quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Molho inglês


O molho inglês, chamado de worcestershire sauce ou worcester sauce, é um tempero líquido de cor marrom escura usado mundialmente. Os criadores de sua receita são ingleses, de Worcester, e se inspiraram em uma receita indiana para fazer o molho há mais de 170 anos atrás, quando começou a ser vendido. Velhinho ele, hein?

Sua receita original secreta é da marca Lea & Perrins, primeira empresa (e dos criadores da receita) a comercializar o condimento. Curioso para saber do que é feito o molho inglês? O molho inglês é produzido a partir de um fermentado de anchovas em vinagre que é adicionado de tamarindo e temperos secretos como alho, cebola, cravo, etc e envelhecido em barris de madeira por 18 meses, a adição de melado confere a cor escura.

O original não tem preservativos, glúten nem ingredientes artificiais, bem diferente das cópias nacionais. O da foto leva em sua composição cenoura, extrato de carne, corante caramelo, extrato de tomates, gengibre, etc. Fiquei passada quando li o rótulo para escrever essa postagem, nem sinal do peixe fermentado nem do melado, muito menos do tamarindo!

Com isso já dá para perceber a diferença no aroma e sabor... É claro que o importado é bem mais caro, em torno de R$ 10,00, mas como eu uso pouco e ele tem rendimento melhor que os outros eu prefiro.

Utilização na culinária

O molho inglês é um realçador de sabor e pode temperar quase tudo, bastam algumas gotas para dar um toque especial à comida.

Pode ser colocado na panela ou usado na marinada. Pode entrar em preparações frias ou quentes e pode ser usado também como condimento de mesa.

É muito usado para temperar carnes de vários tipos, peixes e frutos do mar. Fica ótimo na carne assada e em ensopados. Dá um sabor especial ao hambúrguer e a bolos de carne moída.

Pode entrar na composição de vários molhos e ser usado para temperar saladas, vegetais ou sopas.

O Blood Mary, drink famoso feito com suco de tomates, é temperado com ele.

Eu uso sempre em minha pastinha de ovos! Ele pode ser usado em pratos com queijo, mas eu nunca experimentei...

Como é feito com anchovas, e algumas imitações com extrato de carne, não é usado na cozinha vegetariana. Ou não deveria ser...

E você, gosta de molho inglês? Onde costuma usar?

16 comentários:

  1. Andrea
    Que postagem clara e bem explicada!
    Boas dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post. Esses esclarecimentos nos fazem chegar a conclusão de que faz muita diferença o resultado final em uma receita, quando usamos produtos de qualidade.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Prezada Andrea,

    Sempre atenta com as qualidades e muito clara em suas explicações. Parabéns!
    Eu tambem uso o da Lea & Perrins. Em tempos passados tinha no mercado o Jimmy que não era um LEA mas muito superior a todos os que estão por aí,
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALVARO, SÓ EM 2017 LEIO SEU COMENTARIO SOBRE O JIMMY..NA MINHA INFÂNCIA , MINHA AVÓ QUE ERA ALEMÃ, USAVA MUITO FAZ TEMPO QUE PROCURAVA, E ACABEI ENCONTRANDO ESTES DIAS, PELA INTERNET.. É um molho original alemão,da MAGGI vendido pelo site www.stuttgart.com.br. é de vidro!! Fiquei tão feliz, pois hÁ anos procurava.Fica a dica

      Excluir
  4. Andréa,
    Muito boa explanação, a qualidade dos produtos influencia de sobremaneira no resultado final do prato.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Oiii...quanto tempo....adorei o post com tantas informações...
    Eu custumo usar bastante o molho inglês muitas vezes nem dá tããão certo, mas gosto bastante...rs

    bjim

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post Andrea, ótima explicação, gostei de saber sobre o molho ingles, é engraçado pois usamos muitas coisas na cozinha e as vezes nem sabemos a procedência, de onde veio, como nasceu, etc... E aqui em casa uso molho inglês nos assados, no strogonof, em aves, uso muito. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Uso em tudo!! Acho que 70% das minhas preparações na cozinha levam molho inglês, sou viciada :)

    ResponderExcluir
  8. USO BASTANTE , ADORO O SABOR QUE DÁ Á COMIDA.
    BJ

    ResponderExcluir
  9. Meu frango xadrez tem que ter molho inglês, além de shoyu.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  10. Oi Andréa,
    Na minha cozinha é um ingrediente sempre presente. Estou usando há um tempo já o da marca Heinz, que segundo a tradução - colocaram o adesivo bem em cima do original (ô povinho!!) - leva tudo o que vc falou exceto o tamarindo. Muito me agrada! Não achei outras por aqui. Vc conhece?
    Bjs e obrigada, sempre!!
    Noemia Lázari

    ResponderExcluir
  11. Gente,
    Obrigada!! Bom saber que vocês também usam o molho inglês!!
    Noemia - eu via o Heinz para vender mas agora que você falou reparei que não o tenho visto... Nunca provei mas vou checar um dia. Não conheço outras marcas boas.

    bjs em todos

    ResponderExcluir
  12. Agradeço a explicação* Continuações de boas práticas saudáveis! : )

    ResponderExcluir
  13. Eu uso para praticamente tudo apesar que gosto muito de temperar carnes com ele, mas como até com arroz e feijão! Excelente!

    ResponderExcluir
  14. Vou começar a usar fiquei curioso pelas dicas obrigada

    ResponderExcluir
  15. Uso muito e adoro o sabor❤️ obrigada 🌹

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...