domingo, 27 de junho de 2010

A saga do AÇAÍ do pé à tigela



A foto de abertura dessa postagem é do chão de paralelepípedo do mercado de açaí que fica cheio das sementes da fruta! Mesmo no fim da tarde, sem nenhum açaí por perto, o chão não deixa dúvidas de que é lá que ele fica.

O açaí é um pequeno fruto amazônico que ganhou o mundo! Quando estive no Pará tive a oportunidade de acompanhar o açaí desde seu pé, passando pelo seu comércio até a tigela, ou seja, a venda de sua polpa (também chamada de vinho) no mercado, por isso o título da postagem onde mostro um pouco do que aprendi! A postagem ficou um pouco grande, mas preferi não dividir... Acho que vocês vão gostar!



O açaí é o fruto de uma palmeira nativa da Amazônia que cresce de forma espontânea no Norte do Brasil, em várzeas e áreas de muita umidade.

Hoje em dia existem plantações de açaí em várias áreas do Norte mas ele era coletado somente de forma extrativista até 20 anos atrás.

Mudou o manejo, mas não a forma de coleta, que ainda é feita da mesma maneira desde o século passado! Seu Ladir, esse senhor de 72 anos das fotos abaixo, nos mostrou como sobe no açaizeiro desde que tinha 7 anos de idade para coletar os frutos.


As palmeiras podem chegar a 30 metros de altura, uma subida e tanto!

Primeiro se faz a peconha: as folhas do próprio açaizeiro são enroladas para formar uma "corda" que é então amarrada aos pés do coletor para facilitar a subida na palmeira. Essa mesma técnica é usada desde o século passado por coletores de diversos frutos no norte do Brasil.


Seu Ladir no topo do açaizeiro (e de seus 72 anos!) assustou a todos passando de uma árvore a outra com uma agilidade incrível e desceu rapidamente! Os coletores passam de um pé ao outro e podem colher até 5 galhos em cada subida.

Durante a safra famílias inteiras colhem o fruto, principalmente as crianças que são mais leves e ágeis.


Depois, atendendo aos nossos pedidos, Sr.Ladir subiu em outra palmeira e colheu um galho de açaí para nossas fotos! Dessa vez desceu devagar dizendo que com o galho não podia descer correndo!


O galho ainda estava com os frutos parcialmente verdes. Viajamos em março, a melhor época para ver (e comer) os frutos é no verão Amazônico (de agosto a dezembro).

Da mesmo palmeira se tira o palmito, é muito saboroso mas como causa a derrubada da planta não é muito comum.


O galho do açaí bem de perto. Lindos frutos! Eles são colhidos, colocados em cestas feitas com a palha da própria palmeira e levados de barco até a feira do açaí nos arredores do mercado ver-o-peso em Belém.


Fomos à feira antes as seis da manhã, os barcos começam a chegar de madrugada e o pátio já estava cheio de gente e de açaí quando chegamos.

Pelo mercado de Belém passa a maior parte do açaí brasileiro. Barcos chegam de todos os lugares e até de estados vizinhos, alguns viajando por muita horas. No caso de viagens longas o açaí é transportado em gelo para não deteriorar.


O dia começa a clarear, uma linda paisagem!! Na foto, a torre do mercado de peixes do ver-o-peso.


Os cestos de palha tem medida padrão e neles cabem aproximadamente 15 quilos do fruto. São chamados de paneiros e são descarregados na cabeça como na foto acima, alguns homens carregam 4 ou 5 paneiros de cada vez.


Fomos na entressafra, cada paneiro de açaí estava custando R$ 35,00. Na época do verão o valor pode descer para R$ 8,00.


Os paneiros já vazios dão cor ao lugar.

Os frutos vendidos são passados para sacos de juta ou plástico e transportados para empresas processadoras ou diretamente para as lanchonetes da região. O estado do Pará consome mais da metade do açaí que produz.


Para nós o pátio estava lotado, mas durante a safra o movimento mais que triplica!


