terça-feira, 9 de abril de 2013

Folhas de louro

Louro


Laurelus nobilis - família lauraceae

O louro é uma planta originária da Ásia e se adaptou perfeitamente à toda região do mediterrâneo e Europa onde fez fama.

Foi uma erva de grande significado na antiguidade, onde poetas, reis e campeões olímpicos recebiam uma coroa feita com suas folhas, representando vitória e glória. A palavra latina “Laurus” significa famoso.

A Turquia é o maior exportador de louro seco, mas ele é produzido em muitos lugares, incluindo a Califórnia, que produz um tipo de louro diferente e menos aromático (Umbellularia californica) nativo da região.

Utilização na culinária

A folha de louro libera seu sabor aos poucos, por isso é bem utilizada em preparações de cozimento longo como sopas, ensopados, cozidos e também em marinadas e picles. 

O louro faz parte do bouquet garni (amarrado de temperos francês) e é usado em caldos e molhos.

Combina muito bem com feijões, lentilhas e outras leguminosas. Aqui em casa não pode faltar na panela do feijão! Na verdade, quando eu uso a panela de pressão minha mão já se estica para pegar uma folhinha...

O louro pode ser também usado com frango, carneiro, carne de boi, peixes, frutos do mar e castanhas portuguesas.

Ele dá sabor ao molho branco e combina bem com molho de tomate.

Pode ser adicionado ao arroz e batatas. Eu gosto de colocar uma folha na água quando cozinho massa integral.

Pode também aromatizar arroz doce e frutas, principalmente as cítricas.

Não deve ser usado em demasia, pois seu sabor é muito forte. Deve ser retirado antes do prato ser servido. 

Utilize duas ou três folhas de louro para 500 g de feijão ou 500 g de carne.

As folhas de louro devem ser partidas para que liberem melhor os compostos aromáticos. Dê uma amassada nelas com a mão antes de usar.

Folhas frescas têm sabor mais amargo do que quando secas. Quando seco o louro fica com sabor mais potente e que se incorpora melhor à comida.

Ele é também vendido em pó, mas cuidado com a quantidade.Uma folha equivale a menos de quarto de colher de chá do louro em pó e o pó não pode ser retirado da preparação!


Chá de louro

O chá de folhas de louro é conhecido por ajudar a digestão e atuar como expectorante. Eu experimentei outro dia, mas não sei dizer se funcionou!


Armazenamento

Folhas secas devem ser guardadas em pote hermético para melhor preservar seu sabor. E como todas as especiarias deve ser guardado longe da luz, calor e umidade.


7 comentários:

  1. Gosto muito de louro Andréa, utilizo muito nos meu pratos e também no feijão, um ingrediente que não pode faltar. Beijinhos, ótimo post

    ResponderExcluir
  2. Como faço para retirar o amargo da folha de louro de um molho de tomate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você diz no molho de tomate caseiro? Pode tentar usar as folhas secas que são menos amargas do que as frescas. Ou não usar louro, ele tem um toque amargo característico. Agora, se o molho já estiver pronto desconheço um jeito.
      abs

      Excluir
  3. Eu não sei o que acontece, eu adoro feijão com louro, mas não consigo que o feijão fique com aquele gostinho característico do louro. Coloco o feijão a cozinhar com as folhas de louro(algumas vezes até quebro as folhas) mas não consigo aquele gostinho maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já experimentou usar louro em pó? Cuidado que é bem mais forte, mas pode ser que confira o sabor que deseja.
      Abs

      Excluir
  4. Gostaria de saber se o louro corta o ferro do feijão.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...