domingo, 7 de agosto de 2011

Pinhão


Confesso que nunca me interessei muito em comer pinhão! Mas há anos estava curiosa para provar mas sem oportunidade. Outro dia passei no mercado e o pinhão olhou para mim, não resisti e resolvi fazer uma viagem aos Aromas e Sabores do pinhão!

Tirei fotos, cozinhei, descasquei, provei, pesquisei e fiz algumas receitas com ele. Puro como aperitivo não gostei muito, tem sabor de castanha obviamente, mas não sei porque me lembra um pouco o sabor do milho, que não gosto. Mas fiz um frango e uma farofa muito saborosos, receitas em breve! Desse meu passeio nasceu essa postagem que chega quase atrasada, bem no finalzinho da estação.

Pinhão - Auraucaria angustifolia

A árvore de onde vem o pinhão é também conhecida como Araucária-do-paraná e é muito comum no sul do Brasil e em alguns lugares do sudeste, cresce em altitutes elevadas e clima ameno. Infelizmente está em extinção!

No estado do Rio é estrela na região serrana onde acontece todo ano o consagrado concurso gastronômico de Visconde de Mauá. Outros festivais acontecem Brasil afora.

O pinhão é a semente da pinha, um fruto grande e de cor verde que tem de 15 a 20 cm de diâmetro e pode conter até 120 pinhões.

É um produto sazonal e sua safra é nos meses de inverno, de abril a agosto. O que compramos em mercados aqui no Rio vendido a quilo é pinhão já sem a pinha, que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente.

As fotos acima e abaixo mostram o pinhão cru por dentro. É bem branco e ele inteiro não parece com um ratinho sem rabo?!

É muito nutritivo, rico em amido, fibras, vitaminas do complexo B, A e C, alguns minerais e tem aproximadamente 195 calorias por 100 g.


Como cozinhar o pinhão


O modo mais prático é em panela de pressão. Cubra as sementes inteiras com água e deixe na pressão por aproximadamente 40 minutos. Eu esqueci e o meu ficou no fogo por 1 hora e meia... Ficou macio!

Quem quiser comer o pinhão puro deve colocar sal na água do cozimento, minhas leitoras disseram que não gostei muito pela falta de sal... Pode ser, mas eu não sabia qual receita ia fazer com ele!! Caso vá fazer receitas doces você não deve salgar.

No sul do país ele é também assado na chapa do fogão à lenha ou chamuscado diretamente no fogo. O sabor deve ficar interessante.


Como descascar o pinhão

Eu tentei de várias maneiras, mas acho que o que ajuda mesmo é a prática! Comecei cortando a ponta mais estreita e tentando apertar para que saísse sozinho, mas eu não tenho força, nem jeito... Por isso cortei parte da casca, verticalmente com a pontinha de uma faca, que se abriu e dessa forma o pinhão saiu inteiro. Vi um vídeo que recomendava cortar o pinhão ao meio longitudinalmente e cutucar a polpa que sai facilmente, mas eu queria os meus inteirinhos para a foto.

Existe um aparelho tipo descascador de nozes especial para pinhão, que parece ótimo para quem consome com regularidade.

Depois de descascado ele pode ser congelado e aproveitado em receitas o ano todo!


Uso do pinhão na Gastronomia

Os povos indígenas já consumiam o pinhão há centenas de anos atrás!

Ele faz parte da culinária tradicional de Santa Catarina e do sul do país onde é consumido puro como aperitivo e aparece em preparações doces e salgadas das mais diversas.

Uma das receitsa típicas é a paçoca de pinhão, onde ele é usado triturado com toucinho, carne e temperos.

O pinhão é tão versátil quanto qualquer outra castanha e pode entrar na composição de pratos com carnes, frango, peixes e frutos do mar.

Pode ser incluído em lasanhas, panquecas, nhoques e massas diversas.

Pode ser usado em sopas, molhos e comidas cremosas ou ser usado moído como uma farofa para dar crocância a pratos diversos.

Pode ser usado em saladas, com legumes e em pratos de arroz.

Em sobremesas dá sabor a bolos, tortas, biscoitos, musses e doces variados. Pode ser usado como recheio de massas como pastéis fritos e de forno e folhados.

A imaginação é o limite! Já vi até estrogonofe de pinhão... Bem vegetariano, uma boa opção para substituir a carne de soja.

No sul existe também a farinha de pinhão produzida em pouca quantidade e de forma artesanal que pode ser usada para fazer bolos, pães, macarrão e biscoitos. Deve ser interessante, se alguém já usou conta pra gente!

E você já comeu pinhão? Como gosta de fazer?