O dia já clareando e a linda vista da feira.


Os compradores provam o açaí in natura. É claro que nós também provamos mas para mim ele não tem gosto de nada e não pude sentir a diferença entre um e outro! Preciso ir mais vezes à Belém!

Para os conhecedores existem várias diferenças além do tamanho do fruto - maturidade, quantidade de polpa, sabor mais ou menos pronunciado, etc. O local onde foi coletado também interfere no sabor e o açaí da Ilha das Onças e Ilha do Combu é bem conceituado e geralmente mais caro que os outros.


É um fruto lindo, parecem bolinhas de gude, pequenos e duros... Dá vontade de brincar! Os vendedores não reclamam se colocamos as mãos, já que os compradores também fazem isso para avaliar o produto.


Fomos muito bem tratados no feira, os comerciantes nos deram informações, não reclamaram das fotos e filmagens e responderam as nossas perguntas com simpatia.



Depois do passeio à feira e ao Sr. Ladir fomos tomar uma tigela de açaí, é claro!! O funcionário muito simpático e solícito nos ajudou, nos explicou o processo para extrair a polpa e ainda posou para fotos!


A foto acima é do açaí descascado. A polpa do fruto é mínima!!! Todas as "bolinhas" brancas que vemos acima são sementes. A polpa que consumimos é extraída da parte finíssima de polpa e casca escura que dá a cor roxa ao produto final, ela é riquíssima em antocianina, um poderoso antioxidante natural que ajuda a baixar o colesterol.

O açaí é rico em vitaminas e fibras, mas é muito calórico. Por muitos é considerado um super alimento e está sendo exportado para o mundo todo.


A polpa do açaí saindo da máquina extratora. O açaí entra por cima com um pouqinho de água, a polpa sai por baixo e os caroços pelo outro lado. Para fazer uma polpa mais grossa o açaí é processado com a própria polpa no lugar da água.


As sementes de açaí são muito usadas em bijuterias e artesanato. São tingidas com várias cores e efeitos diferentes. No ver-o-peso você encontra as sementes tratadas para vender.


Nosso amigo enchendo os saquinhos de açaí. Em sacos plásticos transparentes eles vão para a casa dos clientes.


Que tigelão lindo, não é?? E olha que a polpa estava "fina" - estávamos na entressafra e o açaí não era o de melhor qualidade!

O sabor é pronunciado e com gosto terroso, bem diferente da polpa rala e gelada que consumimos no restante do país. É um sabor adquirido, quem não conhece estranha o gosto forte, como nós.


Os paraenses consomem o açaí principalmente como acompanhamento para peixe frito! Não tive a oportunidade de provar desse jeito devido aos horários. Eram 8 da manhã e peixe frito não rolaria...

No estado do Pará o açaí é mais consumido do que feijões!! É o que sacia de forma muito saudável a fome dos ribeirinhos e da população local. A vida por aquelas bandas é dura, mas com peixe fresco, açaí, castanha-do-pará, mandioca e ainda uma variedade de frutas locais quem necessita de carne ou produtos industrializados??

Outra forma comum de consumo do açaí é com farinha de tapioca ou de mandioca e açúcar. É claro que provamos o nosso bem doce e ainda pedimos gelo! Turistas!

Voltamos à lanchonete no dia seguinte para provar açaí outra vez... para nos acostumar com o sabor forte do produto.


Com o açaí podem ser feitos muitos pratos. O sorvete e bombons são os mais encontrados. Não sei, mas não consegui me adaptar ao sorvete de açaí produzido em Belém! Muito cremoso e gelado como gosto, mas o sabor é muito forte! E olha que provei umas 6 vezes para ter certeza...

Também provei um sorvete de açaí aqui no Rio para comparar, de gosto suave me agrada mais, mas ainda não compraria.

Com o açaí podem ser feitos doces como pudins, musses, brigadeiros, tortas, geleias, etc. E pode ainda ser usado em pratos salgados como molhos e chutneys.


