terça-feira, 13 de abril de 2010

Aromas e Sabores do Pará - comidas


Passei quatro dias em Belém do Pará e comi muita coisa boa! Por três vezes almoçei em restaurantes a quilo ou buffet - e não tirei nenhuma foto! Uma pena pois havia vários pratos típicos! Provei um pouco de quase todos...

Não vi e nem comi nenhum tacacá! Não é incrível?! Estávamos sempre no lugar certo na hora errada ou com o estômago muito cheio... Saí de Belém com um certo vazio... Não como camarão e nem muito menos seco, mas não provar um tacacá no Pará é como ir a Roma e não ver o Papa! O pior de tudo isso é não ter tirado nenhuma foto de tão famoso e bonito prato! Já tive oportunidade de prová-lo aqui no Rio, mas não é a mesma coisa...

Não sei se já contei (deve parecer óbvio) mas tenho problemas para tirar fotos de pratos, como sou gulosa quando dou por mim já comecei a comer e estraguei a foto!

Nesta postagem estão os que escaparam de minha gula voraz!

A foto acima é de um delicioso filhote servido na telha do restaurante Na Telha que fica em Icoaraci, um distrito de Belém! huuum! Feito com um molho cremoso à base de leite de coco e temperos diversos. O garçom foi muito gentil e nos deixou entrar na cozinha para ver como as telhas eram colocadas no fogo. Segundo a simpática cozinheira o peixe é pré-cozido, colocado na telha com o molho por cima e posto neste fogão especial mostrado na foto abaixo.

Este peixe já valeu a viagem! Icoaraci tem várias olarias que vendem cerâmicas marajoaras muito bonitas e por ótimos preços.


Bolinhos de pato no Tucupi!! Adorei! Um dos quitutes mais saborosos que comemos em Belém - em um bar na Estação das Docas.


Bolinhos de peixe - também do restaurante Na Telha.


Filhote empanado servido com um molho de cebolas e salsa. Muito bom!


Estávamos meio sem fome e entramos em um restaurante pensando que fosse um barzinho... Coisa de turista! hihih Eu estava louca por um sanduíche, mas como não tinha dividimos o saboroso combinado abaixo! Restaurante Roxy.


Para finalizar quase todas as refeições tomamos sorvete sem culpa - afinal estavámos lá para provar os Aromas e Sabores de Belém! Haveria melhor maneira de provarmos as frutas??

Em quatro dias tomei 6 sorvetes, dois picolés e provei talvez uns 30 sabores... E saí de lá querendo mais! Pena que não havia uma sorveteria ao lado do hotel. A do aeroporto não escapou de nosso roteiro para uma "despedidazinha"!!


A sorveteria Cairu da Estação das Docas com seus mais de 60 sabores! Além das frutas maravilhosas (para conhecê-las melhor dê uma olhadinha nas outras postagens sobre o Pará) a sorveteria tem sorvetes cremosos muito bons: ferrero roché, ovomaltine, chocolate e por aí vai... Esses só começamos a provar quando já tínhamos experimentado todas as frutas exóticas, que não são poucas...


O sorvete acima de castanha do Pará - delicioso.

Abaixo a pecaminosa vitrine!


Na cidade tem outra sorveteria muito boa mas com um nome suspeito: Ice Bode!! Não se deixe levar pelo nome estranho. Os sorvetes de lá também são deliciosos!

O melhor de tudo é que comparando com o Rio os sorvetes são muito baratos. Em torno de R$ 3,00 cada bola muito generosa.


Veja aqui as outras postagens que sobre os Aromas e Sabores do Pará

17 comentários:

  1. Olá Andréa!

    Estava lendo seu coment no muffins de lavanda e maçã, e fiquei curiosa a respeito de ervas de provance...com lavanda, devem ser bárbaras!

    Mudando de assunto, gostaria de parabenizá-la pelo blog, adoro vir aqui...tem bastate coisa que eu aprecio...bem legais!

