sexta-feira, 18 de junho de 2010

Toucinho do céu



Aleluia!! Meu toucinho do céu deu certo!! Já havia tentado algumas receitas, mas ele não dava ponto, ficava mole demais e não saía da forma. Já tinha desistido de tentar receitas quando encontrei uma aula de culinária, dessas avulsas, para aprender a fazer o doce! Dei sorte, a aula foi muito boa e a receita do Professor Damião Costa é divina!

Conheci esse doce quando trabalhei em um restaurante português aqui no Rio. O confeiteiro foi com a minha cara e me dava um pedaço de sobremesa fresquinha todo dia e o meu favorito era o toucinho do céu!! Ainda bem que não fiquei por lá muito tempo!

Para mim não é um doce fácil de fazer porque envolve ponto de calda e ainda sou ruim nisso! Segui os passos ensinados na aula e a receita ficou excelente! Só grudou um pouquinho nas laterais da forma, que não é muito lisa, mas consegui cortar, fatiar, tirar fotos e me lambuzar!


Ingredientes

300 g de amêndoas sem pele e moída (pode comprar já moída se quiser)
500 g de açúcar
200 ml de água
18 gemas (isso mesmo!! dezoito gemas)
2 ovos inteiros
1 pitada de sal
Açúcar de confeiterio e canela em pó para polvilhar
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar a forma

Modo de preparo

Leve o açúcar e o água ao fogo até formar uma calda em ponto de pérola - Nunca sei como são esses pontos de calda! Corri para o google para ver a temperatura correta, não achei... Quando voltei ao fogão medi a temperatura com meu termômetro (aquele a laser que uso em consultoria ahahah não tenho termômetro para açúcar) e minha calda estava a 107° C, deu certo!

Desligue o fogo e misture as amêndoas moídas e a pitada de sal.

Deixe esfriar um pouco e misture as gemas e os ovos passados por uma peneira. A calda deve estar fria o suficiente para que as gemas não cozinhem ao entrar em contato com ela.

Leve o doce ao fogo mexendo sempre até obter um creme grosso que caia bem devagar da colher, como na foto abaixo.




Retire do fogo e coloque o toucinho do céu em uma forma de aproximadamente 25 cm e de fundo removível, que deve estar bem untada com manteiga e enfarinhada.

Alise bem a superfície com uma espátula ou colher molhada.




Leve ao pré-aquecido forno bem brando - 150° por 35 minutos. O meu ficou o tempo exato no forno e ficou perfeito. Com uma camadinha crocante e dourada por fora e macio por dentro.



Dicas

Desenforme depois de frio (se conseguir esperar tanto tempo!), polvilhe com canela e açúcar, corte e sirva. Com sorvete fica ótimo!

A receita original leva 1 colher de café de canela em pó na massa do doce, mas prefiro fazer sem e polvilhar a canela por cima.

Aproveite as claras para fazer um financier de castanha ou suspiros. Minas claras vou usar nas experiências com as espumas.


Para ver também o índice de receitas de confeitaria do blog clique na imagem abaixo.





37 comentários:

  1. Oi Andréa, acabei de descobrir seu blog e gostei muito do seu entusiasmo pela cozinha!

    Tenho um blog também, acho que vai gostar! http://cozinhapraamigos.blogspot.com

    Parebéns!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado Marcos! Sua cozinha também parece deliciosa!
    abçs

    ResponderExcluir
  3. AMOOOO toucinho do céu!!! Engordo 10kg se ficar uma semana em Portugal!!!

    ResponderExcluir
  4. Andréa....parece delicioso.....kisses
    Rosana

    ResponderExcluir
  5. Meminas - o doce é delicioso e engordiet mesmo!!!!! Só vale fazer uma vez por ano...kkkk Ou doar as fatias! Deixar em casa é loucura! Eu comi quase a metade da forma...

    ResponderExcluir
  6. Eu vi esta receita um dia em outro blog e quando li o título achei que era carne de porco, fiquei surpresa quando vi um doce...rs.
    Ficou lindo o seu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Vou testar essa receita nesse findi!! Parabens pelo blog adorei... Comecei um recentemente: cozinhadaxanda@blogspot.com, passa lá...
    ;)

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!

