
A foto de abertura dessa postagem é do chão de paralelepípedo do mercado de açaí que fica cheio das sementes da fruta! Mesmo no fim da tarde, sem nenhum açaí por perto, o chão não deixa dúvidas de que é lá que ele fica.
O açaí é um pequeno fruto amazônico que ganhou o mundo! Quando estive no Pará tive a oportunidade de acompanhar o açaí desde seu pé, passando pelo seu comércio até a tigela, ou seja, a venda de sua polpa (também chamada de vinho) no mercado, por isso o título da postagem onde mostro um pouco do que aprendi! A postagem ficou um pouco grande, mas preferi não dividir... Acho que vocês vão gostar!

O açaí é o fruto de uma palmeira nativa da Amazônia que cresce de forma espontânea no Norte do Brasil, em várzeas e áreas de muita umidade.
Hoje em dia existem plantações de açaí em várias áreas do Norte mas ele era coletado somente de forma extrativista até 20 anos atrás.
Mudou o manejo, mas não a forma de coleta, que ainda é feita da mesma maneira desde o século passado! Seu Ladir, esse senhor de 72 anos das fotos abaixo, nos mostrou como sobe no açaizeiro desde que tinha 7 anos de idade para coletar os frutos.

As palmeiras podem chegar a 30 metros de altura, uma subida e tanto!
Primeiro se faz a peconha: as folhas do próprio açaizeiro são enroladas para formar uma "corda" que é então amarrada aos pés do coletor para facilitar a subida na palmeira. Essa mesma técnica é usada desde o século passado por coletores de diversos frutos no norte do Brasil.

Seu Ladir no topo do açaizeiro (e de seus 72 anos!) assustou a todos passando de uma árvore a outra com uma agilidade incrível e desceu rapidamente! Os coletores passam de um pé ao outro e podem colher até 5 galhos em cada subida.
Durante a safra famílias inteiras colhem o fruto, principalmente as crianças que são mais leves e ágeis.

Depois, atendendo aos nossos pedidos, Sr.Ladir subiu em outra palmeira e colheu um galho de açaí para nossas fotos! Dessa vez desceu devagar dizendo que com o galho não podia descer correndo!

O galho ainda estava com os frutos parcialmente verdes. Viajamos em março, a melhor época para ver (e comer) os frutos é no verão Amazônico (de agosto a dezembro).
Da mesmo palmeira se tira o palmito, é muito saboroso mas como causa a derrubada da planta não é muito comum.

O galho do açaí bem de perto. Lindos frutos! Eles são colhidos, colocados em cestas feitas com a palha da própria palmeira e levados de barco até a feira do açaí nos arredores do mercado ver-o-peso em Belém.

Fomos à feira antes as seis da manhã, os barcos começam a chegar de madrugada e o pátio já estava cheio de gente e de açaí quando chegamos.
Pelo mercado de Belém passa a maior parte do açaí brasileiro. Barcos chegam de todos os lugares e até de estados vizinhos, alguns viajando por muita horas. No caso de viagens longas o açaí é transportado em gelo para não deteriorar.

O dia começa a clarear, uma linda paisagem!! Na foto, a torre do mercado de peixes do ver-o-peso.

Os cestos de palha tem medida padrão e neles cabem aproximadamente 15 quilos do fruto. São chamados de paneiros e são descarregados na cabeça como na foto acima, alguns homens carregam 4 ou 5 paneiros de cada vez.

Fomos na entressafra, cada paneiro de açaí estava custando R$ 35,00. Na época do verão o valor pode descer para R$ 8,00.

Os paneiros já vazios dão cor ao lugar.
Os frutos vendidos são passados para sacos de juta ou plástico e transportados para empresas processadoras ou diretamente para as lanchonetes da região. O estado do Pará consome mais da metade do açaí que produz.

Para nós o pátio estava lotado, mas durante a safra o movimento mais que triplica!

O dia já clareando e a linda vista da feira.

