terça-feira, 29 de maio de 2012

Curiosidades sobre as especiarias



Acho que você já sabe que eu adoro especiarias e pesquiso sobre o assunto. Então juntei aqui algumas informações históricas e curiosidades rapidinhas que achei interessantes. Só por diversão!


A palavra especiaria vem do latim "species" que significa plantas especiais, consideradas assim pelo seu poder aromático ou curativo.

As especiarias são usadas na gastronomia desde a antiguidade, pelo menos há 2.000 anos antes de Cristo.

Há 3.000 anos atrás o cominho e coentro eram usados para dar sabor à cerveja. Na idade média especiarias variadas aromatizavam o vinho, que de tão ruim, raramente era bebido puro.

No Egito antigo eram usadas na medicina, em perfumes, como afrodisíacos, na culinária e ainda para embalsamar corpos. 

Através de um raixo X descobriram grãos de pimenta-do-reino dentro do nariz de um faraó de 1.200 a.c.

Foram muito usadas como incenso, para espantar pragas e em rituais religiosos.

Os romanos mais ricos eram cremados em piras feitas com madeira e especiarias. Até seus animais de estimação davam adeus a esse mundo dessa forma. Uma consorte de Nero foi cremada somente com canela. Vou começar a juntar meus pauzinhos...

A grande maioria das especiarias já foi considerada um remédio.

Algumas realmente foram usadas com eficácia. Os navegantes chineses carregavam plantas de gengibre a bordo para combater o escorbuto(doença causada pela falta de vitamina C) que afigia os europeus, que na mesma época ainda desconheciam a origem da doença.

Elas eram usadas para todo tipo de doença, muitas vezes eram aplicadas na pele em locais sensíveis como a genitália e anus. Socorro pessoal!

Para problemas relacionados ao cérebro grãos de pimenta e canela eram enfiados pelo nariz do indivíduo.

A pimenta-do-reino era esfregada nos olhos de animais para "curar cegueira" e como afrodisíaco era esfregada nos órgãos genitais. Isso mesmo, era esfragada lá!

A rainha Elizabeth I vestia luvas aromatizadas com água de rosas e especiarias. Chique, não?


No século XIII elas eram oferecidas como presente e para pagar salários, tributos e aluguéis. Já existiam lojas nas principais cidades européias especializadas em especiarias. 

Quando o Príncipe Charles da Inglaterra tomou posse do ducado de Cornwall um dos tributos pagos foi uma libra(453 g) de pimenta. Isso foi em 1973!

As especiarias asiáticas eram de difícil obtenção. Elas viajavam por rotas obscuras, seus comerciantes enfrentavam piratas, assaltantes e seqüestradores. Passavam por muitos atravessadores e chegavam à Europa com preços até 1.000% mais altos.

As especiarias eram envolvidas em uma aura de glamour e as histórias eram aumentadas pela ignorância e imaginação. As pessoas achavam que quem chegasse à fonte das especiarias chegaria ao Paraíso. Essa fonte era mantida em segredo e envolvida em mistérios e lendas para que ninguém chegasse até elas.

Uma das lendas interessantes é da canela. Ela seria levada à Arábia por pássaros imensos e que a mantinha em seus ninhos que ficavam à beira de abismos. As pessoas usariam carniça para atrair as aves para fora dos ninhos e assim conseguir pegar a canela em um ato heróico.

A outra é sobre como a pimenta-do-reino era colhida. A plantação era queimada para que as cobras que ali viviam morressem ou fugissem. A pimenta branca era rara porque teria sobrevivido ao incêndio intacta, a preta era a pimenta que foi queimada. Para saber a verdadeira diferença entre as várias cores da pimenta-do-reino veja aqui.

É estimado que na idade média cerca de 2.000 toneladas de especiarias eram trazidas da Ásia todos os anos.

Hoje em dia sua produção está espalhada por quase todos os países tropicais mas a maior parte de seu processamento ainda é manual. O maior produtor é a Índia, seguida por China e Indonésia.

Dizem que a coca-cola é aromatizada com noz moscada e canela. Será?

Você sabia que especiarias não foram usadas na idade média para disfarcçar o gosto de carne podre? Veja aqui.

2 comentários:

  1. Andréa, bom dia.
    Que ótimas informações, muito bom conhecermos mais sobre o que usamos na cozinha.
    Hoje encontramos especiarias do mundo inteiro, bem pertinho de nossas casas, isto é ótimo.
    Um beijo e ótima terça feira

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...