domingo, 21 de março de 2010

Belém do Pará - passeio de barco


O passeio de barco por furos de igarapés foi muito interessante! Durou somente 3 horas, mas foi o suficiente para aprender muito. Vimos as casas dos ribeirinhos, saltamos em uma aldeia e nos embrenhamos na mata para ver pés de açaí (essa postagem é para depois), cupuaçu, pupunha, etc. Na volta paramos em uma lojinha para tomar sucos - de cacau, de cupuaçu, maracujá... Delícia!

A vida às margens do Rio apesar de simples parece boa e tranquila, muito diferente da vida barulhenta e tensa nas favelas das grandes cidades! A comida é abundante e saudável: frutas diversas, açaí, peixes...


Sementes de cacau secando. Os cilindros de palha são armadilhas para pegar camarão.


Ooops! Turista à vista!


As crinaças tentavam pescar em uma canoa.


Dentro da floresta colhemos um cacau... Meu amigos estavam com tanta fome que comeram com caroços e tudo!! hahaha... Sem ter tomado café da manhã, estávamos doidos por um pãozinho, mas já que não havia...


O cipó alho. Um tronco de planta que produz uma raspa com cheiro de alho! Incrível! É usado na medicina natural como diurético, para reumatismos etc. A Neide Rigo do blog Come-se usou as folhas como tempero. Mas euzinha só fui apresentada ao caule e burra, não perguntei sobre as folhas!!
Alguém já experimentou??


A árvore gigantesca, majestosa!


Pé de carambola. Não é nativo, mas o povo da cidade nem se importou!

A seiva da seringueira que pude provar é bem docinha! Nem imaginava que poderia ser comestível! Nosso guia falou que já foi usada no café, como leite. Adoraria experimentar no chocolate quente!


Uma caranguejeira!! Enfrentado os "perigos" da selva...

Veja aqui as outras postagens sobre os Aromas e Sabores do Pará

2 comentários:

  1. Eu morei 25 anos na Amazônia e foi vendo as tuas fotos é q me dei conta do quão bela é. Obrigada, o seu site é maravilhoso. Fafá.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado Fafá!!
    Já viu as postagens sobre os Aromas e Sabores do Pará?
    bjs

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...