quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tábuas de corte



Já falei neste post sobre segurança alimentar que tenho a feia mania de "inspecionar" a cozinha dos outros. Quietinha, é claro, guardo minhas descobertas somente para mim!

Mas reparo que as pessoas compram equipamentos de última geração, utensílios incríveis, coloridos e lindos para todos os fins. Mas a tábua de corte é, de modo geral, aquela encardida, rachada, envergada e corroída de madeira velha que ganharam no chá de panela. De tão velha e usada parece que foi herdada da avó.

Por isso, e para chamar a atenção sobre o assunto, achei pertinente incluir no blog uma matéria sobre as tábuas de corte, os tipos de material encontrados, dicas para escolher e como mantê-las.


Os diferentes materiais

As melhores tábuas para cortar, segundo meu entendimento, são as de madeira e as de polietileno. Meu sonho é ter uma bancada imensa com aquele "tronco" de madeira rústico parado ali me convidando para cozinhar. Como isso ainda não é possível comprei essa tábua redonda da foto que é bem grossa, carreguei seu peso em uma viagem e por isso tenho pena de usar, não tenho coluna para carregar outras. Virou meu modelo para fotos, ai de alguém que cortar algo nela!

Você deve estar me perguntando...  " e a madeira não guarda bactérias?" Apesar da má fama de tábuas de madeira no Brasil e sua proibição em estabelecimentos comerciais pela Anvisa, novos estudos demonstram que tábuas velhas e mal lavadas é que são perigosas. As bactérias entranham tanto em madeira quanto em polietileno, mas na madeira, por alguma razão ainda não estabelecida, elas se multiplicam em menor quantidade. Isso mesmo que você entendeu, parece que a madeira é mais segura, mas os especialistas ainda não chegaram a um acordo. Quando falo em madeira não é aquele pedaço de pau cortado de qualquer jeito, é uma tábua de madeira de qualidade bem tratada para uso em cozinha.

Outras considerações madeira X plástico: a madeira não pode ir na máquina de lavar nem ser deixada de molho em solução clorada, mas é melhor para o fio das facas, se machuca menos e tem maior durabilidade.
 
Enquanto não compro uma cozinha nova para minha tora de madeira, as que utilizo mesmo são de polietileno. Tenho uma branca grande que uso quando cozinho em maior quantidade, ela também me ajuda com as fotos "segurando o pano de fundo". Essa branca com alça de silicone da foto é muito prática e está aqui faz tempo, eu uso para carnes e a laranja para vegetais, frutas e outras coisas. Minha mãe usa para qualquer coisa, o que faz com que meus cuidados sejam inúteis. A preta é ótima, mas engana, tenho que lavar com muito cuidado. Quanto mais clara a cor da tábua mais higiênica ela é.

As tábuas de vidro são lindas, modernas, mas péssimas! Fazem um barulhão danado, escorrega, parece que a faca não vai até o final do alimento e ainda por cima a faca usada nela perde logo o fio. Eu comprei essa bonitinha da foto que é usada somente para apoiar alguma comida já cortada em outro lugar. Em relação às bactérias ela é super segura.

Existem tábuas de bambu, eu tenho uma bem pequena, mais um modelo de fotos que escapou da câmera dessa vez. O bambu é parecido com a madeira em durabilidade e cuidados, e de modo geral são tábuas produzidas de forma ecologicamente correta. 


Tábuas especiais

Já existem tábuas com antiderrapante para não escorregarem na bancada, o que é uma boa ideia!

Existem madeiras especiais e materias novos sendo usados em tábuas que são reciclados e não acumulam bactérias. Mas ainda não vi vendendo no Brasil. Um desses materiais, chamado de Epicurean, pode inclusive ir ao forno. Achei o máximo e já está em minha lista de compras para a próxima viagem!

Existem tábuas de vários materiais que se ajustam sobre a pia. Ótimas para quem tem pouco espaço.

Também vejo muitas tábuas de formatos engraçados como porquinhos, frutas, etc. Essas aqui em casa com certeza seriam ótimos modelos para as fotos.


Como escolher

Não compre uma tábua que seja maior que sua bancada, mas escolha um tamanho que atenda a quantidade de comida que você faz.