    Falando em coisas do Pará, estive por lá uma vez, mas não tive oportunidade de provar nada mais que o pato ao tucupi...que não achei grandes coisas, mas sim, bem diferente da nossa gastronomia cá de baixo...espero voltar e poder conferir o resto todo de perto!

    Seus posts aguçaram minha curiosidade e meu paladar...afinal sou uma gourmet, ávida por novos aromas e sabores!

    Um abraço, até mais!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Renata! A ideia do blog é essa mesma: aguçar o paladar dos leitores!!
    A receita das ervas de provence que faço já foi publicada aqui em:

    http://www.aromasesabores.com/2009/12/lembrancinha-de-natal-ervas-de-provence.html

    É uma delícia, vale a pena fazer e ter em casa.
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Andréa, eu leio as coisas que você escreve e fico com vontade de ir lá conhecer.
    Estes sorvetes devem ser deliciosos!
    =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. menina...que viagem gastronomica incrivel essa sua!!tô viajando nas cores e nos sabores de suas fotos!!eu tenho loucura para conhecer o Pará!!conhecer o mercado: ver o peso!!!parabens pelo show de xplicaçao..bjus

    ResponderExcluir
  5. volte sempre, você será sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia esse peixe na telha! Tenho muita vontade de conhecer o Norte do Brasil principalmente o Pará.

    Lindas fotos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Obrigada gente! O Pará é realmente incrível, vale a pena conhecer!!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!Sou de Belém mas moro em SP há alguma tempo...a única coisa difícil de viver sem é um bom tacacá e a maniçoba! Como vc foi e não provou? Amo a gastronimia única da minha terra...não há nada igual!

    ResponderExcluir
  9. Oi,vendo as fotos dá vontade de conhecer e comer tudo hehh.Bjus e obrigada por dividir seus conhecimentos através do seu qu blog maravilhoso.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andrea, valeu...
    Olha amei o combinado do Roxy, deu água na boca, bem assadinho e um camaraozinho junto, muito bom.
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  11. Déa, vc sabe onde encontro tucupi, aqui em São Paulo???
    Bj
    Dani

    ResponderExcluir
  12. Sei não Dani... Mas tenho certeza de que vc consegue encontrar! No mercadão não tem nenhuma loja especializada em comida do norte?

    Alguém sabe??

    bjs

    ResponderExcluir
  13. na casa do norte que fica no Bras.

    ResponderExcluir
  14. Andréa, Boa noite.
    Li sua reportagem sobre o Pará, deu para matar um pouco a saudade que tenho de lá. Moramos lá durante 8 anos e meus dois filhos nasceram em Belém. Morei em Icoaraci um local muito agradável e muito conhecido pelos restaurante de beira do rio, mas senti falta de uma coisa, você não provou a Maniçoba? E uma coisa fabulosa, tenho certeza que ia gostar muito, depois posso te falar sobre ela e muito boa.
    Um Abraço
    Zoraia.

    ResponderExcluir
  15. Oiiii! Gente sou paraense.
    Gosto muito de minha terra, faz um calor muito forte mais tem a chuva que abençoa esta terra, tem Pato no Tucupi, Maniçoba, Tacacá, Açai,cupuaçu fruta essa que é feito um delicioso creme , bacuri outra fruta muito apreciada pelos paraenses.
    Estive recente em São Paulo e levei os bombons de chocolate com recheio de cupuaçu e castanha do Pará foi um sucesso.

    ResponderExcluir
  16. Moro aqui em Belém faz 2 anos, ainda não tive estomago de terminar um prato de maniçoba ou de Pato no Tucupi, temo dizer que essas comidas indigenas são uma pior que a outra.

    ResponderExcluir
  17. Moro em Minas e estou com um visitante em minha casa do Para,gostaria de saber como comprar tucupi para fazer estas delicias de receitas obrigado.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...