
Quando criança comia muito deste doce feito por uma amiga de meus pais, mas não sabia seu nome, ele era feito em tabuleiros grandes, um pouco mole e a crianças o pegavam em colheradas... Delicioso! Eu fazia em casa e o chamava de brigadeiro com biscoito... Um tempo depois uma amiga me apresentou à bruxinha... hihihi o mesmo doce! De uns anos para cá passei a encontrá-lo um pouco mais duro com o nome de palha italiana! Convenhamos, um nome bem melhor e merecido para um doce tão saboroso!
Não sei muito sobre a palha italiana verdadeira, se é que existe uma... Abaixo está minha receita de brigadeiro com biscoito, na verdade é a receita que faço para cortar; quando quero comer o doce gelado e às colheradas como na época de criança eu uso só meio pacote de biscoito.
Utilizo o maisena sempre da marca Piraquê, que não leva aditivos nem aromatizantes!! Falando nisso, contei para vocês que fui visitar a fábrica da Piraquê divisão de massas e biscoitos? Comi um maisena ainda quentinho recém saído de máquinas enormes! Fui muito bem recebida, aprendi muito e saí de lá adorando ainda mais os seus produtos!
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de café de canela
1 pacote de biscoito maisena esmigalhado
Modo de preparo
Leve ao fogo em uma panela o leite condesnado com o cacau e a canela, e cozinhe mexendo sempre para fazer um brigadeiro. Eu deixo no fogo por aproximadamente 5 minutos depois que o doce soltar do fundo da panela.
Misture imediatamente com bem com o biscoito esmigalhado.
Coloque o doce em uma superfície untada com manteiga e espalhe-o bem formando um retângulo. Para dar o formato cubra o doce com papel manteiga ou filme plástico para não grudar nem queimar a mão e modele ainda quente. O doce mesmo quando quente é bem duro.
Deixe esfriar, corte em quadrados ou losangos e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Se der tempo...

Ola Andréa,
ResponderExcluirBoa noite!
Através de outros blogs, vim conhecer o seu!
Gostei demais...acho que você gosta de viajar também, que bom, parece que temos algumas coisas em comum.
Já virei seguidora, pra poder voltar,
E quando puder me visite:
Renata
www.eternosprazeres.blogspot.com
Ai que delícia, eu amo esse doce. Minha mãe sempre faz.
ResponderExcluirBjs
Oi, Andréa. A receita de Palha Italiana que fazem na minha família fica bem diferente, pois leva mel. Já ouviu falar? Fica bem puxa-puxa e é simplesmente divina!
ResponderExcluirNo entanto, também não sei muito sobre a origem desse doce e sua receita original. Já corri muito atrás de alguma informação sobre isso, mas até agora nada... Pena!
Beijos,
Claudia Merquior
http://www.peqprazeres.blogspot.com/
Com mel deve ficar divina mesmo Claudia!! Vou experimentar um dia...
ResponderExcluirTenho a impressão de que este doce foi inventado por aqui mesmo, como a torta alemã e a torta suíça...hihihi
bjs
eiii td bem eu adoro esse doce tbm minha mae quer aprender fazer que diliciaaa euu amo na minha escola vende so que e 1 real muito caro e melhor fazer bjssss vou visitar sempree tbm adoroo viajar tenho 11 anos bjss
ResponderExcluirUm dos meus doces preferidos. Mas eu faço ele com chocolate meio amargo derretido e coco ralado.
ResponderExcluirMinha mãe faz com bolacha água e sal ao invés de maizena. Fica menos doce e diferente! :D
ResponderExcluirLegal vou tentar!!!!
ExcluirMeninas,
ResponderExcluirBoas opções de vocês! Por isso gosto da gastronomia, as possibilidades são inesgotáveis!
bjs e obrigada pela visita