terça-feira, 21 de abril de 2009

Canela-da-índia - como é processada

Infelizmente ainda não pude visitar uma plantação de canela do Sri Lanka e ver de perto como ela é habilmente cortada! Mas chego lá!

O Sri Lanka (antigo Ceilão) é responsável por 90% de toda a canela-da-índia produzida no mundo e seu uso está em crescimento.

Como é o trabalhoso processo

Os galhos da árvore são deixados a fermentar ligeiramente, são cortados, limpos e depois descascados. São então esfragados com um pedaço de metal para que suas fibras amoleçam. Os galhos são então cortados no sentido longitudinal para que a camada interior se solte por inteira. Essas "cascas" são então secas e colocadas umas dentro de outras para formar os rolinhos de "pau de canela". Ao fim do processo a canela é deixada para secar à sombra quando adquire a coloração que conhecemos.

Os mais valorizados são os paus de canela mais finos e bem fechados, quanto mais camadas por quilo mais cara é a canela, que é classificada em 10 qualidades diferentes. De modo geral os paus de canela são cortados com um metro de comprimento (106,7 m) e amarrados em grupos de 45 kg cada para a venda no mercado mundial.

Os pedaços desiguais e muito pequenos são vendidos para fazer óleo.

Na maioria dos lugares, os cortes da canela ainda são feitos de forma tradicional, com instumentos centenários e em locais sem higiene. Mas a pressão internacional está aos poucos ajudando a introduzir fábricas modernas e boas práticas no Sri Lanka. Mas inda não encontraram substituto para as mãos hábeis de "cinnamom peelers", que são capazes de produzir somente aproximadamente 3 kg de canela por um árduo dia de trabalho.

As fotos abaixo são do site www.lanklibrary.com e mostra como a canela é descascada de forma tradicional, presa entre os dedos dos pés!! E imaginar que vamos colocá-la na boca depois...




As fotos em seguida são de um lindo álbum de fotos do webshots que merece uma visita!!


Galhos ainda sujos


Instrumento de corte

Canela secando perto do telhado


Veja também lindas fotos no Instituto Goethe.

2 comentários:

  1. Ao tomar um chá de canela, tive a curiosidade de saber como é processo de produção da especiaria. Achei interasantíssimo o modo como se produz.
    Marli

    ResponderExcluir
  2. Eu tive curiosidade ao tomar um café mexendo o açúcar com um pau de canela... Muito interessante! É sem dúvida uma receita bem guardada pelos "cinnamom peelers" e com muita tradição!

    Bem haja.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...