sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eu fui - Festival de Queijos Franceses


Ontem fui ao Rio Othon Palace Hotel aqui no Rio para um festival de queijos franceses. Adorei! Havia mais de 80 tipos de queijo e desses pude provar 20 diferentes. Com exceção do Roquefort, meu velho amigo, os outros eu nunca havia experimentado antes.


Para quem gosta de queijo o evento é imperdível, aqui no Rio queijos franceses são mercadoria escassa e quando aparecem são caros demais!

Havia queijos de cabra, queijos macios, queijos duros, com ervas, com pimenta e de todas as cores! Os formatos e tamanhos também variavam: pequeninos, grandes, redondos, cilíndricos, quadrados, em formato de coração... Um verdadeiro festival para os olhos e o paladar!

Havia até um queijo de mofo azul que nos "atacou" segundo minha amiga! kkkkk De tão forte que era seu sabor!


O festival funciona da seguinte forma - por um valor fixo há um jantar com três pratos (entrada, prato principal e sobremesa) e um prato com 5 variedades de queijo. Ou você pode escolher comer somente queijos, nesse caso são 4 pratinhos.

Fui eu e minha amiga Cecília e como queríamos experimentar mais variedades de queijo optamos por uma sugestão do maitre: pedimos um menu de jantar e um menu de queijos. E dividimos! Ou seja, cada uma de nós comeu meio prato de cada e meio pedaço de cada queijo. kkkkk Deu super certo, não ficou tão enjoativo e no final estávamos satisfeitíssimas...


Não pense que era só chegar à linda mesa e pegar o que quisesse! Os queijos eram servidos pelo chef queijeiro Gerard Poulard, francês super simpático, que fazia nosso pratinho e a degustação seguia ordem aconselhada por ele. Muito interessante - em alguns pratos a ordem ia do mais suave ao mais forte ou do mais duro ao mais macio...

Infelizmente meu francês só é suficiente para não passar fome e não pude conversar com o chef!


Os queijos de massa dura acima, meus favoritos!

O engraçado é que de tudo o que comi só me lembro de quatro nomes!! kkkkk Que já estão devidamente anotados em meu livro sobre queijos.


O queijo laranja aí de cima é o Mimolette - maturado por dois anos e delicioso! O meu favorito da noite!

Que venham outros festivais como esse em breve! Meu livro sobre queijos tem 750 variedades do mundo todo, desses só conheço uns 40, faltam muuuuitos...

8 comentários:

  1. Andréa que inveja dessa sua internacinalidade rsrsrs Aqui em Ribeirão Preto nunca tem esses festivais.. que triste!! ai que vontade de morar no Rio ou em SP....

    ResponderExcluir
  2. Sou doida por queijo!! Ia enlouquecer num lugar desse...
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa deve ter sido uma delícia eu que adoro queijoS!!!boa dica!
    bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  4. Gente,
    É uma pena mesmo que muitas cidades pequenas não realizem festivais! E eu já acho o Rio fraco em eventos...kkkk
    bjs em todas

    ResponderExcluir
  5. Que beleza! Também gostamos muito de queijos, particularmente os de mofos brancos (brie e camembert). Também não dispensamos os verdes e azuis e, é lógico, os duros, do tipo parmesão. Pena que, quando encontramos, cheguem tão caros por aqui (Santa Maria-RS). Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de agradecer pelo seu comentário! Valeu Andréa, volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Oi Andréa!

    Tudo bem com você?
    Ah eu vi na TV falando sobre este evento, e vi até o chef falando um pouquinho, achei super interessante, pena que foi no Rio, não em São Paulo.

    Um beijo,
    Bruna.

    ResponderExcluir
  8. Geeeente, eu e meu marido íamos nos acabar aí com esse queijo todo, adoramos, e é muito bom mesmo né!

    Gra
    www.entrecoposepratos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...