    Acho que não me arriscaria...embora tenha ficado tentada! Esse tipo de coisa tem que ser preparado num dia de total descanso...e com muitaaaaa paciência pra dar certo!!! Mas vi que deu e ficou perfeito! Divino! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Tem razão Renata - o doce pede um pouco de concentração e calma! Mas acertando uma vez fica fácil! Vale a pena tentar... é do céu mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Pela receita parece um quindim!

    Um beijo Andréa!

    ResponderExcluir
  11. É muito parecida mesmo Bruna! Nunca provou? É demais!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia Sra. Andréa!
      Provei sua receia e realmente ficou gostoso, mas como seu comentário acima, acho que, e com certeza farei assim que este terminar, assa-lo em banho maria e com a forma untada com bastante margarina e açúcar, fara com que ele fique mais úmido, bem como não levar as gemas ao fogo, ou seja assim que esfriar as amêndoas com o açúcar, apenas adicionar as gemas, mexer muito bem e levar ao forno em banho maria

      Excluir
  12. Quero em primeiro lugar agradecer pela postagem deste bolo , pois jà faz muito tempo que a procuro, mas dificil de encontrar a certa e desta vez graças a si fiz bingo, realizei hoje o bolo para fazer uma supreza ao meu marido amanha, pois aqui em França amanha é o dia do pai e como o meu marido adora este bolo amanha terà uma supreza, obrigado do fundo do coração, fico seguindo o seu blog e levo comigo o link que postarei no meu blog com muito gosto, os meus parabens pelo trabalho magnifico aqui apresentado no seu blog, parabens, Beijinhos Beth

    ResponderExcluir
  13. Beth,
    Fico muito feliz que tenha gostado do blog!! Tomara que seu marido curta muito a surpresa.
    bjs e parabéns a ele!

    ResponderExcluir
  14. Olá Andreia,

    O Toucinho do Céu é relamente um doce muito apreciado cá em Portugal, e o seu parece que ficou mesmo no ponto, parece que estou a saborea-lo. Se quiser mais receitas típicas de cá terei todo o gosto em enviá-las, e quem sabe quando der um pulo ao Rio, dar pessoalmente.

    Um beijo, Ana

    ResponderExcluir
  15. Ana,
    Fico feliz de saber que meu doce ficou bom para uma portuguesa, que o conhece bem melhor que nós aqui!!
    Se vier ao Rio me fale que podemos nos encontrar.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Andréa, eu amo doce de ovos... amo a culinária portuguesa.. estou sonhando com sua sobremesa, preciso comer! :)

    bjao,Glau

    ResponderExcluir
  17. Nossa esse doce é uma tentação!!!ficou bem bonito, eu gostei muito do seu blog por isso me tornei sua seguidora, gostei muito da organização, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  18. 18 gemas! Isso é receita boa!

    No site abaixo vai encontrar todos os pontos possíveis de calda de açúcar, seja com explicações, por temperatura ou por bomé

    http://www.prof2000.pt/users/Secjeste/Culinari/CursoBasico/Pontos_acucar.htm

    Abraço,
    Cecilia

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Cecília! Vou consultar quando precisar outra vez...
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Com o que sobra das claras vc poderá fazer mashmallow,pudim de claras e muitas outras guloseimas!!!!!!Vou tentar essa receita no Natal!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Tenho uma padaria e gostaria de fazer esse doce.
    Vc sabe como devo assar num forno turbo a gás?
    Tempo e temperatura???
    E como é o ponto de pérola?

    ResponderExcluir
  22. Lener,
    Sinto muito mas não posso lhe ajudar em relação ao forno porque só fiz o doce em fogão doméstico.

    Quanto aos pontos do açúcar o link a seguir é ótimo! http://www.prof2000.pt/users/Secjeste/Culinari/CursoBasico/Pontos_acucar.htm

    abçs

    ResponderExcluir
  23. Marko Seljan markoseljan@hotmail.com12 de janeiro de 2011 às 17:20

    AMBROSIA PORTUGUÊSA


    1º Etapa

    300g de Açúcar
    1 Litro de Água
    3 tampas de Essência de Baunilha
    1 pacoinho 3g de Ajinomoto

    Colocar em uma panela média e em fogo médio dar ponto de pérolas (quando começa a criar bolhas grandes e intensas, leva em média 45 minutos).

