quinta-feira, 9 de julho de 2009

Calor - livro de gastronomia


O livro escrito pelo jornalista americano Bill Buford narra suas aventuras como aprendiz (ou estagiário) no famoso restaurante italiano Babbo em Nova York e também em um famoso açougue italiano da Toscana. Seu objetivo era escrever uma biografia de Mario Batali, dono do restaurante, mas se aprofuncou tanto no assunto que por fim escreveu .

O primeiro capítulo me lembrou muito o estágio que fiz no restaurante Daniel Boulud - as dificuldades para entender o que é uma hotel ou half hotel, as tentativas de se localizar pela cozinha para achar aquilo que lhe foi pedido e tentar esconder os insumos destroçados pela completa falta de prática quase me fizeram chorar (de rir e de nostalgia)... Mas as semelhanças páram por aí, até porque meu estágio foi muito curto e o de Bill Bouford durou quase um ano!

Para quem pretende ser um chef de cozinha, está em dúvidas sobre o ingresso na profissão ou quer estagiar fora do Brasil o livro é muito útil porque o autor descreve com detalhes como é o trabalho dentro do restaurante e o funcionamento de uma cozinha profissional, com seus segredos e devaneios, suas muitas dificuldades e as lentas, mas saborosas conquistas.

Achei a parte do livro que se passa no açougue menos interessante, a não ser que o leitor seja fascinado por grosserias e excentricidades! Para mim serviu pra despertar a curiosidade pela carne de vaca e suas nuances de sabor. O açougueiro do livro deve ser realmente bom no que faz - imaginar que ele consegue distinguir entre os sutis sabores da alimentação do gado em um pedaço de carne crua!

De modo geral o livro é interessante e muitas vezes engraçado e vale a pena ser lido, apesar de ter achado a narrativa confusa e entediante em algumas partes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...