Os compradores provam o açaí in natura. É claro que nós também provamos mas para mim ele não tem gosto de nada e não pude sentir a diferença entre um e outro! Preciso ir mais vezes à Belém!
Para os conhecedores existem várias diferenças além do tamanho do fruto - maturidade, quantidade de polpa, sabor mais ou menos pronunciado, etc. O local onde foi coletado também interfere no sabor e o açaí da Ilha das Onças e Ilha do Combu é bem conceituado e geralmente mais caro que os outros.

É um fruto lindo, parecem bolinhas de gude, pequenos e duros... Dá vontade de brincar! Os vendedores não reclamam se colocamos as mãos, já que os compradores também fazem isso para avaliar o produto.

Fomos muito bem tratados no feira, os comerciantes nos deram informações, não reclamaram das fotos e filmagens e responderam as nossas perguntas com simpatia.

Depois do passeio à feira e ao Sr. Ladir fomos tomar uma tigela de açaí, é claro!! O funcionário muito simpático e solícito nos ajudou, nos explicou o processo para extrair a polpa e ainda posou para fotos!

A foto acima é do açaí descascado. A polpa do fruto é mínima!!! Todas as "bolinhas" brancas que vemos acima são sementes. A polpa que consumimos é extraída da parte finíssima de polpa e casca escura que dá a cor roxa ao produto final, ela é riquíssima em antocianina, um poderoso antioxidante natural que ajuda a baixar o colesterol.
O açaí é rico em vitaminas e fibras, mas é muito calórico. Por muitos é considerado um super alimento e está sendo exportado para o mundo todo.

A polpa do açaí saindo da máquina extratora. O açaí entra por cima com um pouqinho de água, a polpa sai por baixo e os caroços pelo outro lado. Para fazer uma polpa mais grossa o açaí é processado com a própria polpa no lugar da água.

As sementes de açaí são muito usadas em bijuterias e artesanato. São tingidas com várias cores e efeitos diferentes. No ver-o-peso você encontra as sementes tratadas para vender.

Nosso amigo enchendo os saquinhos de açaí. Em sacos plásticos transparentes eles vão para a casa dos clientes.

Que tigelão lindo, não é?? E olha que a polpa estava "fina" - estávamos na entressafra e o açaí não era o de melhor qualidade!
O sabor é pronunciado e com gosto terroso, bem diferente da polpa rala e gelada que consumimos no restante do país. É um sabor adquirido, quem não conhece estranha o gosto forte, como nós.

Os paraenses consomem o açaí principalmente como acompanhamento para peixe frito! Não tive a oportunidade de provar desse jeito devido aos horários. Eram 8 da manhã e peixe frito não rolaria...
No estado do Pará o açaí é mais consumido do que feijões!! É o que sacia de forma muito saudável a fome dos ribeirinhos e da população local. A vida por aquelas bandas é dura, mas com peixe fresco, açaí, castanha-do-pará, mandioca e ainda uma variedade de frutas locais quem necessita de carne ou produtos industrializados??
Outra forma comum de consumo do açaí é com farinha de tapioca ou de mandioca e açúcar. É claro que provamos o nosso bem doce e ainda pedimos gelo! Turistas!
Voltamos à lanchonete no dia seguinte para provar açaí outra vez... para nos acostumar com o sabor forte do produto.

Com o açaí podem ser feitos muitos pratos. O sorvete e bombons são os mais encontrados. Não sei, mas não consegui me adaptar ao sorvete de açaí produzido em Belém! Muito cremoso e gelado como gosto, mas o sabor é muito forte! E olha que provei umas 6 vezes para ter certeza...
Também provei um sorvete de açaí aqui no Rio para comparar, de gosto suave me agrada mais, mas ainda não compraria.
Com o açaí podem ser feitos doces como pudins, musses, brigadeiros, tortas, geleias, etc. E pode ainda ser usado em pratos salgados como molhos e chutneys.

