terça-feira, 8 de maio de 2012

Tamarindo





O tamarindo é uma fruta originária da África que se adaptou perfeitamente ao clima do Norte e Nordeste do Brasil. Seu nome vem do árabe e significa tâmara da Índia, onde também cresceu e frutificou.

É uma vagem longa e quebradiça quando madura, com poupa fibrosa, cheia de sementes e muito ácida.

A fruta é rica em carboidratos e minerais como potássio, cálcio e fósforo. É digestivo, laxante e considerado um tônico para o coração.

Aprendi ao fazer essa postagem que ele é ótimo para limpar cobre. Preciso urgente de uma panelinha de cobre para testar!

Na cozinha indiana, no sudeste asiático e na América Central é usado no lugar do limão e do vinagre para conferir acidez aos pratos salgados. Por isso é considerado por muitos como uma especiaria.


Utilização na gastronomia

Aqui no Brasil o tamarindo é muito usado para fazer sucos e refrescos. Bebidas gasosas de tamarindo e xaropes são comuns em alguns países das Américas.

Quando criança eu adorava as balas de tamarindo, muito duras e envolvidas em ecológicas embalagens de papel branco. Elas ainda são vendidas em sinais de trânsito aqui no Rio, a bala é a mesma, mas a embalagem é de plástico, uma pena!

Raspadinhas e sorvetes de tamarindo são gostosos e refrescantes.

Ele é rico em pectina por isso é um excelente ingrediente para geleias e chutneys (tenho uma receita AQUI). É usado também em conservas e picles.

Na cozinha indiana, tailandesa e do sudeste asiático é usado para temperar curries de carne e legumes, lentilhas e leguminosas em geral. É muito usado em sopas e com arroz.


Combina com carnes, principalmente aves e porco podendo ser usado em marinadas para assados e grelhados. Experimente usar o tamarindo misturado a molho de soja ou com um pouco de açúcar com os temperos que quiser.

Também combina com peixes e frutos do mar e é muito usado em molhos diversos.

Em produtos industrializados é encontrado no molho inglês e molho barbecue.




Como retirar a poupa do tamarindo

Existem diversas formas de retirar a poupa. Uma delas é descascar o tamarindo e deixá-lo de molho em água por uns 30 minutos e depois passar tudo pela peneira. A poupa resultante está na foto abaixo. Ela pode ser guardada em geladeira, congelada ou ainda transformada em xarope para uso posterior.

Para fazer sucos ou preparações doces a fruta sem casca pode ser fervida com água e açúcar até soltar dos caroços e só depois passada pela peneira.

Esse bonito tamarindo da foto que comprei em um hortifruti famoso estava quase todo bichado. Então cuidado ao comprar e fique de olhe em qualquer furinho na casca.





Onde/como comprar

Aqui no Brasil encontramos o tamarindo fresco em feiras e hortifrutis sem muita dificuldade. A poupa congelada é vendida normalmente em saquinhos de 100 gramas.

Em mercados asiáticos ele é vendido em blocos(prensado e seco), em pasta ou em concentrado(líquido escuro da cor do melado). Os blocos devem ser partidos e o pedaço a usar deve ser deixado de molho em água ou caldo. O concentrado e a pasta podem ser adicionados diretamente à panela.

Quando eu preciso de tamarindo para fazer uma comida gosto de utilizar o congelado, que é muito prático.


E você utiliza o tamarindo na cozinha? Como?

8 comentários:

  1. Andréa, adorei conhecer essa utilidade do tamarindo! Já tomei suco, sorvete, geleia, fora as famosas balinhas, mas não sabia do uso da fruta como tempero. Agora terei que ir atrás de tamarindo para testar, provavelmente no mesmo hortifruti famoso (que, cá entre nós, às vezes deixa bem a desejar). Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Tamarindo é demais - o suco é maravilhoso e eu também faço um molho dessa fruta, para frango que é nota mil.

    Eli

    ResponderExcluir
  3. Quando as frutas são completamente isentas de ataques significa que foram usados defensivos. Não há muita saída

    ResponderExcluir
  4. Tem pé de tamarindo numa praça perto de casa, quintal da casa de minha avó. No pátio das escolas que estudei também. Nunca me atentei ao privilégio de não precisar ir ao mercado para consumir o tamarindo (viva o nordeste:)!). Não sabia que poderia usar na carne...vou experimentar! Parabéns pelo blog! Obrigada por compartilhar sua experiência e conhecimento! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edméia,
      Obrigada a você pela visita e comentários!! Ter um pé de tamarindo por perto é tudo de bom!
      bjs

      Excluir
  5. Adoro mta marindo...sabia que é bom p fígado e vesícula? descobri no tio google...rs.. me deu agua na boca.... me ajudou mto com o mal estar pedras na vesícula...bjus linda

    ResponderExcluir
  6. Amei descobrir os benefícios do tamarindo agora como tempeiros vou esperimentar amei amri muito obrigada

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...