A fota cima é do açaí na tigela como é vendido aqui no Rio de Janeiro e em outros estados. Congelado, batido com xarope de guaraná e com granola, banana ou outros ingredientes parece um sorbet. Fui a uma lanchonete para provar e comparar sabores... Não sou muito fã de açaí e só havia tomado uma vez antes de ir a Belém.

O sabor fica bem diluído, mas prefiro assim a la carioca. Fazer o quê?? Tenho que ir mais vezes à Belém para me acostumar com o original!!

29 comentários:

  1. Minha mãe também não é muito fã de açaí... Eu comi e não vi muito graça, não compraria, mas se só tiver isso pra comer eu como hehehehehe... Adorei o post, e fiquei surpresa com o valor que custa o ''balde'' de açaí agora e durante a safra dele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nasci no Norte, acostumada a tomar açaí meio ralo com farinha de mandioca e muito açúcar, não consigo me acostumar ao estilo carioca: esse negócio de usar banana e granola... não, realmente não gosto! Aliás, açaí congelado perde bastante sua cremosidade e sabor. Nunca vi ninguém comê-lo com peixe frito!! Que combinação exótica!
    Abs
    Joyce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. açai congelado e so bater no liquidificador que retorna sua cremosidade e açai com peixe frito e maravilhoso.
      Abs
      Rosilene Belem PA

      Excluir
    2. o açai, como alimento tem q ser consumido junto com PROTEINA ANIMAL, uma vez q sem a junção da proteina, o organismo ñ retira da fruta os elementos q nele contem (a mãe natureza é sábia).

      Excluir
  3. Prá tu veres(é assim que nós falamos aqui no Pará, usando o pronome tu)como o açai é um negócio sério prá gente, tem uma música linda do Nilson Chaves que resume como é sagrado esse fruto prá nós, caboclos da amazônia.
    Acesse esse link do Youtube prá ouvir a música:
    http://www.youtube.com/watch?v=UgO5bXXsE70

    Um abraço.
    José Maria Dias

    ResponderExcluir
  4. Pois é gente! O açaí consumido aqui no Rio é um outro produto!!
    José - A música é muito bonita e as imagens do video também!
    abçs e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o açai depois de conjelado se torna uma agua escura, sem sabor e sem qualidades alimenticias, por este motivo continua sendo consumido in-natura na região norte. o resto do mundo bebe qapenas agua suja com o nome da fruta .

      Excluir
  5. Muito interessante a matéria sobre o açaí. Sou gaúcho, conheço apenas por alguns documentários em que as pessoas aparecem comendo a fruta, já processada assemelhando-se a um mingau, acompanhado justamente de peixe frito.
    A propósito, o correto é POLPA, "poupa" só existe no verbo poupar, 3ª pessoa do singular, modo indicativo, tempo presente, ok?

    ResponderExcluir
  6. Socorro Hector!! Você tem toda razão, só a primeira polpa estava boa, as outras azedaram bonito!
    abçs e obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Orgulho Paraense!!

    Açaí bom é batido na hora!

    ResponderExcluir
  8. ai gente eu morro de saudades dessa maravilha... no momento eu estou morando na holanda, mais sou paraense, eu adoooooooro açai com um peixe assado hummmmmmmmm deliciaaaa. :)

    ResponderExcluir
  9. A Região Norte é cheia de encantos desde seus frutos exóticos até suas belezas naturais (belíssimas praias).
    Conheça o Norte do Brasil.

    Você não vai se arrepender =)

    ResponderExcluir
  10. Já adoro o açaí congelado aqui do Sudeste... Esou bem ansiosa para experimentá-lo in natura, fresquinho...
    Novamente obrigada pelas informações andréia. Seu blog é muito interessante.

