Lembra da matéria sobre as sementes de papoula? Então, como prometido hoje é dia de falar sobre as sementes de papoula brancas.
Na verdade elas são de cor creme e não brancas como neve. E seu sabor é um pouco mais suave do que as roxas.
São mais raras e apesar de nativas do Mediterrâneo são hoje em dia produzidas somente no Oriente e pricipalmente na Índia. Por lá elas chegaram com toda força com os ingleses e suas plantações de ópio, época em que as sementes eram descartadas. Até que a população local começou a utilizá-las como agente para engrossar caldos, sopas e molhos. Espertos eles! As sementes são muito mais saborosas do que farinha e não contém glutén. As plantações de ópio se foram junto com os ingleses mas o hábito de consumir as sementes ficou.
Como usar na culinária
Os indianos tostam as sementes e as deixam de molho por 3 a 4 horas. Depois elas são trituradas sozinhas ou com especiarias para fazer uma pasta. Essa pasta é usada para engrossar curries, pratos com lentilhas, peixes, carnes, etc.
Outra forma de utilizar é tostar e moer. A "farinha" resultante é utilizada nas preparações.
Também são usadas como sua irmã roxa, em pães e confeitaria para dar sabor e textura.
Podem ser incluídas em carne moída para fazer bolinhos e recheios diversos.
Onde comprar?
Aqui no Brasil nunca vi para vender gente! Eu comprei em lojas de especiarias e produtos indianos nos Estados Unidos onde são baratas e fáceis de achar.
Oi Andréa,
ResponderExcluirComo sempre, vc nos enriquecendo com informações sobre coisas que a gente nem sequer sonha que existem. Estas sementinhas sendo uma delas. Nunca ouvi falar. Muito informativo seu post, adorei!
Pois então Andréia, não e conformo que no Brasil foi proibida a venda da sementes de papoula, acho elas tão lindas na confecção de alguns pratos. É uma pena né? excelente seu post. Beijinhos
ResponderExcluirMuito interessante :)
ResponderExcluir