segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Plágio Não!


Hoje foi o dia escolhido por um grupo de blogueiros de gastronomia do qual faço parte para fazer um alerta e também um desabafo!

Pode parecer bobagem para muitos, mas só quem escreve um blog sabe o quanto dói ter suas fotos e textos copiados por aí sem pudor! Se o dono de outros blogs e sites fazem isso sem maldade não importa, o sentimento de revolta é o mesmo. Por isso está sendo feita essa postagem coletiva, para exclarecer e explicar aos leitores porque o plágio não é legal!

Escrever um blog demanda tempo, dedicação, criatividade e também dinheiro. Você tem ideia de quantas horas demoramos para escrever a postagem de uma simples receita? Escolhemos o que vamos fazer, vamos à rua comprar os ingredientes, fazemos a comida, montamos o prato de uma maneira que fique bem apresentável com uma louça especial que compramos para esse fim, tiramos pelo menos umas 10 fotos de cada ângulo, baixamos as fotos, editamos as fotos (tamanho, colocação do selo e às vezes damos algum retoque para que fique mais bonita para você!). Depois disso tudo ainda digitamos a receita que pode ter também um texto, fazemos uma revisão gramatical e enfim conseguimos postar! Quanto tempo leva isso tudo? Três, quatro horas, talvez?!

E uma postagem sobre especiarias? Você sabe há quanto tempo eu pesquiso as especiarias, ervas e temperos para poder escrever sobre elas? Compro, provo, testo, leio os mais de 10 livros que tenho sobre o assunto e que me custaram dinheiro, fiz uma faculdade... Enfim, há mais de seis anos invisto meu tempo e dedicação para aprender mais e assim poder escrever algumas poucas linhas para você!

E as fotos? Eu fiz dois curso de fotografia e ainda pretendo fazer outros, comprei um equipamento melhor pelo qual ainda estou pagando, fico horas pesquisando a melhor disposição de cada comida no prato, os melhores ângulos, deixo de comer meu almoço quentinho porque o prato precisa ser fotografado antes de eu começar a comer...

Depois de dizer tudo isso deixo a pergunta para você: é justo que alguém dê um control C e control V, que levam menos 30 segundos, para colocar minha postagem na íntegra em seu site ou blog sem a minha permissão e muitas vezes sem sequer citar a fonte? Ou fazer a mesma coisa com um foto e ainda dizer que a minha comida foi feita por ele?

O verdadeiro blogueiro tem amor pelo que faz, escreve com a alma. Para esse blogueiro não faz sentido copiar porque suas palavras vêm de dentro, do coração! Plagiar para quem tem alma de blogueiro é vergonhoso, infame! Afinal um blog é pessoal, não é um caderno de receitas, mas sim um diário onde contamos nossas experiências, postamos as receitas dos pratos que preparamos e comemos e para assim podermos dar nossas impressões sobre a comida e consequentemente contar um pouco sobre nós mesmos.

Quem escreve um blog onde posta textos e receitas alheias é como se tivesse um caderno de recortes, onde não há unidade, não faz sentido. O verdadeiro blog tem vida própria, nasce e cresce conosco e à nossa imagem. Você pode não saber mas plagiar só traz irritação e revolta de outros blogueiros e consequentente de seus próprios leitores, que estão seguindo seu blog em busca de VOCÊ, que não vai estar por lá! Com o tempo ele vai perceber isso e não vai mais voltar.

Por isso minha gente, convido vocês a entrarem nessa luta e repudiar o plágio!!

25 comentários:

  1. Andrea, gostei muito da sua abordagem, ajuda a esclarecer o quanto nos dedicamos aos nossos blogs!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andrea! Amei a parte de que o blogueiro escreve com alma(...) e que o blog tem vida própria! É mesmo...um beijo, querida!

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom!!! Vou colocar o banner no meu blog!
    Bjs
    Laura

    ResponderExcluir
  4. Andrea, gostei muito do seu texto. Disse tudo, foi mais que um desabafo, representando tudo o que os blogueiros que amam o que fazem sentem. Parabéns, ficou ótimo!
    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  5. Andréa, achei excelente o seu texto, e a abordagem sobre o tema, o que vc disse hoje com a alma, é o que fazemos mesmo diariamente. É dedicação. Antes de tudo tem que haver respeito, e infelizmente existem os plagiadores, e como plagiadores que são não sabem o significado da palavra respeito. Parabéns, excelente e esclarecedor seu texto...bjokas uma ótima semana

    ResponderExcluir
  6. e a parte de deixar de comer o almoço quentinho... tãããooo real, tãão a nossa cara... rs
    Ficou ótimo o texto minha amiga!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  7. Andrea, também gostei muito da parte que você diz que blogueiro escreve com a alma. Não vejo sentido em ter um blog onde sua alma não está ali. Parabéns pelo texto! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu texto! Apoiada!
    Boa semana!
    Beijnhos

    ResponderExcluir
  9. OI Andréa que chato. Mas é isso aí tem mesmo que denunciar. Assim é fácil ter um blog.

    Olha minha amiga estou comentando com a minha URl não consigo com a conta do Google mesmo estando logada.

