o Chile me diga se gostou. Há várias formas de fazer, esse é adaptado para meu gosto...
      bjs e obrigada por passar por aqui

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...