terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Rabanadas de doce de leite - rabanada "churros"

Rabanada de doce de leite


Essa é a quinta vez na vida que faço rabanada, não tenho o costume de fazer porque não curto muito. Aprendi há alguns anos atrás que gosto de rabanada quando está recém feita, ainda quentinha e com a borda crocante. Depois que esfria não desce.

A receita de hoje leva doce de leite no creme para molhar, mas o sabor não fica muito característico, por isso passei mais doce de leite por cima, antes de passar o açúcar e canela. Ficaram divinas. Não, elas não ficaram enjoativas, pelo contrário, achei o sabor bem equilibrado.

Aprendi com uma leitora do blog a passar a rabanada nos ovos batidos por último e assim fiz para testar. Veja abaixo a receita.


Ingredientes

1 pão para rabanada
1 e 1/3 de xícara de leite integral
2/3 de xícara de doce de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 ovos grandes
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de doce de leite (ou a gosto) - para passar
1/3 de xícara de açúcar misturado com 2 colheres de chá de canela - para polvilhar
Óleo para fritar (ou manteiga para untar uma forma e assar)


Rabanada de doce de leite


Como fazer a rabanada

Corte o pão em fatias com aproximadamente um dedo de espessura e reserve.

Misture o leite com o doce de leite e a baunilha até que o doce de leite se dissolva formando um creme uniforme. Bata no liquidificador se necessário.

Bata os ovos inteiros em uma batedeira até que fiquem bem fofos e de cor mais clara. Adicione as duas colheres de açúcar e bata por mais 30 segundos.

Aqueça uma frigideira ou panela baixa com um dedo de óleo.

Mergulhe rapidamente cada fatia de pão na mistura de leite e doce de leite deixando molhar uniformemente os dois lados do pão. Mergulhe a fatia de pão molhado nos ovos batidos e bata na borda da tigela para retirar o excesso. Leve imediatamente para o óleo.

Frita as rabanadas no óleo em fogo médio até que fiquem douradas por baixo, vire e continue fritando até dourar o outro lado. Retire com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha.

Passe doce de leite por cima de cada rabanada, passe as rabanadas na mistura de açúcar e canela.

Sirva quente, fria ou gelada. Como quiser.


Dicas / Substituições

Use pão francês dormido (ou até mesmo pão de forma) se não conseguir pão de rabanada.

Se preferir asse no forno ao invés de fritar. Ficam bem mais saudáveis. Mas não testei com essa receita, ok? Se fizer me conte, vou adorar saber.

No dia seguinte no café da manhã coloquei no forno bem alto para aquecer, com o doce de leite por cima e tudo. Ficou ótima!! Agora já sei, dá para reciclar a rabanada e assim me animar a fazer mais vezes.


2 comentários:

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...