    ResponderExcluir
  10. Andrea, ficou ótimo seu texto!! Realmente é preciso que entendam o quanto nós blogueiros nos dedicamos para escrever um simples post de uma receita básica, ou mesmo no seu caso das especiarias, que demanda um bom tempo até conseguir chegar a todas aquelas informações!! Adorei!! Beijos! Tereza

    ResponderExcluir
  11. ÓTIMO POST ANDRÉA, BELAS PALAVRAS!

    BEIJOS, ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  12. Pessoal,
    Que bom que gostaram e se identificaram com meu texto! heheh Acho que a irritação me inspirou...
    bjs me todos

    ResponderExcluir
  13. É isso amiga, afinal nossa revolta não é de hoje, mas esse movimento de agora começou depois do ocorrido com você, chegou a hora de tomarmos uma posição quanto ao assunto, respeito com o trabalho dos outros e com o outro, acima de tudo!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  14. Aproveito para dizer que estou aderindo e concordo absolutamente com suas colocações. Belo texto, inspirador. Conte comigo para levar essa bandeira... Antes tarde do que nunca, pode ser?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nunca é tarde Henriette!! Seja bem vinda ao mundo dos blogueiros!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Andréa, fiquei interessado no blogueiros de gastronomia… fala mais. :)

    ResponderExcluir
  17. Andréa, me identifiquei demais com seu post! Não com relação ao meu blog, pois ele ainda é novinho e, até onde eu sei, nunca foi copiado.
    Porém, sou artista digital e posto alguns de meus trabalhos online em meu site com marca dágua e tudo, para não serem copiadas. Ainda assim, já tive o desprazer de encontrar artes minhas sendo vendidas como wallpaper para computador e celular (vendidas, nem era download gratuito), vendidas no ebay como posters e outras coisas assim.
    É realmente muito desaforo ver nosso trabalho que nos custou tempo, inspiração e dinheiro sendo aproveitado por outras pessoas sem escrúpulos!
    Concordo com tudo e ainda assino embaixo do seu desabafo!!

    Beijos
    Giselle

    ResponderExcluir
  18. Acabo de descobrir que um site colocou o meu post em seu blog. Colocaram a fonte, ok, mas fiquei muito incomodada por não terem pedido permissão antes.

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, tenho o blog Hambúrguer Perfeito. Já copiaram várias vezes posts meus, mas quando vi que colocaram a fonte eu não vejo problema nenhum. Assim como já coloquei no meu blog posts pertinentes de outro blogs. Quando se coloca a fonte e é pertinente, não vejo problema. O que vocês acham?

    ResponderExcluir
  20. Quem sabe com essa divulgação toda, a gente consiga um pouco de consciência, não é mesmo?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. É isso aí Rachel, vamos lutar!

    Giselle! Que horror roubarem seu trabalho para vender!!

    Bacon - Tem casos e casos. Sinceramente eu não gosto de ver meus textos copiados mesmo com a fonte, mas não costumo reclamar, a não ser que coloquem com foto e tudo! Acho que a pessoa deveria pedir minha permissão ou pelo menos comentar o texto, elogiar, escrever alguma coisa coisa que mostre respeito pelo meu trabalho... e colocar um link para meu blog, a maioria só cita a fonte, às vezes até sem o endereço.
    Uma coisa é a Roberta Sudbrack adorar o que eu escrevi e colocar no blog dela, o que seria uma honra, outra coisa é meu texto parar em um blog de colagem onde a maioria das postagens são cópias e ainda de má qualidade, com conteúdo ruim e layout péssimo! Mas isso tudo é minha opinião, ok?

    A todos vocês obrigada por passarem por aqui e lerem meu desabafo!

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Tô até com medo de comentar aqui depois de tantos comentários. Posso acabar plagiando alguém. :p

    Andréa, hoje a gente fez um pequeno movimento. Mas foi o suficiente pra mostrar que nos importamos com o nossos blogs que, por mais divertido que seja fazer, é um trabalho. Trabalho que temos ao imaginar o que escrever, o que criar, e que foto ficará melhor para compor o texto e transmitir a nossa visão de tudo aos nossos leitores. Posso dizer que fiquei contente com o resultado do que foi feito pelos blogueiros.
    Parabéns pelo texto. E vamos continuar esse trabalho deliciosamente divertido.
    Abraços,
    Túlio

    ResponderExcluir
  23. Andréa, nós do Guloso e Saudável pensamos que:
    1. A receita se não estiver totalmente vulgarizada na internet, não exista há décadas no acervo da família, como nós que temos armários de livros, cadernos, ou foi alterada em grande parte, tem de se dar o crédito.
    2. Textos personalizados de introdução ou noticias é obrigatório dar-se o crédito.
    3. Fotos todas as nossas possuem marca dágua e indiscutivelmente existe a necessidade de pedir permissão.
    Somos novos no blog ainda não sentimos esse mau estar.

    ResponderExcluir
  24. Amei o texto, queria ter tido tanta inspiração.
    Qualquer um que tiver acesso a esse texto saberá e entenderá que tudo que estiver registrado aqui, é feito com muito amor.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...