sexta-feira, 16 de julho de 2010

Rugelach - biscoitos de nozes, damasco e chocolate


Rugelach é um tipo de biscoito de origem judáica que pode ter diversos recheios como nozes, passas, geleias, chocolate, etc. E muitas variações na escrita do seu nome: rugelakh, rugulach, rugalach, ruggalach, rogelach, rugala...

Eu não tenho muita intimidade com a culinária judáica e essa foi a primeira receita que fiz dessa cozinha. Conheci esses biscoitos em uma viagem a Nova York, achei-os bonitinhos, irresistíveis na verdade, e comprei para experimentar. Nossa, um sabor incrivel! Fiquei intrigada com a massa e o recheio e fui pesquisar. Encontrei várias receitas e um video da CIA que me deu várias dicas boas. Para mim a massa tem uma consistência entre um amanteigado e um croissant e é normalmente feita com cream cheese, farinha de trigo e manteiga.

O meu recheio eu fiz com nozes, geleia de damasco e chocolate meio amargo polvilhado com canela e açúcar. A combinação dos sabores ficou ótima!

Não é tão difícil de fazer quanto parece mas dá um pouquinho de trabalho... Fazer massa, rechear e dar o formato demora um pouquinho e exige paciência, mas a receita deu muito certo e vale muito a pena experimentar!



Ingredientes da massa

2 xícara de farinha de trigo (250 g) + um pouco para abrir a massa
120 g de cream cheese (usei o da Polenghi)
200 g de manteiga sem sal (usei menos do que a receita original já que o cream cheese vendido no Brasil é do tipo soft - mais macio)
1 pitada de sal

Ingredientes do recheio

1 xícara de geleia de damasco
1 xícara de nozes
70 g de chocolate meio amargo picado

Outros ingredientes

1/2 xícara de açúcar misturada a 2 colheres de chá de canela
1 ovo batido para pincelar

Modo de preparo da massa

Peneire a farinha e o sal e reserve. Em um processador de alimentos bata a manteiga ainda fria com o cream cheese até formarem uma massa homogênea. Acrescente a farinha de uma só vez e processe rapidamente até formar uma bola. Na falta de um processador a massa pode ser feita à mão.

Retire a massa, embrulhe-a em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa em um retângulo e dobre a massa em três partes como se fosse um envelope. Cubra com filme outra vez e leve a massa à geladeira por no mínimo uma hora.

Não sei se me expressei bem, por isso para essa parte da receita aconselho que assistam o video da CIA.

Modo de preparo do recheio

Processe o chocolate com as nozes até ficarem bem moídos e misture com a geleia. Eu fiz isso tudo no processador.

Montagem do rugelach

Divida a massa em 4 partes. Abra cada parte no formato de um disco de espessura fina ou utilize um aro grande para cortá-la no formato certinho. Eu usei o aro de uma forma de torta que solta o fundo.

Cubra cada disco de massa com um pouco do recheio, polvilhe com o açúcar e canela.

Corte cada disco como se fosse uma pizza - meu disco era pequeno (de 20 cm), então foi cortado em 8 partes. Para isso usei uma faca comum. Observe as fotos abaixo.



Agora pegue cada triângulo e enrole começando da parte mais larga para a mais estreita (foto acima).

Coloque os biscoitinhos em um tabuleiro (não é necessário untar). Pincele-os com o ovo batido e polvilhe com mais açúcar e canela.



Leve-os ao forno médio por aproximadamente 30 minutos ou até dourarem.

Minha receita rendeu 48 biscoitos, 6 discos de massa cortados em 8 partes cada.

Não é uma receita muito chique para seu chá da tarde?

15 comentários:

  1. Água na boca!!!
    Supermercado aqui vou eu....

    ResponderExcluir
  2. espectacular!! adorei!! adoro estas coisinhas assim diferentes...com certeza que devem estar muito bons! breve experimento (metade da receita, para o caso da minha malta torcer o nariz!!).

    beijoca

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que delicia, fiquei com vontade agora, e o pior que aqui no meu mercado não tem, a Ju ainda tem como se acudir! kkkkkkkk... Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Hummm bom hein! Realmente não parece ser dificil, mas demorado, esses quitutinhos costumam levar um tempo danado para serem feitos. Me lembro quando minha mae fazia pão para vender, os que davam mais trabalho eram os pequenos e recheados!

    Beijos,
    Bruna.

    ResponderExcluir
  5. Parece delicioso....
    você já recebeu os livros do prêmio?
    kisses
    rosana

    ResponderExcluir
  6. Meninas! Façam o biscoito e me contem!
    Rosana - meus livros ainda não chegaram! Estou aguardando ansiosamente. Já recebeu os seus?
    bjs em todas

    ResponderExcluir
  7. Andrea

    Fiquei de olho nessa sua receita...diferente, maravilhosa, divina! Não vejo a hora de poder executá-la!!! Hummmm...me aguarde!

    ResponderExcluir
  8. Achei tudo no supermercado...comprei geléia de cerejas negras, chocolate 70% cacau e tudo mais. Quando lembrei que aqui na casa do meu namorado nao tem rolo para abrir massa, saimos e não achamos o rolo para comprar em nenhuma loja... To achando que vou abrir a massa usando uma garrafa, será que vai dar certo!?!? Depois eu conto como fiz...Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Ju, já abri muita massa com garrafa... vai fundo que dá certo!
    Depois me contem se aprovaram a receita!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Imagina o cheiro disso saindo do forno!!! è mesmo muito chique!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Vou fazer amanhã....o Domingo foi cheio e não fiquei com tempo para fazer....vou tentar tirar fotos do passo a passo para lhe mostrar...ele fica crocante sequinho ou mais para molinho estilo pão!??!Só para não errar na textura....Beijão e otima semana para todas

    ResponderExcluir
  12. O cheiro é para acordar os vizinhos Tati!
    Ju - ele sai bem sequinho e mais durinho do forno. Vai amoleceno um pouco com o tempo - hoje estão mais úmidos. Mas a textura não é de pão, é mais para biscoito mesmo.
    Guarde em vidro bem fechado ou pote hermético depois de bem frios.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. ótimos biscoitos!! a massa é fantástica, vale até passar pouco recheio para aproveitar bem o gosto dela. e parabéns pelo site. não conhecia, vou começar a acompanhar mais!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Obrigada e volte sempre Filaiks!
    A massa é relamente boa, estou pensando em fazer outras coisas com ela!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. oie esses rugelach sao encriveis morei com uns judeus nossa todos os finais de semana eles comprava isso e o de chocolate e bom pra la tbm adorei a receita se vc tiver tbm que eles fazem pao cake de cheese e muito bom tbm beijo obrigada pela receita?

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...