quinta-feira, 2 de junho de 2011

Especiaria do mês de junho 2011 - páprica



Adoro olhar e observar as diferentes cores das especiarias. Não são incríveis essas pápricas em diferentes tons de vermelho?

Começando pela esquerda são: Pimentón de la Vera, páprica doce nacional, páprica doce espanhola e páprica marroquina.


Capsicum annum - família Solanaceae

Mas afinal o que é a páprica? Páprica são pimentões vermelhos e/ou pimentas secos e moídos. Simples assim, mas com muitas variações não só na cor, mas também no sabor, aroma e textura.

Foram os espanhóis os primeiros a secarem os pimentões que levaram da América para seu país de origem. Hoje em dia as pápricas mais conhecidas são a húngara e a espanhola.v Os países produtores também fabricam e vendem a páprica seca inteira, em pasta, em picles e o molho de páprica, produtos que infelizmente ainda não pude provar!

A páprica pode ser moída com ou sem as sementes, que são mais pungentes e de cor mais clara do que o fruto. Por isso normalmente a páprica vermelha escura é doce e a clara é mais picante. Mas isso não é regra geral porque também existem diversas variedades de pimentão e de pimenta que dão origem à especiaria, reparem que as pápricas da foto são todas doces e de coloração diferente.

A páprica no Brasil só é vendida de duas formas: a picante a a doce, mas existe ainda a agridoce e diversas classificações para a especiaria que variam de acordo com a qualidade da materia prima e técnicas de processamento. Elas recebem sobrenomes diferentes e a páprica de pó mais fino é considerada de melhor qualidade.




v
Utilização da páprica na Gastronomia


Tenho adorado brincar com a páprica e a tenho adicionado em quase tudo para testar! Só não usei ainda em pratos doces, parece não combinar...

A páprica dá cor e sabor aos alimentos. Não deve ser substituída pelo colorau (urucum), que tem cor parecida, mas sabor bem diferente.

Combina com carnes de todos os tipos, frango e frutos do mar. Um dos pratos mais famosos feitos com ela é o gulash húngaro, um delicioso ensopado de carne.

Na indústria é usada em salsichas e carnes processadas substituindo corantes artificiais.

Combina muito bem com ovos e queijos. O queijo quente fica super turbinado com ela! E o ovo frito então! Omelete, ovo mexido, cozido...

Ela tempera deliciosamente seu arroz, massa e quase todas as verduras. Polvilhe páprica por cima de sua batata frita ou cozida!

É muito usada em misturas de temperos porque ajuda a unir os outros ingredientes.

Se você não gosta do ardido da pimenta vermelha pode substituí-la em receitas pela páprica.

Ela não deve ser aquecida em excesso porque se torna amarga.

Deve ser guardada ao abrigo da luz e oxigênio, pois perde seu sabor e aroma com facilidade.

Tradicionalmente é vendida em latinhas lindas como essa abaixo.



v
O Pimentón de La Vera, da lata acima, é a páprica produzida na região de La Vera (Extremadura/Espanha) e tem denominação de origem controlada com selo e tudo! Fina, não? Eu só consegui comprar nos Estados Unidos em minha última viagem, aqui no Brasil não achei...

vEla tem sabor defumado porque os pimentões são secos em fogo de carvalho e existem três variedades: doce, picante e agridoce.

Eu não imaginava o quanto ela era defumada até provar! O sabor é muito interessante e ela dá um gostinho de churrasco por onde quer que passe, é um trunfo na cozinha! Eu uso muito em sanduíches de vários tipos.

vAs pápricas da foto

Comparando os aromas e sabores das pápricas da foto desse postagem, que são as que tenho em casa no momento, eu chego à uma conclusão muito triste: a brasileira não é boa, tem aroma de café torrado e infelizmente não se compara às outras de aromas e sabores mais vibrantes! A marroquina é muito fresca e tem cheiro super forte e um toque picante, fiquei apaixonada à primeira cheirada! A espanhola comum, também de latinha, é boa, doce e neutra, dá para usar com tudo.

E você, como utiliza a páprica? Conte para nós!


