terça-feira, 24 de setembro de 2013

Receita de refrigerantes caseiros e naturais

refrigerante natural


Faz muitos anos que deixei de tomar refrigerantes, mas não pelos motivos modernos do medo de encontrar um bicho! Nem porque o gás me fazia mal ou por ter consciência de minha alergia a corantes. Eu era adolescente e adorava coca-cola até que um dia comecei a tomar na xícara no café da manhã. Aí pensei comigo "estou ficando viciada ", e como era rebelde, parei no dia seguinte. Viciada eu? Nem pensar! Só em comida boa, chocolate, açúcar...

Esse refris modernos e coloridos, que são na verdade feitos com sucos de frutas, especiarias e ervas, eu encontrei na revista do Food Network. Achei lindos, refrescantes e sob medida para o calor do verão e para a época do ratinho. Drinks sem álcool estão na moda mundo afora e já vi sucos gaseificados em lanchonete aqui do Rio.

Essas duas receitas foram elaboradas por mim, o de abacaxi ficou especialmente bom. Mas vale usar a criatividade na técnica que é muito simples: basta reduzir no fogo seu suco com ou sem temperos e açúcar e na hora de consumir juntar água com gás. Moleza.

Essas bebidas vão bombar em uma festinha. Faça sabores mais simples para as crianças e sabores mais incrementados para os adultos.

Vou testar outras combinações e conto para você!


Ingredientes para o refrigerante de hibisco e limão

1 colher de sopa de flor de hibisco
250 ml de água
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de suco de limão

Como fazer

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Deixe ferver por aproximadamente 15 minutos ou até que a mistura fique como um xarope ralo. Coe e descarte os sólidos.

Deixe esfriar e utilize.


Ingredientes para o refrigerante de abacaxi, anis e alecrim

500 ml de suco de abacaxi (natural ou de caixa)
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de alecrim desidratado (ou um ramo pequeno do fresco)
2 anis estrelados

Como fazer

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Deixe ferver por aproximadamente 15 minutos ou até que a mistura fique como um xarope ralo. Coe e descarte os sólidos.

Deixe esfriar e utilize.


Como preparar as bebidas

Dilua o xarope em água com gás a gosto e vá provando para ver a proporção que lhe agrada. Coloque gelo em um copo, junte o xarope. Cubra com água gasosa.

Complemnte o copo com rodelas de limão ou da fruta que desejar e combinar com seu suco.


Dicas / Substituições

O açúcar usado pode ser a gosto.
Para uma bebida diet não use a açúcar e utilize adoçante a gosto.



4 comentários:

  1. Oi Andrea, bem exóticos e interessantes.Adorei a dica.Servir coisas saborosas e saudáveis é sempre a melhor pedida.O dificil é fazer nossos jovens desistir do ratinho né.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, Andréa!
    Excelente ideia para já começar agora na primavera, pois já tá esquentando muito aqui em Niterói! Tá rolando uma chuva, mas o frio mesmo acho que nem vem mais, rsrs..

    Bjus..

    ResponderExcluir
  3. ola alguem sabe como prepara o suco de limao com gengibre e erva de cedreira ?obrigado e tenham um bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil, eu não conheço o suco, mas você tem a opção de bater o gengibre com a erva cidreira fresca no liquidificador, coar e depois adicionar o suco de limão. Deve ficar muito bom! É possível também fazer uma infusão de cidreira com gengibre e depois adicionar limão, assim eu já fiz e fica uma delícia.
      abçs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...