quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Receita de frango xadrez

Frango xadrez


Já falei para você que sou muito fã desses pratos fáceis feitos em uma panela só com carne ou frango e legumes. Dessa forma os temperos e sabores se misturam e eu como os legumes feliz e ainda digo que adorei!

O que é frango xadrez?

Para quem nunca ouviu falar o frango xadrez, também chamado de frango à xadrez, ele é um prato de origem chinesa que leva frango cortado em cubos, cebolas e pimentões, legumes variados e um molho feito a base de shoyu. É servido sobre arroz colorido ou branco e guarnecido com amendoim. Esse prato é o queridinho dos restaurantes de fast food de comida chinesa no Brasil. Seu nome foi criado aqui e a receita já foi tão modificada que há várias versões e pouca semelhança com o prato original.

Mas o que interessa mesmo é que é gostoso e versátil! Ele pode ser uma opção bem econômica, basta usar pouca proteína animal e muitos legumes. Os legumes podem variar de acordo com o gosto e facilidades do freguês e é possível omitir o frango para preparar um prato vegetariano. O frango xadrez pode ainda ser light quando feito com pouco gordura como a minha receita abaixo. Todas as versões são muito nutritivas.

A receita que apresento aqui é a minha versão que costumo fazer para os congelados de minha tia que gosta de abobrinha e champignon.


Ingredientes

500 g de filé de peito de frango cortado em cubos
2 cenouras pequenas cortadas em cubos
3 colheres de sopa de óleo de soja
1 cebola grande em cubos
1 pimentão verde em cubos
2 abobrinhas pequenas cortadas em cubos
100 g de champignons em conserva
2 colheres de sopa de saquê mirim
2 colheres de sopa de ketchup
1/2 de xícara de molho shoyu
2 colheres de chá de amido de milho
1 colher de chá de óleo de gergelim
Sal caso seja necessário
Amendoim descascado e torrado para servir - a gosto

Modo de preparo

Cozinhe a cenoura ao dente(sem ficar muito macia), escorra e reserve.

Em uma panela wok, em uma frigideira bem grande ou em uma panela rasa, refogue a cebola com os pimentões no óleo até murcharem um pouco. Retire da panela e reserve.

Na mesma panela e sem lavá-la refogue os pedaços de frango rapidamente em fogo alto até cozinharem e dourarem a gosto. Retire o frango da panela e reserve.

Refogue a abobrinha rapidamente até que ela cozinhe um pouco. Junte o frango e o refogado de pimentão e cebola de volta à panela, acrescente a cenoura já cozida e o champignon.

Junte o mirim e misture bem. Junte o ketchup, o shoyu e deixe cozinhar por alguns minutos para que os legumes e a carne peguem gosto.

Dissolva o amido em um dedo de água em um copo e junte à panela. Misture bem, deixe ferver outra vez e engrossar o caldo.

Junte o óleo de gergelim.

Prove, se achar necessário coloque sal. Dependendo do shoyu usado prato vai pedir sal ou não. Se achar necessário junte cum pouco de água para acertar a consistência.

Dicas / substituições
O prato fica lindo com pimentões coloridos
Legumes a gosto podem ser usados: brócolis, couve-flor, brotos diversos, repolho, etc.
O frango pode ser substituído por tofu para um prato vegetariano mais completo.


4 comentários:

  1. Gosto imenso destes sabores e de certeza irei confecionar este prato.
    Kiss, Susana

    ResponderExcluir
  2. Pratos únicos são ótimos!! e eu já me apeguei a esse seu frango!
    Sabe que os seus e-mails eu não estou conseguindo abrir, vem com uma mensagem de vírus, pode ser meu antivírus que é doido que nem eu, mas achei melhor te falar. Bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  3. Adoro frango xadrez Andréa, sua receita está completa, com todos os ingredientes que gosto. Gosto muito de receitas assim, que se unem a um prato só. Ficou excelente e bem colorido. Beijinhos

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...