Veja abaixo as receitas publicadas no blog com páprica:

Sanduíche light de queijo minas e champigon

Bife de porco com páprica


29 comentários:

  1. Nossa Andréa!! Não sabia tudo isso sobre a páprica e confesso que nunca tinha parado pra pensar do que realmente seria "feita" a páprica !! Que explicações legais, adorei saber !! Realmente a páprica dá todo um glamour e gostinho especial as comidinhas !Hummm !! Adoro seu blog viu!!!
    Beijoos Tereza

    ResponderExcluir
  2. Olha só...
    Eu não fazia idéia de que Páprica era feita com pimentões!

    Muito interessante!!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro páprica, mas o marido não muito... então tenho que dosar bem para ele não reclamar.
    A defumada é a melhor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. tenho paixão por pimentas, apesar de um leve trauma com Jalapeño, rs.

    ResponderExcluir
  5. Favoritei seu blog junto ao meu, Cansei de Miojo.

    ResponderExcluir
  6. Adoro páprica! Gosto de usar em batatas coradas.Quando está no finalzinho do processo de corar eu salpico páprica doce. Hum....fica bom! E uma cor maravilhosa.

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, eu adoro páprica mas aqui em Cuiaba-MT
    so tenho acesso a aquelas de pacotinho que deve ser brasileira, mas não deixo por menos, eu defumo artesanalmente com raspas de madeira embebida em baunilha, fica como se fosse defumada com carvalho (hehehe).
    Bjs...

    ResponderExcluir
  8. Nossa, sempre coloco um poquinho de páprica no feijão e não fazia idéia de que era pimentão seco moído! Adoro o sabor que ela deixa, as cores sao realmente lindas!

    bjo, Andréa!

    ResponderExcluir
  9. Ta aí uma especiaria que ainda não marcou presença no meu acervo! ;) Anotei na lista de desejos.

    Fiquei muito interessada nessa páprica defumada.... hummm... deve ser deliciosa! Fico só imaginando o aroma...

    Bem útil esse post!

    Abraços culinários*

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela visita gente! Que bom que as informações foram úteis para vocês!

    Richie - no feijão nunca coloquei! Você me deu uma ideia: no feijão branco deve ficar demais, vou experimentar!

    Christian - perfeita sua receita!!

    bjs em todos

    ResponderExcluir
  11. Oi queridona, estou doida para comprar páprica defumada! Vc sabe onde posso encontrar?

    Ah! E quanto ao ruibarbo, se vc mora em SP ou tem costume de ir por lá, passa na Casa Santa Luzia e compre o seu! É carinho, mas vale a pena descobrir novos sabores, né???

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Andrea,

    Não é sobre páprica, mas é sobre especiarias e tenho certeza que vai chegar ao seu nariz e atiçar sua curiosidade. Esta semana fui apresentada a uma especiaria Libanesa chamada Suhmac (ou Sumac, em português -- a pronúncia é algo como Se'mar). Espetacular! Para onde eu corri atrás de mais informações? Para o Aromas e Sabores, lógico!! Você conhece Suhmac? Fica a dica para uma exótica "especiaria do mês" no futuro. Bjokas, Ana Cristina.

    ResponderExcluir
  13. Tamy,
    Moro no Rio e aqui nossos mercados são beeemm mais pobre infelizmente! Ainda não descobri onde comprar a páprica defumada no Brasil, mas se existe é em Sampa!

    Ana,
    Fico lisonjeada de ter lembrado de mim!! Conheço o sumac sim, tenho aqui em casa. É uma delícia e com ele faço o zatar, mistura de temperos que fica ótima em torradinha de pão pita! É usado também com cebola crua, fica interesante e colorida!
    Sua sugestão está anotada!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Hummm, adoro Páprica.. se puder poste mais coisas a respeito, sou uma grande apaixonada por Pápricas. Tenho muitas aqui em casa e carrego no carro também!

    Parabéns, pelo blog.

