segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Como descascar tomates - tutorial


Descascar tomates é muito fácil e é uma das primeiras coisas que aprendemos na faculdade de Gastronomia. Imagino que a maioria de vocês já saibam, mas vou usar tomates descacados em uma receita aqui no blog e não pude deixar de mostrar primeiro essa técnica tão simples e eficaz.

Em casa eu uso o tomate com casca e tudo, afinal preciso de fibras. Né pessoal?! Minha mãe não come tomates cozidos com pele de jeito nenhum. Ah frescura! Já sei a quem puxei... Mas certos pratos realmente ficam muito melhores e mais requintados sem a pele do fruto se soltando e ainda entrando entre os dentes.

Chega de papo!


Vamos ao passo-a-passo para descascar tomates?

A primeira coisa a fazer é colocar uma panela no fogo com água e deixar ferver. A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir os tomates.

Enquanto isso faça dois cortes formando um X na base de cada tomate. Veja a foto acima. Não faça um corte profundo, a ideia é cortar a casca somente.

Em uma tijela ou outra panela coloque água bem gelada ou água com gelo.

Mergulhe os tomates na água fervente e deixe-os ali por aproximadamente 30 segundos. A ideia não é cozinhar os tomates, mas sim retirar a casca.

Assim que retirar os tomates da água fervente mergulhe-os na água fria. Isso vai parar o cozimento.


Veja na foto acima como o tomate fica ao sair da água. A casca não parece solta?

Então, agora é só puxar a casca a partir do corte como na foto abaixo que ela sairá todinha. Eu gosto de usar a ponta de uma faca para começar a descascar.

10 comentários:

  1. Menina do céu, que achado!
    Eu não sabia descascar tomates assim nem a pauuuu rs.

    Primeira vez por aqui! Seu blog é um xuxu!

    ResponderExcluir
  2. Andréia ótimo post, essa maneira de descascar tomates é eficaz e super fácil. Faço assim também em casa. Muito bom né? Bjocas...ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Ferver água, colocar o tomate por 30 segundos, tirar, colocar em água fria, descascar com a ponta da faca...É por isso que só como miojo, ferver água e deu. hauhauhau Sacanagem, legal saber disso, ruim é saber que provavelmente nunca vou usar. :)

    ResponderExcluir
  4. muito mais facil é colocar o tomate direto na chama do fogão, só espetar o tomate num garfo e "sapecar" o tomate, a casca sai facinho tb ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se você precisar descascar 5 kg de tomates? Terá que acordar às 4 da manhã, huahuahua...

      Excluir
  5. Pessoal,

    Muito obrigada por visitarem o Aromas e Sabores! Para quem está aqui pela primeira vez sejam benvindos, a cozinha é de vocês também! Pena que eu não posa enviar um pedacinho de comida on-line...

    Matheus - eu uso o tomate com casca e tudo também!! heheh Mas parece demorado, mas é tranquilo.

    bjs em todos

    ResponderExcluir
  6. por que bowl? o que aconteceu com a tigela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheh Acaxo - a tijela está quase extinta!! Mas falando sério eu já troquei! Também não gosto de usar nomes importados tendo um idioma tão rico como o nosso Português, mas às vezes escapa!!
      abçs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...