segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cabelinho de anjo com frango à moda indiana


Cabelinho de anjo com frango e ervilha, ligeiramente apimentado e temperado com garam masala.

Essa receita foi inspirada em um prato tradicional indiano chamado de Sevian Keema, feito com carne moída. A técnica usada é muito curiosa: a massa é tostada em ghee (manteiga clarificada) antes de cozinhar e é cozida em caldo junto com o carne. Fica com sabor amendoado e bem soltinha!

Adaptei a receita para que ficasse bem fácil de fazer e com ingredientes encontrados em qualquer lugar. Utilizei frango já cozido que tinha em casa, mas você poderá utilizar sobras de carne moída (ou carne comprada para fazer o prato) ou de outra carne picadinha.

A massa eu troxe de São Paulo, pois encontrei uma aletria italiana já cortada em pedacinhos, que comprei pensando nessa receita. Mas você pode usar qualquer massa bem fininha e esmagar com as mãos ou cortar com uma tesoura em tamanho menor.

Ingredientes

250 g de cabelinho de anjo picado
1 colher de sopa de manteiga (ou ghee)
2 colheres de sopa de óleo
1/2 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassados
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de sopa de extrato de tomates
Sal a gosto
1 e 1/2 colher de chá de garam masala
1 2 1/2 xícara de frango cozido e picado
1 xícara e meia de caldo de frango ou água (aproximadamente)
1/2 lata de ervilhas

Modo de preparo

Em uma frigideira ou panela rasa aqueça uma colher de sopa de óleo e a manteiga e junte a massa. Deixe dourar em fogo médio mexendo de vez em quando para não queimar. Reserve.

Em outra panela prepare o molho: refogue a cebola no óleo até ficar transparente, junte o alho e o gengibre ralado. Deixe dourar.

Junte o extrato de tomates, o frango cozido (ou carne) e as especiarias. Junte o caldo ou água e deixe ferver. Salgue a gosto mas não se esqueça que boa parte da água vai secar e com isso os sabores se intensificam.

Adicione a aletria tostada, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Mexa de vez em quando e verifique se a água já secou. Se a água secar antes da massa estar cozida junte um pouco mais de água.

Sua massa pode ficar mais sequinha ou com mais molho, você que escolhe!

obs. GARAM MASALA é uma mistura de temperos indiana. Se você não encontrar utilize especiarias a gosto.

7 comentários:

  1. Humm, com certeza vou usar os temperos do meu kit de especiarias, que aliás está fazendo o maior sucesso aqui em casa. =)
    Bjsss
    Sileni

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! Adoro esse tipo de prato único, acho comfort food total! Só não consigo ser amiga das ervilhas em conserva, mas se deixar de fora vai continuar muito rica a receita porque está um show mesmo! Parabéns!
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  3. Andrea, acho uma coisa linda esse nome "cabelinho de anjo" combina muito bem com a massa, e que diferente esse prato, bem indiano mesmo,
    boa semana
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Menina eu gosto tanto desse macarrãozinho e sempre esqueço de comprar.
    A receita parece deliciosa!
    Beijos e boa semana,
    Fla.

    ResponderExcluir
  5. Alcançar a essência dos sabores é entrar em sintonia com lembranças guardadas em arquivos que criamos para preservar nossas memórias mais tenras. Acho que esse prato conseguiu essa missão. Adorei o blog. Abraços, Adriana.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...