quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Maça caramelada, uma receita que não deu muito certo e um termômetro incapaz



Tentei pela segunda vez fazer maçãs carameladas. Não daquela vermelha, mas da do tipo americana com cobertura de caramelo de leite, tipo bala toffee. Elas são vendidas como doces gourmet nos Estados Unidos e são imensas e caras! Tive a felicidade de ganhar uma de presente uma vez, viciei e compro sempre que posso. Algumas tem só caramelo e outras trazem grudados, de bonus, uma variedade imensa de pedaços de chocolates, castanhas e doces.

O coitado do caramelo ficou um pouco mole demais, melado, fora do ponto e por isso teimou em escorrer para a base das maçãs. Ao tentar levantar as frutas, parte do caramelo ficou ali desperdiçado, grudado no papel.

A única maçã que ficou decente foi essa com amêndoas da foto, as amêndoas grudaram no caramelo, deixando-o mais uniforme e protegendo os dedos da "meladeira". Mas não a boca nervosa.

E como as fotos ficaram boas resolvi colocar a receita aqui para quem quiser tentar. O gosto é ótimo e independe do ponto do caramelo correto.




A receita que usei é do livro Apple Cookbook e leva açúcar mascavo e leite condensado, deixando o sabor mais complexo e a cor mais escura.


Ingredientes para o caramelo (para 10 a 12 maçãs)

100 g de manteiga
2 xícaras de açúcar mascavo
1 lata de leite condensado
1 xícara de karo (um vidro de 360 g)
2 colheres de chá de extrato de baunilha

Como fazer

Leve todos os ingredientes ao fogo médio e cozinhe até formar um caramelo em ponto de bala dura.

A receita pede 118° C, mas acho melhor deixar um pouco mais. Eu usei um termômetro a laser (que não é o indicado neste caso) que estava marcando mais do isso...

Espete as maçãs lavadas e secas em um palito de churrasquinho e passe no caramelo quente. Coloque-as sobre papel manteiga.

Se quiser, passe as maçãs já carameladas e ainda mornas por castanhas variadas ou pedaços de chocolate.

Usei umas mini maçãs do tipo Gala, que teriam ficado uma graça! Utilize a maçã que quiser, eu gosto muito da verde feita assim, a acidez dá um contraste especial.




Minha culpa pelas maçãs mal feitas foi repartida com o termômetro que está envergado, sem condições de trabalhar perfeitamente. Mal comprei e ele ficou grudado na gaveta, não vi o que era, puxei com força e ele se entortou! Isso porque demorei anos para comprar um, e nem tinha usado!

A bagunça com chocolate é explicada pela minha total imbecilidade de tentar grudar o chocolate no caramelo ainda muito quente. Grudou!! E derreteu! E grudou em tudo a sua volta. E nas maçãs também.

Minha bancada de trabalho terminou o dia limpinha, o papel manteiga me protegeu de mais uma lambança!

A incapacidade do termômetro e a minha em trabalhar com pontos de calda me deixaram chateada, mas não deixei de aproveitar da grande vantagem da Gastronomia e comi meus erros, feliz da vida!



10 comentários:

  1. Olá Andréa!
    Adorei essa mistura de caramelo, chocolate, maçã.
    Eu fazia um docinhos da nossa cozinha regional, chamam-se "Nozes de Cascais"(nome da cidade que lhes deu o nome e uma das cidades mais famosas, também turisticamente, na zona de Lisboa)Uma massa de amêndoa, nozes e ovos moles, faz-se bolinhas e com meia noz em cima carameliza-se. As minhas passado pouco tempo o açúcar começava a ficar mole, eu ia à confeitaria e as que estavam nos prato de bolos estavam sequinhas e o caramelo crocante. Numa das minhas leituras descobri um ingrediente que é adicionado ao caramelo, não me recordo qual e se anotei. Ao ler a sua receita lembrei-me que por vezes à pequenos pormenores que fazem toda a diferença. Aliás, também havendo alguma falha na temperatura o resultado fica comprometido, que é o que acontece nos bombons, tem que haver muito rigor para no finalficarem maravilhosos. Tudo de bom para o Aroma e Sabores e para si Andréa, um beijinho grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses seus docinhos parecem ótimos!! Adoro doces portugueses!
      Com certeza pequenos detalhes fazem a diferença, principalmente na doceria, por isso me sinto mais à vontade na cozinha salgada...:)
      Obrigada por tudo querida!
      bjs

      Excluir
  2. Adoro o blog e adorei esse post, principalmente a parte de comer os erros, e que delícia de erros, que para mim, olhando por esse outro lado da tela me parecem acertos, mas deixando de lado o mérito da questão, acertos ou erros (estes que geralmente nos ajudam a alcançar os acertos), eu também os comeria feliz da vida !!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe Marisa, o erro foi a textura somente, ficou mole, melado não daria para oferecer a uma visita... Mas para comer sem frescura ficou ótimo!
      bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  3. Olá Andréa!
    Esse bolo eu vou ter de experimentar e a receita eu levo, que com esse aspecto maravilhoso...
    Bejinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Andréa, já tentou fazer o caramelo das maçãs derretendo bala toffee? Fiz lá em casa e deu super certo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Andréa
    Essa sua receita deste caramelo, ele dura quantos dias nas maçãs? Ele fica bem firme? Estou comercializando essas maçãs e estou com um probleminha com o caramelo que derrete muito rápido, até dura dois dias mas aí começa a derreter, que dica vc me daria? Obrigado e vou testar sua receita, gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, não tenho prática com caramelo, por isso não posso te ajudar. Esse caramelo ficou muito saboroso mas não ficou no ponto correto, mas se estivesse acho que duraria uns 3 dias.Preciso fazer outra vez a receita, mas é muita tentação para comer! rs abs e sucesso!

      Excluir
    2. Se armazenar em geladeira vai durar mais!

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...