Para saber mais
http://www.brasilsabor.com.br

Fotos da fruta inteira
http://www.panoramio.com

Site com concurso do RJ com várias receitas
http://www.mauagastronomico.com.br

15 comentários:

  1. Gostei muito de saber um popuco mais sobre o pinhão,sempre olhei nas prateleiras do supermercado ,curiosamente nunca comprei,mas depoios das suas explicações, da próxima vez vou levar, estou aguardando ansiosamente suas receitas.

    Beijoos

    www.mundodosabor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Andréa, eu adoro pinhão desde novinha. Como existem várias araucárias na fazenda de meu avô, minha mãe cozinhava para mim desde que eu era bem criança.
    Para tirar o pinhão inteirinho de dentro da casca ele precisa cozinhar bem até que a casca esteja rachada.
    Vai ficar uma grande rachadura do lado do pinhão e você vai conseguir ver a parte branca por dentro. Aí é só apertar a parte gordinha que a parte branca irá deslizar para fora!
    Espero que dê certo.
    Beijos
    Giselle

    ResponderExcluir
  3. Curioso que cá em Portugal pinhão é algo completamente diferente!!!! É um fruto seco que nasce nas pinhas das pinheiras.

    ResponderExcluir
  4. Andréa,
    Morando na terra do pinhão, claro que já fiz muitas vezes e gosto muito.
    Tenho publicado sopa, casadinho, entrevero e uma cuca de goiabada com pinhão.
    Se interessar, veja esse post, que mostra tudo sobre ele, inclusive a pinha, que tive o prazer de fotografar! Afinal, os pés estão à minha volta e as pinhas vão para o mercado municipal também:
    http://www.nacozinhabrasil.com/2009/06/semente-da-araucaria.html
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Menina, aqui em casa eu também cozinho o pinhão na pressão, mas não deixo DE JEITO NENHUM de colocar sal na água...
    Sem sal, fica sem graça.... Talvez por este motivo você não tenha gostado muito...

    Tenho uma receita aqui na gaveta prá fazer com pinhão, mas ainda não tive tempo: Risoto de Pinhão com Carne Seca!!! Deve ficar uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andréa, eu adoro pinhão, eu faço quase da mesma forma que vc, com uma diferença, aprendi com minha mãe, que antes de colocar os pinhões para cozinhar, devemos fazer uma corte na ponta mais fina em cruz, assim ele cozinha com mais facilidade e é mais fácil de sair da casca, sempre fiz isso e sempre deu certo...hehe. No mais, já fiz uum cozido de pinhão com linguiça que é uma delicia. Adorei saber mais sobre ele. super informativo. Uma ótima semana...bjos

    ResponderExcluir
  7. Menina, eu adoro pinhão, aqui no sul tem muito, onde moro agora no inverno temos barraquinhas espalhadas pela cidade que vende já cozidinho. Adorei seu post sobre pinhão!
    Boa semana
    Gra
    www.entrecoposepratos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pois é gente,
    Pinhão aqui no Rio é alimento exótico! heheh

    Giselli - cozinhei por bem mais de uma hora e a casca não rachou... snif

    Aninha - não coloquei sal na água porque estava pensando em fazer uma receita doce, que não rolou. Ainda!

    Josy - fiz esses cortes em alguns pinhões mas não vi muito diferença na hora de descascar...

    Ano que vem pretendo explorar um pouco mais esse ingredientes e suas receitas.

    bjs em todos e obrigada por passarem por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Moro em Santa Catarina e dese criança a gente se diverte com o pinhão, é mais que um alimento, é uma tradição passada pelos povos indígenas que permanece forte até os dias de hoje. Pinhão cozido na água, sapecado na chapa do fogão a lenha ou em uma fogueira com os galhos do pinheiro. Não precisa inventar receitas exóticas, basta pinhão e uma boa garrafa de vinho que a festa ta garantida.

    ResponderExcluir
  10. Pinhão é muiiiiito bom *_ *


    mas capricha no sal..sem ele ão da!

    ResponderExcluir
  11. Oi! o melhor jeito de comer o pinhhão é pondo quase inteiro na boca e mordendo antes do fim da casca. se ele está cozido, sai inteirinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee Elis, sempre fiz isso também... eu não tenho pavimento de ficar descascando um a um devido o amor que tenho por pinhão além de saber que é sazonal, eu sempre compro dois kilos e como tudo praticamente de uma vez só, meu pai nos ensinou a gostar de pinhão desde pequenos, ele era paranaense.

      Excluir
  12. É especial e maravilhoso. No sul, em época de pinhão faz-se festa! O pinhao na chapa do fogão ou sapecado na própria grimpa do pinheiro é uma delícia e vai bem com um bom vinho seco!

    ResponderExcluir
  13. O pinhão é muito gostoso e muito nutritivo eu adoorooo... Provem é uma delícia .❤

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...