quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pimentas Secas Inteiras - capsicum


Tenho aqui em casa uma pequena coleção de pimentas vermelhas secas inteiras. Acho-as incríveis, cada uma tem um formato, tamanho, cor, aroma e sabor diferentes! São todas importadas, a maioria são mexicanas e sempre que viajo compro alguma diferente. É uma pena que às vezes estraguem: mofam, dão bicho... Por isso minha coleção não fica completa nunca!!

Adoraria ir ao México para vê-las em quantidade e variedade nos mercados e aprender a usá-las in loco. Mas isso fica para um outro dia!

Quem nunca experimentou uma pimenta seca vai se surpreender com seu sabor que é mais rico e concentrado que o das pimentas frescas! Algumas chegam a ter um sabor de passas ou castanhas, outras defumadas tem aroma intenso. Vale a pena experimentá-las.

Veja abaixo algumas variedades e suas características.


Aji Mirasol - peruana - tem sabor frutado e picância média. É usada com carnes, vegeatis e feijões.

Ancho - mexicana - é sem dúvida a minha favorita, é uma das pimentas secas mais populares. É suave e tem sabor e aroma de passas e ameixas. É usada em ensopados, veja aqui a receita do mole poblano feita com ela.

Cascabel - mexicana - de ardêndia moderada é usada em salsa e ensopados. Tem sabor ligeiramente defumado e fica com gosto de castanhas quando tostada.

"Chinesa sem nome" - essa pimenta eu compro em lojas de produtos chineses e são pequenininhas e muito ardidas. Infelizmente seu nome não vem na embalagem.

Chile de Arbol - mexicana - pequena e ardida, é muito usada em salsas.

Chipotle - mexicana - é uma pimenta jalapenã defumada, tem aroma fantástico, adocicado. É usada em ensopados, sopas e molhos.

Guarillo - mexicana - tem sabor ácido e é um pouco mais picante que a ancho. É usada em molhos e ensopados e confere uma bonita coloração ao prato.

Morita - mexicana - são jalapeños vermelhos secos e defumados.

New Mexico - americanas - são de picância média e tem sabor terroso.


Como usar uma pimenta seca inteira

A maioria das pimentas mexicanas secas são tostadas antes do uso em frigideira seca, da mesma forma que os indianos tostam as especiarias. Se passar do ponto a casa fica enfumaçada e os olhos desavisados e desacostumados choram e muito! De um modo geral são todas deixadas de molho em água quente antes de serem usadas para reidratar. Veja como fazer abaixo.

1. corte os cabinhos de suas pimentas e retire as sementes. Esse passo é opcional, você pode tostar as pimentas inteiras e usá-las assim se preferir.

2. Toste-as em uma só camada em frigideira seca e em fogo médio por 3 a 4 minutos de cada lado. Sinta o aroma delicioso! Não deixe que queimem.

3. Deixe-as de molho dem água fervente por 20 a 30 minutos ou até que fiquem macias. É o memso processo para reidratar tomates secos ou funghi. As mais grossas e secas vão demorar mais tempo.

4. Use a pimenta a gosto. Ela pode ser triturada em pilão, no liquidificador para fazer um molho ou ainda em processador. A pimenta também pode ser adicionada inteira ou cortada em qualquer formato e usada em um ensopado ou cozido.

5. A água resultante do molho pode ficar amarga. Eu prefiro não usar.


Eu também tenho uma celeção de pimentas vermelhas secas e moídas!! Mas sobre essas eu escrevo depois!

Onde comprar?

Aqui no Brasil encontro algumas em lojas de produtos chineses. A pimenta malagueta também é vendida seca em alguns empórios.
As mexicanas eu não costumo encontrar.

Você sabe onde comprar pimentas secas? Conte para gente!

Não deixe de ver o glossário de especiarias do Aromas e Sabores

17 comentários:

  1. Amo pimentas, sua coleção é um arraso! Também gostaria de ir ao México nos grandes mercados e aprender um monte da culinária local! Belíssimo post! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Queria consumir mais pimentas diferentes. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana, Andrea!
    Sou fã de pimentas..adoro!
    Parabéns pela matéria!
    Orlando Baumel

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de coleção sou apaixonada por pimentas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Comprei pimentas secas (vermelhas, amarelas, negras, compridas, também em sachês em pó) na Feira Boliviana na Praça Kantura, no Pari, aos domingos, a partir de 11h00.
    Lá também encontrei milho e batata dos mais diferentes tipos: milho preto, rajado, grande, etc. Batatas rajadas de marrom e rosa maravilha, outras negras, tanto frescas como desidratadas.

    ResponderExcluir
  6. Adoro pimentas secas trituradas (Jiquitaia) o sabor fica ótimo com malaguetas.

    ResponderExcluir
  7. oi!!
    eu só mexicana e eu to procurando pimenta aji mirasol seca mais bem tudas ne huahuahauau onde eu posso comprar eu to morando em marilia!!

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe nde existe pimenta jequitaia para comprar em São Paulo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. VC vende sementes de pimentas?como e o nome daquela seca ,q pode reendratar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vendo sementes nem especiarias Ellen. Todas as pimentas acima podem ser reidratadas, só com essa informação não posso te ajudar. Como é a pimenta? Aqui no Brasil temos a malagueta, a mais comum, que também é vendida seca.
      abçs

      Excluir
  10. Preciso da pimenta Chipotle seca moro em Santo André São Paulo onde posso comprar?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!!
    Gostaria de fazer um molho de pimenta utilizando a pimenta malagueta desidratada, teria alguma receita para indicar?

    ResponderExcluir
  12. Ode posso comprar pimenta Poblano? vc pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  13. Olá, comprei pacotes dessas pimentas secas em Cancun-México. Após a hidratação é possível fazer conserva delas em azeite de oliva? ou para fazer a conserva não é preciso hidratá-las? agradeço se puder responder
    Grata
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,
      Desculpe pela grande demora em responder. Já tentou fazer? De modo geral essas pimentas são sempre hidratadas antes de usar. Acho que se prestam melhor para fazer molhos do que conservas em azeite.
      abs

      Excluir
  14. Tenho em casa um pé de Rocoto (Peruana, altamente picante). Ela se parece bastante com um tomate. Amoooooo

    ResponderExcluir
  15. oi alguem sabe onde posso comprar pimenta ñora ou nhora no brasil

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...