Não compre somente pela beleza. Escolha uma tábua de bom material, peso e espessura para que fique firme ao ser usada.

Algumas tábuas de plástico muito baratas não duram nada e "se cortam" com muita facilidade. Não economize, compre uma tábua boa que ela vai durar mais.

Se possível tenha duas tábuas de cores diferentes. Uma para ser usada com verduras, frutas e alimentos que serão consumidos crus e outra para carnes, frango e peixes.

Se você for fã de churrasco, compre uma somente para esse fim.

Se você for fraquinha como eu evite as muito pesadas. Aquela minha cozinha nova com tora de madeira inclui muitos empregados...


Lavagem/cuidados

Todas as tábuas devem ser lavadas com água e detergente e bem esfregadas. As que podem ir na máquina de lavar devem ser lavadas lá, pois a água quente facilita a limpeza e também ajuda a matar as bactérias.

Deixe-a secar bem, principalmente se for de madeira, e guarde-a em local seco e fresco. O excesso de calor pode entortar a tábua.

As minhas de polietileno levam uma boa esfregada de tempos em tempos com água sanitária para tirar o encardido. Infelizmente esse mesmo tratamento não pode ser feito na madeira, mas ela pode ser esfregada com vinagre puro.

Eu também borrifo álcool 70° em minhas tábuas antes de usar e deixo-as secando naturalmente.

Acho que a melhor dica é: sua tábua ficou velha, não tenha pena e troque por uma novinha.


Dica para usar uma tábua de corte

Se a sua tábua não tiver antiderrapante, utilize um pano de prato ou perfex bem esticado em baixo da tábua para que ela não escorregue na bancada ao ser usada.


9 comentários:

  1. A minha, de madeira, era a "tábua da salvação", mas depois de um discurso do meu filho sobre bactérias, eu a aposentei "por invalidez". Comprei uma de vidro e é isso tudo mesmo que você disse. É decorativa, só. Acho muito interessantes as abordagens que você faz! Sugiro uma galeria sobre os objetos usados pelas nossas avós, os utensílios culinários daquela época são um outro universo! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post de hj, Andréa! Já faz algum tempo que li a respeito da segurança das tábuas de madeira, achei o máximo pois são realmente uma das melhores. Hj tenho dado preferência às de bambu e estou gostando bastante. Se de boa qualidade, duram bastante e são bem bonitas. Obrigada pelas informações, como sempre, muito úteis.

    ResponderExcluir
  3. Tábua de vidro me dá muita, mas muita aflição. Só de imaginar que pode quebrar e afins, ui! Já tive que usar…

    Creio que tenho uma branca igual que descreveu… só para mexer com chocolate! hahahah #GordiceMaster

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, se eu trabalhasse com doces também teria uma só para esse fim!! Chocolate e cebola não combinam, não é? Acho que vou comprar outra tábuas já! :)

      Excluir
  4. A minha é de polietileno branca, mas estou a caça de uma de bambu. Os utensílios de bambu são ótimos, e secam rápido depois de lavados.
    Tenho uma tábua de vidro também, é péssima para o corte e só serve para servir frios mesmo. E sempre dá medo de acabar cortando os dedos porque escorrega tudo.
    Independente da tábua, a higiene é primordial. Aqui eu determinei que cada lado da tábua é para um tipo de alimento. As frutas tem a sua exclusividade, banana com gosto de pimentão não dá, não é? Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ótimas sua dicas, Andréa.
    Muito úteis e boas para facilitar nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  6. Excelente dicas Andréa, aqui em casa eu tenho de polietileno para frango, uma para carne e outra para saladas. Hoje em dia é necessário ter muito cuidado com a higiene. Vou procurar a de bambu, creio que deva ser ótima para muitos fins. Bjocas

    ResponderExcluir
  7. Òtima postagem, eu também tenho a mesma preocupação da contaminação cruzada, tenho duas tábuas mais de plásticos meu próximo investimento será uma de madeira.Muito útil sua dica

    ResponderExcluir
  8. Que bom gostaram da postagem pessoal!

    Eu vi tábuas de bambu lindas na Liberdade! E grandes!! Fiquei tentada, mas estava sem grana.

    bjs em todos e obrigada por comentar.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...