    ResponderExcluir
  15. gostei de saber do que é feito a páprica .
    não tinha minima ideia que é de pimentões

    ResponderExcluir
  16. Alguém sabe onde consigo comprar páprica defumada? Procuro temperos indianos também...alguém sabe onde consigo? Obrigada e abraços e parabéns pelo blog...Marcela

    ResponderExcluir
  17. Oi Andréa, Fla e a todos que curtiram essa matéria como eu! rs
    Adorei ampliar meus conhecimentos sobre esse tempero páprica. Costumo experimentar em variadas versões de cada prato.
    Não sabia que tinha páprica defuma Fla! Essa informação foi supreendente! A dosagem aqui em casa precisa ser bem moderada, pois meu love também reclama quando acentuo mais o sabor com algum tempero. Ciberabraços,

    ResponderExcluir
  18. Eu utilizo a páprica picante na pipoca junto com curry e pimenta-do-reino. Fica muito deliciosa, mas só eu como.

    ResponderExcluir
  19. É verdade que existe páprica defumada?

    ResponderExcluir
  20. Olá! Adorei o blog, mas fiquei com uma dúvida... Ela deve ser utilizada antes do cozimento, no preparo dos alimentos? No arroz, por exemplo, eu coloco no arroz ainda cru o sal normalmente e um pouco de páprica para dar o gosto? Fiquei com essa dúvida pq vc fala em polvilhar a páprica por cima da batata já frita ou cozida... Daí fiquei na dúvida se ela pode ser cozida junto do alimento, ou se usa só depois de cozido/frito/assado.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom gostou do blog Juliane! Pode usar a páprica para cozinhar também, pode colocar como você faz ou pode polvilhar, depende da receita e do resultado que queira obter.
      abçs,
      Andréa

      Excluir
  21. Andréa, parabéns pelo seu site. Gostaria de fazer duas perguntas. Eu sou cozinheiro, para casa e para os amigos, aprendi por osmose e coloco todo o amor no que faço pois tenho a certeza que podemos através da comida, do fazer, transferir, transportar e compartilhar o "servir"com os demais. Da mesma maneira que os temperos se transformam nos podemos transformar e canalizar a energia que doamos para a intenção que queremos. Não é uma questão de acreditar ou não e sim de experenciar.
    Bem, a primeira pergunta, é referente a Paprika no sentido de harmonizar com um determinado tipo de uva. Você sabe alguma coisa ou alguém que esteje lendo?!?! Estou com uma degustação para fazer de azeites e vou usar um mix de expeciarias onde uma delas é Paprika HOT smoked.
    A outra pergunta, é se você já experimentou a Paprika Negra?!?! Eu tive a felicidade e o privilegio de experimentá-la e comprá-la em Istambul, há anos atrás. Depois procurei por onde ando e viajo e a unica pessoa que conheceu foi o Nelo, domo da Bombay, mas infelizmente até agora não trouxe para o Brasil. Se você souber onde encontrar me avise. Ela é MARAVILHOSA. Nada igual!!!!
    Beijos,
    Fernando Rangel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom gostou do blog Fernando! Eu infelizmente não conheço nada sobre harmonização de vinhos com especiarias... A páprica negra nunca vi, agora você me deixou super curiosa!! Deve ser fantástica! Já vi a páprica verde em um livro, mas a negra nem isso. Muito obrigada pela informação, vou ficar de olho.
      abçs e obrigada pela visita

      Excluir
  22. Olá Andrea, ganhei paprica em pó, de uma amiga q chegou da Hungria. Quero fazer uma conserva picante q ela tbm trouxe de lá. Identifiquei dois ingredientes sementes de pimenta de cheiro, óleo de oliva e um aroma delicioso, que acha q era alecrim , mas depois da leitura do blog estou suspeitando q o aroma é da própria paprica. Abs e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Manuela! Depois me conta como ficou sua conserva.
      bjs

      Excluir
  23. Adorei o texto, e aqui no Rio de Janeiro no bairro da Freguesia em Jacarepaguá, tem um empório que vende a páprica defumada.

    ResponderExcluir
  24. Estou adorando seu blog!! 💚
    Eu uso páprica picante em tudo, principalmente no meu molho de tomate e na abobrinha e berinjela fritos na chapa!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...