quinta-feira, 2 de abril de 2015

Como fazer ovos de chocolate na casca de ovos de galinha

Ovos de chocolate


Quando criança, e até bem grandinha, eu ganhava da minha mãe na Páscoa ovos de chocolate feitos dentro da casca de ovo. Não sei porque, mas esses ovos me parecem encantados, quase mágicos, e apesar de já ter descoberto como fazê-los há muito tempo, o encanto continua! Curto muito quebrar a casca para comer o chocolate.

Esse ano resolvi, pela primeira vez, fazer em casa para presentear dois filhos de amigos. Foi bem fácil e espero que eles curtam tanto quando eu!


Ovos de chocolate


Ingredientes

6 ovos inteiros grandes com a casca bem bonita e sem falhas
500 g de chocolate (ao leite, branco ou meio amargo)
Um pouco de vinagre
Um pouquinho de paciência


Ovos de chocolate


Como fazer

Quebre uma das extremidades de cada ovo. Eu usei a ponta de um descaroçador de azeitonas. Abra um buraco pequeno com bastante cuidado para que o ovo não rache.

Retire o ovo da casca, sacuda o ovo com a abertura para baixo para que a gema se quebre e saia. Ou insira um palito para quebrar a gema. Retire todos os ovos.

Lave as cascas em água corrente. Espirre um pouco de vinagre dentro de cada casca, retire e lave outra vez.

Coloque as cascas em uma panela, cubra com água e adicione 2 colheres de sopa de vinagre. Ferva em fogo baixo por 10 minutos. Esfrie e retire da água. Esse passo é importante para higienizar as cascas, eu não confiei em uma borrifadinha de vinagre!

Deixe as cascas secarem muito bem. Eu deixei de um dia para o outro, mas fui secando várias vezes com secador de cabelo. Se usar o secador, segure o ovo um a um com a mão, para que ele não voe e se quebre.

Apoie os ovos em uma caixa de ovos revestida de laminado como nas fotos abaixo.




Derreta o chocolate em banho maria, faça a temperagem se necessário, transfira para uma bisnaga como a da foto. Pode usar um tubo vazio de mostarda ou uma colher bem pequena.

Encha os ovos até o topo e vá sacudindo com cuidado para não formar bolhas e colocando mais chocolate se necessário.

Leve os ovos, ainda apoiados na caixa de ovo, ao congelador por 30 minutos. Retire, deixe descansar para suar e secar.

Agora é só arrumar os ovos em uma embalagem bacana escondendo o fundo para não aparecer o chocolate. Tentei colar uma etiqueta mas ela não colou de jeito nenhum...


Sobre o chocolate

Se usar chocolate fracionado é só derreter e usar como expliquei acima. Esse chocolate não precisa de temperagem.

Se usar um chocolate nobre (do tipo comum que a gente compra para comer), é necessário temperar o chocolate. O processo faz com que o chocolate solidifique como estava antes, brilhoso, liso e seco.

Há vários métodos para temperar o chocolate, eu faço assim: Pico todo o chocolate bem picadinho e divido em 3 partes iguais. Derreto 2/3 do chocolate picado em banho-maria, sem deixar a água ferver e sem deixar a tigela onde está o chocolate encostar na água. Retiro do banho maria, junto o chocolate restante e mexo bem até que ele derreta por completo.


Dicas

A quantidade de chocolate usada pode ser menor, vai depender da sua prática em trabalhar com chocolate... Mas não jogue fora o que sobrar, para limpar a bisnaga coloque leite dentro e aqueça. O chocolate quente sai pronto!


5 comentários:

  1. Pena que a Páscoa já passou... Mas muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer amanhã, com chocolate e outros com gelatina...Ótimas dicas...Uma Feliz Páscoa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!
      Obrigada! Tomara que tenham ficado bons! Depois me fale.
      bjs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...