A fota cima é do açaí na tigela como é vendido aqui no Rio de Janeiro e em outros estados. Congelado, batido com xarope de guaraná e com granola, banana ou outros ingredientes parece um sorbet. Fui a uma lanchonete para provar e comparar sabores... Não sou muito fã de açaí e só havia tomado uma vez antes de ir a Belém.
O sabor fica bem diluído, mas prefiro assim a la carioca. Fazer o quê?? Tenho que ir mais vezes à Belém para me acostumar com o original!!

Minha mãe também não é muito fã de açaí... Eu comi e não vi muito graça, não compraria, mas se só tiver isso pra comer eu como hehehehehe... Adorei o post, e fiquei surpresa com o valor que custa o ''balde'' de açaí agora e durante a safra dele.
ResponderExcluirBeijos!
Nasci no Norte, acostumada a tomar açaí meio ralo com farinha de mandioca e muito açúcar, não consigo me acostumar ao estilo carioca: esse negócio de usar banana e granola... não, realmente não gosto! Aliás, açaí congelado perde bastante sua cremosidade e sabor. Nunca vi ninguém comê-lo com peixe frito!! Que combinação exótica!
ResponderExcluirAbs
Joyce
açai congelado e so bater no liquidificador que retorna sua cremosidade e açai com peixe frito e maravilhoso.
ExcluirAbs
Rosilene Belem PA
o açai, como alimento tem q ser consumido junto com PROTEINA ANIMAL, uma vez q sem a junção da proteina, o organismo ñ retira da fruta os elementos q nele contem (a mãe natureza é sábia).
ExcluirPrá tu veres(é assim que nós falamos aqui no Pará, usando o pronome tu)como o açai é um negócio sério prá gente, tem uma música linda do Nilson Chaves que resume como é sagrado esse fruto prá nós, caboclos da amazônia.
ResponderExcluirAcesse esse link do Youtube prá ouvir a música:
http://www.youtube.com/watch?v=UgO5bXXsE70
Um abraço.
José Maria Dias
Pois é gente! O açaí consumido aqui no Rio é um outro produto!!
ResponderExcluirJosé - A música é muito bonita e as imagens do video também!
abçs e obrigada!
o açai depois de conjelado se torna uma agua escura, sem sabor e sem qualidades alimenticias, por este motivo continua sendo consumido in-natura na região norte. o resto do mundo bebe qapenas agua suja com o nome da fruta .
ExcluirMuito interessante a matéria sobre o açaí. Sou gaúcho, conheço apenas por alguns documentários em que as pessoas aparecem comendo a fruta, já processada assemelhando-se a um mingau, acompanhado justamente de peixe frito.
ResponderExcluirA propósito, o correto é POLPA, "poupa" só existe no verbo poupar, 3ª pessoa do singular, modo indicativo, tempo presente, ok?
Socorro Hector!! Você tem toda razão, só a primeira polpa estava boa, as outras azedaram bonito!
ResponderExcluirabçs e obrigada!
Orgulho Paraense!!
ResponderExcluirAçaí bom é batido na hora!
ai gente eu morro de saudades dessa maravilha... no momento eu estou morando na holanda, mais sou paraense, eu adoooooooro açai com um peixe assado hummmmmmmmm deliciaaaa. :)
ResponderExcluirA Região Norte é cheia de encantos desde seus frutos exóticos até suas belezas naturais (belíssimas praias).
ResponderExcluirConheça o Norte do Brasil.
Você não vai se arrepender =)
Já adoro o açaí congelado aqui do Sudeste... Esou bem ansiosa para experimentá-lo in natura, fresquinho...
ResponderExcluirNovamente obrigada pelas informações andréia. Seu blog é muito interessante.
Abraço
Fernanda
no dia em que vc comer açai fresquinho numca mais vai querer comer açai congelado.e bom é com farinha de tapioca.bjssss
