quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cozinha fácil - alho tostado


Eu comprei pela primeira um saquinho com alho tostado faz uns dois meses. Tinha um certo preconceito e custei a me render a ele. Afinal, nada como um tempero fresco!! Mas sabe que gostei muito? Prático e fácil de usar, ele dá uma temperadinha boa sem nenhum trabalho!

Muitos restaurantes a quilo aqui no Rio utiizam esse alho na comida, principalmente na massa ao alho e óleo. É só cozinhar a massa e depois misturar ao azeite ou manteiga (alguns restaurante usam óleo - eca!) e polvilhar com o alho tostado.

Não uso o alho tostado para cozinhar mas para quebrar um galho quando não tenho tempo ou estou com preguiça... Normalmente uso para finalizar algum prato.

Adorei na pizza de pão de forma ou de pão árabe que faço muito aqui em casa, é só polvilhar o alho por cima da pizza falsa (ou verdadeira) e levar ao forno. Fica muito bom em sanduíches diversos como queijo quente, em saladas, em molhos para massa e arroz. Salada só com alface e tomate eu não gosto, mas se colocar um pouquinho do alho por cima é festa!

Também já comprei a cebola tostada, mas não encontrei da última vez que fui ao mercado - o pequeno saquinho que comprei acabou rapidinho. Os usos foram os mesmos... E ainda fiz um frango muito bom - coloquei catupiry em um pirex, um pouco da cebola, frango cozido e desfiado e por cima batata palha, levei ao forno e pronto!

Também fiz um ovo em cocote falsérrimo com creme de leite em lata e a cebola tostada. Não é que ficou bom? Um dia desses coloco a receita aqui.

E você, gosta de alho tostado comprado pronto? Em que tipo de prato costuma usar?

9 comentários:

  1. Eu tenho um certo preconceito com alho tostado, alho amassado, triturado, até já descascado. Algumas pessoas acham um máximo comprar alho triturado, mas eu acho que fica um gosto tão ruim na comida, aquele gostinho de industria. Já proibi minha mãe de comprar desse alho. Mas alho tostado já comi e até qu eé gostoso. Cebola tostada nunca comi, é boa? Já comi alho fatiadinho e seco em cima de pizza, também fica muito bom. Eu sou suspeita a falar de alho, não sei o que seria da comida sem o alho, li um texto onde dizia que os japoneses não são fãs de alho porque ele mascara o sabor das comidas, mas se souber usar na medida certa não mascara, é o que percebo.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Bruna,
    Também detesto alho já amassado, tipo pasta de alho, comprado pronto!! E também não gosto de amassar e guardar na geladeira, fica com um gosto estranho mesmo! Alho para mim deve ser fresco e descascado na hora de usar! Com exceção do tostadinho quebra galho aí de cima!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro, e as cebolas também são ótimas!
    Antigamente eu fazia um molhinho de alho frito com azeite, nos churrascos aqui em casa e fazia o maior sucesso, dava um trabalhão danado.
    Outro dia, num churrasco, um amigo falou...Poxa, pensei que ia ter aquele molhinho de alho que você fazia???
    Tcharammmm, fui pra cozinha, peguei meu alho tostado, adicionei azeite, esquentei um pouquinho, coloquei na cumbuquinha de sempre, e levei para mesa...foi o maior sucesso, e todo mundo querendo saber a receita, já que era tão rápida assim...rs!!!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Heheheheh...de vez em quando pra quebrar o galho não faz mal né, e conhecer para saber do que se trata também é interessante. Eu gosto muito de utilizar alho amassado, acho que dá um sabor único!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Rachel,
    Fiz um molho parecido com o seu para mussarela de búfala. Depois vou postar a receita.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Na salada, faço uma saladinha de alface, rúcula, tomate, ricota e croutons, salpico o alho em cima. Todos gostam... bjssss

    ResponderExcluir
  7. Uma delícia sua salada Rosa!! Também tenho feito umas assim aqui em casa.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Para mim o alho não pode faltar na salada mista.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...