Eu provei esse queijo ano passado quando estive no Colorado, Estados Unidos. Voltei para casa, não anotei o nome do queijo e esqueci. Cismei que ele se chamava "Blue Moon" e não encontrava informações sobre ele de jeito nenhum... Por isso só estou publicando agora!
Esse é um dos queijos que nascem normais, mas que são então deixados em infusão em vinho ou outra bebida alcoólica para adquirirem uma camada externa colorida ou mais escura e um sabor diferente da bebida.
Há queijos do mundo inteiro feitos com bebidas alcoólicas, com vários tipos de vinho: tintos, brancos, proseccos, barolos, do Porto, etc. e também com cerveja, cidra, e até com a sueca Aquavit. Os queijos podem ser produzidos ja misturados à bebida, deixados em infusão ou também lavados com ela.
Esse Purple Moon é americano, feito a partir de um queijo cheddar branco maturado por seis meses e deixado em infusão em vinho tinto da Califórnia. Seu sabor é muito interessante, me senti comendo queijo e tomando vinho ao mesmo tempo. Na parte interna senti o sabor forte do queijo e na parte externa um adociado ligeiramente alcoólico.
É um queijo perfeito para ser degustado como petisco, puro em cubinhos ou com biscoitos e pães.
Consigo também imaginá-lo derretido em sanduíches, mas pensando muito bem para combinar os sabores.
Algumas queijarias brasileiras produzem queijos feitos com vinho. Ainda não tive a oportunidade de provar.

Nossa, adoro queijos! Aqui no sul tem uma festa anual de degustação de queijos, que é maravilhosa, esse eu não conhecia. bjs
ResponderExcluirAqui em Santa Catarina, na BR 282, próximo a cidade de São José do Cerrito existem uns comércios que produzem este tipo de queijo, é muito bom!!
ResponderExcluir