ExcluirNão deixe de provar Fernanda!!! É muito diferente!
ResponderExcluirbjs e obrigada a você pela visita!
bjs
Sou paulista, mas moro em belém há mais de 20 anos, e simplesmente ADORO Açaí!!!! Aqui tem gente que toma todos os dias, desde o mais pobre até o mais rico. Eu amo tomar com açúcar e farinha tapioca acompanhado com camarão!! Hummm..delícia!! Deu até fome!!! Hahaha..
ResponderExcluirO único problema é que hoje em dia o litro do açaí está muito caro, antigamente compravamos um litro por 1 real, hoje ele custa 8 reais no mínimo..uma pena..
Enfim, quem nunca provou deve provar!!! E de preferência o açaí feito aqui no Pará!! É o melhor!! Sem dúvida!!
Abraços,
E Parabéns pelo site!! Ótima leitura!!
Cínthia Silva
Obrigada Cínthia!
ResponderExcluirbjs
Sou paraense de Mocajuba (PA). Açai por aqui não é energético, mas sim, comida, prato principal. A forma de manejo e coleta é repassado de geração a geração. Veja abaixo, um menino de sete anos subindo em um palmeira para apanhar o cacho do açaí.
ResponderExcluirhttp://amazonidas.blogspot.com/2011/02/habilidades-amazonidas-menino-apanhando_07.html
Anos atrás (1999) quando morei em Belém, tinha um açaizeiro no quintal de casa e a única que apreciava a iguaria era nossa cadelinha paraense (Laika). Quem diria que o açaí faria tanto sucesso no Brasil e no mundo!?! rs
ResponderExcluirvc não sabe o que perdeu, o açai hoje so toma quem tem dinheiro sobrando....rrrrr o melhor so quem pode...
ResponderExcluirRosilene Belem PA
GOSTARIA DE SABER SE POSSO BATER O AÇAÍ COM O LIMAÕ PRA VENDER FICA GOSTOSO UMA CONHECIDA MINHA FALOU QUE E MUITO BOM ,E QUAL SABORES EU POSSO UTILIZAR PRA PREPARAR O AÇAÍ QUAL AS FRUTAS
ResponderExcluirVanusa, eu já vi açaí com morango e com maracujá. Nunca provei, por isso infelizmente não posso te ajudar.
Excluirbjs e boa sorte
Vanusa, eu sempre tomo com morango,é mto boom!!! Com maracujá tbm é uma delicia. Com banana tbm fica legaal, mas acho qe a banana rouba um pouco do gosto do açaí. Mas sem duvidas o de morango é meu preferido. Espero ter ajudado.
ExcluirAdoro açaí, só tenhho uma curiosidade, aqui em Minas o açaí na tigela é vendido a R$ 8,00, e lá?
ResponderExcluirInfelzimente eu não me lembro, não fui eu que paguei e já faz tempo...
ExcluirAqui o litro do Açai esta custando 8 reais no tempo da safra. E fora de safra chega a 12 ou 16 reais. Antes era baratinho açaí comprávamos o litro a 1 real, depois que caiu no gosto do mundo e os riquinhos começaram a experimentar, aumentou muito o valor. Gosto de tomar ele puro e farinha de mandioca daquelas "bagudas" que estalam ao mastigar.
ExcluirPessoal! O tal do Açai é magico seja no Sudeste com pó de guarana, granola e banana...ou aqui puro grosso com adoçante e etc....O creme de Açai é simplesmente é divino, maravilho e super saúdavel. Agora com peixe frito ja é outra loucura local.
ResponderExcluirGente, vcs já ouviram falar do Açaí Anão BRS, desenvolvido pela Embrapa, com tamanho da palmeira menor para facilitar a colheita e é para ser plantado em terra firme e irrigado.Alguem sabe me dizer se é bom tanto quanto?
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirSou aluno de doutorado do Departamento de Ciência de Alimentos da Unicamp.
Posso colocar sua foto em um artigo de pesquisa? Nele será citada a fonte de autoria reservando os direitos autorais. Me ajudará muito neste trabalho! obrigado