quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pão de ló - Cozinha Básica



Já falei aqui algumas vezes de como eu gosto de um bolo simples! E o pão de ló é um bolo super simples que me agrada muito, mesmo puro, sem recheio sem nada.

O pão de ló de um modo geral é feito somente com ovos, açúcar e trigo. Ele não leva fermento nem leite ou líquidos. É fácil de fazer mas tem de ser bem batido, muito bem batido.

O pandeló é uma receita típica da doçaria portuguesa que se espalhou pelo mundo. Veio ao Brasil para ficar e também criou raízes na China e Japão.

Há muitas variações na receita, a portuguesa tradicional leva mais gemas do que claras, o que deixa o bolo ainda mais macio, mais úmido e mais amarelinho.

As receitas da postagem de hoje usam igual quantidade de claras e gemas, para que eu não tenha de me empanturrar com suspiros!! E são ótimas bases para bolos / tortas recheadas e rocamboles. Huuum, rocamboles são demais, preciso fazer um urgente!




A receita que está abaixo aprendi com minha bisa e muita gente já sabe.

Ingredientes

8 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
7 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada

Como fazer o pão de ló

Em uma batedeira bata as claras em neve. Adicione as gemas uma a uma e continue batendo. Veja na última foto como a massa fica.

Adicione o açúcar, uma colher de cada vez e continue batendo na batedeira.

Pare de bater para dar a vez à farinha de trigo, que deve ser incorporada à massa delicadamente com uma colher grande mexendo de baixo para cima.

Forre a forma desejada com papel manteiga e coloque a massa.

Leve seu pão de ló ao forno médio préaquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que asse. O pão de ló não leve assar demais senão resseca.




Essa outra receita aprendi na faculdade e como é em gramas é mais precisa e bate os ovos juntos, o que é muito mais prático.

Ingredientes

6 ovos inteiros
180 g de açúcar
180 g de farinha de trigo peneirada

Como fazer o pandeló

Bata os ovos inteiros (gema e clara) com o açúcar até que a mistura fique bem clara e aerada como na foto abaixo. Na batedeira planetária vai demorar pelo menos 5 minutos, na batedeira comum mais de 10.

Junte a farinha delicadamente como na receita acima.

Forre a forma desejada com papel manteiga e coloque a massa.

Leve seu pão de ló ao forno médio preaquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que asse. O pão de ló não leve assar demais senão resseca.




Dicas / Substituições

Substitua parte da farinha por cacau em pó para fazer um pão de ló de chocolate.

Acrescente extrato de baunilha à massa.

Para fazer em forma tipo aro, a que usei, unte o fundo com manteiga e forre somente o fundo da forma com papel manteiga.

Já vi receitas que levam fermento e tenho uma que leva leite. Mas o resultado é diferente.

Qual das duas receita acima eu uso? Depende do humor! E normalmente misturo as duas... Preciso mesmo é testar uma receita portuguesa com mais gemas...


E você, como faz o seu pão de ló?? Me conta!




20 comentários:

  1. Gosto imenso de pão-de-ló assim bem simples, acompanhado com uma fatia de queijo fica uma tentação!

    ResponderExcluir
  2. Uma receita que não pode faltar no caderno, e nos dá ótimas opções. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Andréa, nossas bisas e avós sabiam mesmo fazer um bolo fofo e delicioso, e olha que usavam só o muque mesmo pra bater a massa. Faço igual sua bisa, aprendi com mamãe, a base sempre foi esses 3 ingredientes. Adoro um pão de ló pra tomar com um cafézinho fumegante. Ficou lindo seu bolo. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. nossa amei a dica, estava procurando uma receita de pão de ló simples e facil, vou esperar adoro pão de ló mais nunk fiz, adorei sua pagina, aproveitando deixa eu t perguntar, essa massa fica firme?? tipo se for pra rechear pra um aniversario por exemplo ????aguardo resposta....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom gostou Danielle!
      Dá para ser recheada sim, mas normalmente a torta feita com pão de ló é montada dentro de um aro e levada à geladeira. Feita dessa forma fica perfeita!
      bjs e boa sorte!

      Excluir
  5. Gostaria de saber qual e a diferenca entre bater as claras em leve e depois juntar as gemas? e bater os ovos inteiros com o acucar ate dobrar de volume?
    No meu ver e a mesma coisa.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito mas eu não sei lhe dizer! Sei que são técnicas diferentes, minha avó batia separadamente mas na faculdade aprendemos a bater juntos. Para mim o resultado é igual.
      bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  6. Eu acho que vc. batendo as claras primeiro o bolo cresce mais, eu bato as claras em neve e depois vou colocando as gemas, depois o açúcar e depois a farinha, acho que o bolo não tem tanto perigo de abaixar e o tamanho fica melhor, o meu eu faço assim.Mas o resultado é quase igual no final.

    ResponderExcluir
  7. Amo fazer bolo, suas dicas são ótimas, cada vez mais quero aprender, você me parece ser uma pessoa muito paciente e carinhosa para ensinar, obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Amo fazer bolos, você me parece ser uma pessoa muito paciente e carinhosa para ensinar, gostei muito das dicas estarei sempre atenta a todas elas e aprendendo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Achei a receita bem simples. Vou fazer e rechear com doce de leite e ameixa. Obrigada epelas dicas Andréia, sua página é maravilhosa.
    Já fiz suas receitas e aqui em casa todos mederam nota 10...kkkkkkkkk.
    Bjim!!!!!

    ResponderExcluir
  10. olá gostei da sua receita quero rechear, qual o tamanho da assadeira? quero um bolo para 35 pessoas

    ResponderExcluir
  11. Oi...a massa ficou otima porem tive que fazer 2....qual a foa ideal para rchear ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende do tamanho da sua forma, para rechear ele deve ficar alto, para fazer pão-de-ló deve ficar bem baixinho. Eu recheio essa quantidade mesmo, usando uma forma redonda como a da foto.
      abs

      Excluir
  12. Olá essa sua receita fica num tamanho bom pra rechear, numa forma retangular n°2?, Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora em responder. Imagino que seja suficiente, mas se não for é só aumentar a receita de maneira proporcional.
      bjs

      Excluir
  13. Eu faço meus bolos deste jeito fica muito bom gostei de suas receitas

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...