    2º Etapa

    1 caixinha de Creme de Leite
    1 vidro pequeno de Leite de Coco Integral

    Misturar em uma vasilha e reservar


    3º Etapa

    11 gemas passadas na peneira
    1 ovo inteiro passado na peneira

    Peneirar, misturar e reservar

    4º Etapa

    Quando a calda chegar ao ponto de pérolas,juntar ingredientes da 2º Etapa,mexer lentamente,e em seguida juntar, sem mexer os ingredientes da 3º Etapa.

    Deixar secar até ficar uma ligeira calda, sem mexer, apenas com uma escumadeira, ir soltando as gemas da borda da panela deixando-as soltas. Leva em média 30 minutos em fogo brando.

    Apagar o fogo ao final e deixar esfriar antes de transferir para compoteira.


    Muito boa sua receita de TOUCINHO DO CÉU retribuo com a ORIGINAL da CASA PASTÉIS DE BELÉM, aonde trabalhou meu tio avô.

    ResponderExcluir
  24. Andréa, hoje fiz o toucinho do céu segundo a sua receita, e foi um sucesso total! Não sobrou nadinha! Éramos 7 aqui em casa, e comemos toda a forma de uma vez só.
    Fiquei até emocionada. Já tinha tentado outra receita há umas semanas, mas não tinha dado certo. A sua, porém, está tão bem explicada que não teve erro. Acho até que passei do ponto da calda, mas na hora de misturar as gemas, bati um pouco com o mixer até ficar homogêneo, e não estragou não. Pode ser uma boa saída pra "consertar" se a calda engrossar demais.
    Obrigadíssima!!

    ResponderExcluir
  25. OI Tatiana,
    Fico super feliz que tenha conseguido fazer! Eu também tentei fazer várias vezes antes de conseguir... O mérito não é meu, mas do professor Damião que me ensinou!
    De nada!!
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Putz grilaaaa.....
    são 22:48...sábado...moro em uma cidade pequena...não tem lugar aberto pra comprar os insumos para essa preparação rs rs ...Só de ler essa receita já fiquei nervoso e com uma vontade imeeensa de experimentar...obrigado por atiçar minhas lombrigas a essa hora kkkk...
    vou fazer e depois falo como ficou...

    Paulinho Haddad

    ResponderExcluir
  27. Obrigada pela visita Paulinho! Me conte sim!!
    abçs

    ResponderExcluir
  28. Com certeza !!!! Como eu faço pra receber posts ou noticias do seu blog e suas ??
    Meu email é paulosod@hotmail.com...
    Faço gastronomia e meu TCC será sobre o grão de bico !!

    Bjão e boa semana !!!

    Paulinho Haddad

    ResponderExcluir
  29. Paulinho,
    Vou colocar seu e-mail em minha mala direta, estou planejando uma newsletter mensal para daqui a alguns meses...
    Tem uma postagem aqui no blog sobre farinha de grão-de-bico, talvez interesse a você.
    Não deixe de participar da promoção que está rolando!
    abçs

    ResponderExcluir
  30. oi andréa,meu nome é carlos alberto e ficarei feliz em receber suas otimas receitas.lhe desejo boa sorte.

    ResponderExcluir
  31. Olá, ando a ver se acerto na receita certa, mas o toucinho do céu leva doce de gila?

    ResponderExcluir
  32. Anônimo,
    Você quer dizer doce de abóbora? Aqui no Brasil certamente não, a receita tradicional leva só os ingredientes que estão acima. Mas em portugal já não posso lhe dizer...
    abçs

    ResponderExcluir
  33. Sempre quis essa receita, Andrea! Como você já experimentei outras que não deram certa.Vou experimentar sim, pois adoro esse doce.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  34. Fiz 2 vezes, é sempre um sucesso. Muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  35. Faço muitas vezes o toucinho do céu e graças a Deus nunca saiu errado. Minha receita é um pouquinho diferente em quantidades mas no final é a mesma coisa.É um doce português e como não podia deixar de ser sempre feitos com muitos ovos. Parabéns pois o seu está com um aspeto maravilhoso!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...