Fiquei muito feliz quando encontrei esse queijo de Marajó para comprar na viagem que fiz a Belém do Pará. Assim posso mostrar para você nessa coluna um queijo bem brasileiro e ainda desconhecido da maioria de nós. Nosso guia me disse que esse da foto que comprei é de boa qualidade como os que ele costuma comprar em viagens pelo interior do estado.
O queijo de Marajó é feito com leite cru de búfala desnatado, resultando em um queijo de cor bem branca que chega a ser azulado! Ele é feito pela coagulação natural do leite, não é usado fermento lácteo, e sua massa é cozida. Ele não é prensado e adquire a forma do recipiente onde é envasado depois de descansar por 28 dias.
Por ser de búfala, é um queijo mais leve e tem um teor de colesterol menor do que de outros queijos.
Existem dois tipos de queijo de Marajó: o do tipo creme e do tipo manteiga. Esse é do tipo creme. A nomenclaruta tem a ver com o método de produção, usando creme ou manteiga, não com a textura do queijo, como eu pensei a princípio.
É um queijo produzido em toda a ilha de Marajó, inicialmente com leite de vaca, que foi sendo substituído aos poucos com o aumento do rebando de búfalos.
O queijo é produzido em sua maior parte de forma artesanal por pequenas e médias queijarias e ainda há muito esforço para que se consiga a padronização do produto. Existe um movimento para que o queijo receba uma certificação nacional, tenha uma denominação de origem e possa ser comercializado em todo o país. Que a espera seja breve!
Ele tem sabor bem adocicado, salgadinho, é forte de início, mas depois seu sabor se torna suave na boca.
Como utilizar na culinária
Eu gostei mais dele quando derretido, ele mantém a forma e fica com uma linda cor gratinada.
Provei pela primeira vez sobre um filé no restaurante Remanso do Bosque e depois aqui em casa experimentei por cima de um frango grelhado com molho pesto e em vários sanduíches. Gostei de tudo.
O queijo pode ser adicionado a risotos, quiches, recheios para massas, tortas, etc. Vi uma receita do queijo à milanesa que me deixou com água na boca. Pena que o meu pedaço já acabou!
Ele pode ser servido com doces, como o de cupuaçu ou nossa tradicional goiabada.
E você que é do Pará! Me conta como gosta de comer e usar o queijo de Marajó na culinária.

Olá, olá...
ResponderExcluirPassei para ver as novidades e para te desejar um excelente fim-de-semana, com muitas criações apetitosas...
Até breve....
Beijinhos
Oi Andréa! Moro a poucos meses em Belém e semana passada tive o prazer de conhecer a Ilha de Marajó. Experimentei o queijo marajoara e achei divino. Infelizmente não tinha mais pra vender devido ao fim do ano. Você poderia me dizer onde comprou em Belém? Estou ansiosa pra comprar...
ResponderExcluirQue delícia conhecer a ilha de Marajó Francianne! Eu comprei o queijo no ver-o-peso, em uma barraca perto da rua. Vai perguntando que você acha...
Excluirboa sorte!
bjs
Na verdade há um grande equivoco em achar que o leite de búfala é menos gorduroso que o de vaca, muitas vezes é até mais.
ResponderExcluirA muçarela de búfala é mais gorda que a de vaca, ocorre uma diferença no tipo de gordura, na estrutura das moléculas, e na quantidade de betacaroteno dos leites.
Obrigada pela explicação Joca.
Excluirabçs