terça-feira, 20 de março de 2012

Limpando o armário de especiarias



Algumas semana atrás resolvi limpar meu armário de especiarias. Vejam só como ficou minha bancada!

Infelizmente tive que jogar vários temperos fora, porque seu aroma já havia se perdido há tempos. Eu não coloco data nos potinhos porque me guio pela aparência, cheiro e sabor, não posso me livrar de especiarias difíceis de comprar, essas ficam guardadas por anos a fio. E sabe que algumas duram muito mais do que sua validade?

Mas de tempos em tempos tenho de fazer uma limpeza e arrumação geral, senão me afogo em tantos vidrinhos.

Esses acima ficam somente em um dos armários da cozinha. Tenho vidros grandes em outro armário, esses vidros pintados que uso sempre, e um gaveteiro de especiarias mais raras que não fica na cozinha. Um dia ainda vou reunir todo mundo para uma foto!

O que eu joguei fora

Especiarias em pó que estavam grudadas, úmidas ou com sinais de mofo.

Especiaria com nenhum aroma! Essa não serve para cozinhar.

Especiarias que quando comparadas com uma mais nova estavam fraquinhas coitadas!

Misturas de especiarias antigas. Essas duram pouco! Algumas que eu guardava já tinham mais de três anos. Lixo e bora fazer mais!

Dica: ao lavar algum vidrinho para reutilizar lave muito bem e higienize com álcool ou água clorada. Depois seque muito bem! Se ficar um pouquinho úmico vai estragar sua especiaria.




Resolvi também arrumar minha coleção de pimentas secas, minha mãe achou esses vidros pré-históricos que estavam encalhados. Não ficaram lindinhas?

O único problema é que não tenho onde colocá-los. Vão para dentro do armário do meu quarto. É o fim! Um dia desses meu muquifo vai estar cheirando a canela...

13 comentários:

  1. Esses vidros são lindos, e com as especiarias ficaram mais lindos ainda.
    Merecem um lugar de destaque.
    Abraços
    Lella
    www.ballelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. No armário uso cravos espalhados para evitar traças, e deixam a roupa com um cheiro muito agradável! e eu sou fresca para odores.
    Canela eu uso para odorificar a casa após cozinhar peixes, bacalhau, camarao. Basta ferver os paus de canela e deixar sobre o fogão. Dá até felicidade!
    As suas pimentas tem nome, mas as outras especiarias não tinham!! Como você distinguia? Uma vez fui pra SP, comprei tantas que fiquei com medo de ser parada no onibus como traficante!! rá rárá! Mas venceram, claro, embora não tenham ficado com essa descrição. Os vidros estão lindos. Vou postar o que fiz para colocar as minhas , talvez te ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela,
      Eu espalho lavando pela casa...
      As especiarias não tem nome porque assim eu me forço a reconhecê-las! :) Mas pimentas secas ainda não consigo distinguir.
      bjs

      Excluir
  3. Preciso urgentemente fazer a mesma coisa com as minhas. Sempre quis ter um armário só para guardá-las em um único lugar, fica mais fácil controlar validade e coisa e tal.

    Gostei dos vidros todos iguais. Existem no mercado umas etiquetas bem legais para organizar(nome, data e validade), só não me lembro do nome da empresa que fabricam.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loudes,
      Eu gostaria de ter um closet para as minhas!! hahaha Estão espalhadas pela casa, mas de certa forma estão organizadas.
      bjs

      Excluir
  4. Andréa, dias atrás fiz o mesmo que vc, joguei algumas especiarias fora, por estarem velhas e sem cheiro algum. Já vi uns vidrinhos nas lojas de produtos chineses, acho até que comprar uns pra colocar algumas que vem em saquinhos.
    Adorei seus vidrinhos, e gostaria tbm de ter um closet para minhas especiarias, rsrs.
    Bjs querida e Boa Tarde

    ResponderExcluir
  5. Andréa: tbém tenho uma parte na cozinha só para os temperos, mas não chegam nem aos pés dos seus! Caramba! Quanta erva! hahaha..
    Se bater a polícia... sei não, rsrs..

    Bjinhus..

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita pessoal!!

    É isso mesmo, se der polícia estou numa fria... Muitas substâncias não identificadas no armário... hihihi

    bjs em todos

    ResponderExcluir
  7. Deixa eu te contar um fato bem desagradável que me aconteceu...rs! Estava eu arrumando meus armários, quando peguei no de sementes de papoula e derrubei... Isso foi há alguns anos e você acredita que nem tinha usado? Logo a seguir já não encontrei mais à venda.
    Menina do céu, aroma é o que não falta em sua casa!
    Aguarde cenas do casamento..., motivo do meu sumiço...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Andréa, tudo bem?
    Aconteceu algo comigo e gostaria de te contar, como sei que você é especialista em especiarias vim correndo pedir a sua ajuda. Eu uso muito gergelim aqui em casa tanto o claro como o preto e esses dias eu fui usar o gergelim preto numa salada e qual não foi a minha surpresa, quando abri o pote saiu umas "mariposinhas" voando e dentro do pote tinham outras várias mortas, ecaaa, tive que jogar tudo fora e fiquei muito triste, você sabe o por que isso aconteceu? Será que armazenei de forma errada? Eu coloquei num pote de plástico com tampa (tipo requeijão) e guardei dentro do armário. Depois disso não comprei mais! Mas gostaria muito de voltar a comprar.
    O que fazer para que isto não aconteça, poderia me ajudar, por favor?
    Obrigada!
    Bjss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silene,
      Eu tirei até foto das "minhas mariposinhas" para mostrar no blog, mas ainda não postei! Esse bichinhos tem aparecido muito aqui em casa, principalmente nas farinhas e acho que já vem com elas porque, começam como larvas e às vezes aparecem em pacotes fechados. Quase caí para trás quando abri um vidro e o bicho saiu voando... hehehe
      Ainda bem que o gergelim é barato! Armazenar na geladeira ajuda a evitar, sementes como o gergelim (e a farinha) você pode colocar, mas outras especiarias não são recomendadas.
      bjs

      Excluir
    2. Olá Andréa, obrigada pela ajuda! Não sabia que podia guardar gergelim na geladeira, vou começar a guardar o meu agora. Você tem toda razão, esses bichinhos devem vir, já, junto com a farinha e gergelim na embalagem, não é possível, eles aparecem do nada e tentam acabar com a nossa festa, ainda bem que tem você para nos ajudar. :))
      Bjooo
      Sileni
      www.viveraprendendo.com

      Excluir
    3. De nada Sileni! Ainda vou fazer a psotagem sobre os bichinhos...
      bjs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...