    Abraço
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no dia em que vc comer açai fresquinho numca mais vai querer comer açai congelado.e bom é com farinha de tapioca.bjssss

      Excluir
  11. Não deixe de provar Fernanda!!! É muito diferente!
    bjs e obrigada a você pela visita!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Sou paulista, mas moro em belém há mais de 20 anos, e simplesmente ADORO Açaí!!!! Aqui tem gente que toma todos os dias, desde o mais pobre até o mais rico. Eu amo tomar com açúcar e farinha tapioca acompanhado com camarão!! Hummm..delícia!! Deu até fome!!! Hahaha..
    O único problema é que hoje em dia o litro do açaí está muito caro, antigamente compravamos um litro por 1 real, hoje ele custa 8 reais no mínimo..uma pena..
    Enfim, quem nunca provou deve provar!!! E de preferência o açaí feito aqui no Pará!! É o melhor!! Sem dúvida!!
    Abraços,

    E Parabéns pelo site!! Ótima leitura!!

    Cínthia Silva

    ResponderExcluir
  13. Sou paraense de Mocajuba (PA). Açai por aqui não é energético, mas sim, comida, prato principal. A forma de manejo e coleta é repassado de geração a geração. Veja abaixo, um menino de sete anos subindo em um palmeira para apanhar o cacho do açaí.
    http://amazonidas.blogspot.com/2011/02/habilidades-amazonidas-menino-apanhando_07.html

    ResponderExcluir
  14. Anos atrás (1999) quando morei em Belém, tinha um açaizeiro no quintal de casa e a única que apreciava a iguaria era nossa cadelinha paraense (Laika). Quem diria que o açaí faria tanto sucesso no Brasil e no mundo!?! rs

    ResponderExcluir
  15. vc não sabe o que perdeu, o açai hoje so toma quem tem dinheiro sobrando....rrrrr o melhor so quem pode...
    Rosilene Belem PA

    ResponderExcluir
  16. GOSTARIA DE SABER SE POSSO BATER O AÇAÍ COM O LIMAÕ PRA VENDER FICA GOSTOSO UMA CONHECIDA MINHA FALOU QUE E MUITO BOM ,E QUAL SABORES EU POSSO UTILIZAR PRA PREPARAR O AÇAÍ QUAL AS FRUTAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanusa, eu já vi açaí com morango e com maracujá. Nunca provei, por isso infelizmente não posso te ajudar.
      bjs e boa sorte

      Excluir
    2. Vanusa, eu sempre tomo com morango,é mto boom!!! Com maracujá tbm é uma delicia. Com banana tbm fica legaal, mas acho qe a banana rouba um pouco do gosto do açaí. Mas sem duvidas o de morango é meu preferido. Espero ter ajudado.

      Excluir
  17. Adoro açaí, só tenhho uma curiosidade, aqui em Minas o açaí na tigela é vendido a R$ 8,00, e lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelzimente eu não me lembro, não fui eu que paguei e já faz tempo...

      Excluir
    2. Aqui o litro do Açai esta custando 8 reais no tempo da safra. E fora de safra chega a 12 ou 16 reais. Antes era baratinho açaí comprávamos o litro a 1 real, depois que caiu no gosto do mundo e os riquinhos começaram a experimentar, aumentou muito o valor. Gosto de tomar ele puro e farinha de mandioca daquelas "bagudas" que estalam ao mastigar.

      Excluir
  18. Pessoal! O tal do Açai é magico seja no Sudeste com pó de guarana, granola e banana...ou aqui puro grosso com adoçante e etc....O creme de Açai é simplesmente é divino, maravilho e super saúdavel. Agora com peixe frito ja é outra loucura local.

    ResponderExcluir
  19. Gente, vcs já ouviram falar do Açaí Anão BRS, desenvolvido pela Embrapa, com tamanho da palmeira menor para facilitar a colheita e é para ser plantado em terra firme e irrigado.Alguem sabe me dizer se é bom tanto quanto?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!
    Sou aluno de doutorado do Departamento de Ciência de Alimentos da Unicamp.
    Posso colocar sua foto em um artigo de pesquisa? Nele será citada a fonte de autoria reservando os direitos autorais. Me ajudará muito neste trabalho! obrigado

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...