Já falei aqui algumas vezes de como eu gosto de um bolo simples! E o pão de ló é um bolo super simples que me agrada muito, mesmo puro, sem recheio sem nada.
O pão de ló de um modo geral é feito somente com ovos, açúcar e trigo. Ele não leva fermento nem leite ou líquidos. É fácil de fazer mas tem de ser bem batido, muito bem batido.
O pandeló é uma receita típica da doçaria portuguesa que se espalhou pelo mundo. Veio ao Brasil para ficar e também criou raízes na China e Japão.
Há muitas variações na receita, a portuguesa tradicional leva mais gemas do que claras, o que deixa o bolo ainda mais macio, mais úmido e mais amarelinho.
As receitas da postagem de hoje usam igual quantidade de claras e gemas, para que eu não tenha de me empanturrar com suspiros!! E são ótimas bases para bolos / tortas recheadas e rocamboles. Huuum, rocamboles são demais, preciso fazer um urgente!
A receita que está abaixo aprendi com minha bisa e muita gente já sabe.
Ingredientes
8 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
7 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
Como fazer o pão de ló
Em uma batedeira bata as claras em neve. Adicione as gemas uma a uma e continue batendo. Veja na última foto como a massa fica.
Adicione o açúcar, uma colher de cada vez e continue batendo na batedeira.
Pare de bater para dar a vez à farinha de trigo, que deve ser incorporada à massa delicadamente com uma colher grande mexendo de baixo para cima.
Forre a forma desejada com papel manteiga e coloque a massa.
Leve seu pão de ló ao forno médio préaquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que asse. O pão de ló não leve assar demais senão resseca.
Essa outra receita aprendi na faculdade e como é em gramas é mais precisa e bate os ovos juntos, o que é muito mais prático.
Ingredientes
6 ovos inteiros
180 g de açúcar
180 g de farinha de trigo peneirada
Como fazer o pandeló
Bata os ovos inteiros (gema e clara) com o açúcar até que a mistura fique bem clara e aerada como na foto abaixo. Na batedeira planetária vai demorar pelo menos 5 minutos, na batedeira comum mais de 10.
Junte a farinha delicadamente como na receita acima.
Forre a forma desejada com papel manteiga e coloque a massa.
Leve seu pão de ló ao forno médio preaquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que asse. O pão de ló não leve assar demais senão resseca.
Dicas / Substituições
Substitua parte da farinha por cacau em pó para fazer um pão de ló de chocolate.
Acrescente extrato de baunilha à massa.
Para fazer em forma tipo aro, a que usei, unte o fundo com manteiga e forre somente o fundo da forma com papel manteiga.
Já vi receitas que levam fermento e tenho uma que leva leite. Mas o resultado é diferente.
Qual das duas receita acima eu uso? Depende do humor! E normalmente misturo as duas... Preciso mesmo é testar uma receita portuguesa com mais gemas...
E você, como faz o seu pão de ló?? Me conta!

Gosto imenso de pão-de-ló assim bem simples, acompanhado com uma fatia de queijo fica uma tentação!
ResponderExcluirUma receita que não pode faltar no caderno, e nos dá ótimas opções. Bjs.
ResponderExcluirAndréa, nossas bisas e avós sabiam mesmo fazer um bolo fofo e delicioso, e olha que usavam só o muque mesmo pra bater a massa. Faço igual sua bisa, aprendi com mamãe, a base sempre foi esses 3 ingredientes. Adoro um pão de ló pra tomar com um cafézinho fumegante. Ficou lindo seu bolo. Beijinhos
ResponderExcluirnossa amei a dica, estava procurando uma receita de pão de ló simples e facil, vou esperar adoro pão de ló mais nunk fiz, adorei sua pagina, aproveitando deixa eu t perguntar, essa massa fica firme?? tipo se for pra rechear pra um aniversario por exemplo ????aguardo resposta....
ResponderExcluirQue bom gostou Danielle!
ExcluirDá para ser recheada sim, mas normalmente a torta feita com pão de ló é montada dentro de um aro e levada à geladeira. Feita dessa forma fica perfeita!
bjs e boa sorte!
Gostaria de saber qual e a diferenca entre bater as claras em leve e depois juntar as gemas? e bater os ovos inteiros com o acucar ate dobrar de volume?
ResponderExcluirNo meu ver e a mesma coisa.
obrigado
Sinto muito mas eu não sei lhe dizer! Sei que são técnicas diferentes, minha avó batia separadamente mas na faculdade aprendemos a bater juntos. Para mim o resultado é igual.
Excluirbjs e obrigada pela visita
Eu acho que vc. batendo as claras primeiro o bolo cresce mais, eu bato as claras em neve e depois vou colocando as gemas, depois o açúcar e depois a farinha, acho que o bolo não tem tanto perigo de abaixar e o tamanho fica melhor, o meu eu faço assim.Mas o resultado é quase igual no final.
ResponderExcluirAmo fazer bolo, suas dicas são ótimas, cada vez mais quero aprender, você me parece ser uma pessoa muito paciente e carinhosa para ensinar, obrigada.
ResponderExcluirAmo fazer bolos, você me parece ser uma pessoa muito paciente e carinhosa para ensinar, gostei muito das dicas estarei sempre atenta a todas elas e aprendendo. Obrigada.
ResponderExcluirAchei a receita bem simples. Vou fazer e rechear com doce de leite e ameixa. Obrigada epelas dicas Andréia, sua página é maravilhosa.
ResponderExcluirJá fiz suas receitas e aqui em casa todos mederam nota 10...kkkkkkkkk.
Bjim!!!!!
Ele cresce muito
ResponderExcluirgostei fica uma delicia
ResponderExcluirolá gostei da sua receita quero rechear, qual o tamanho da assadeira? quero um bolo para 35 pessoas
ResponderExcluirOi...a massa ficou otima porem tive que fazer 2....qual a foa ideal para rchear ?
ResponderExcluirTudo depende do tamanho da sua forma, para rechear ele deve ficar alto, para fazer pão-de-ló deve ficar bem baixinho. Eu recheio essa quantidade mesmo, usando uma forma redonda como a da foto.
Excluirabs
Olá essa sua receita fica num tamanho bom pra rechear, numa forma retangular n°2?, Obrigada
ResponderExcluirDesculpe pela demora em responder. Imagino que seja suficiente, mas se não for é só aumentar a receita de maneira proporcional.
Excluirbjs
Só fico pensando sem fermento???
ResponderExcluirEu faço meus bolos deste jeito fica muito bom gostei de suas receitas
ResponderExcluir