segunda-feira, 30 de março de 2009

Ingredientes - aspargos frescos



Vamos conhecer e aprender a preparar o aspargo? Essa matéria faz parte da coluna de ingredientes do blog cujo índice está aqui.


Origem
O aspargo tem origem em solos arenosos do Sul da Europa e da Ásia. Conhecido pelo homem desde a antiguidade, vem sendo cultivado há mais de 2.000 anos. Atualmente seu cultivo já abrange todos os continentes, nos permitindo obter este insumo durante o ano todo.

Diferentes tipos
Os aspargos podem ser de três variedades principais: branco, violeta e verde.
O aspargo branco é colhido quando começa a sair da terra e não fica exposto ao sol, menos amargo que o verde, é muito popular na França, Bélgica e Alemanha.
O verde é colhido depois de aflorar completamente, recebendo toda a ação da clorofila.
O aspargo violeta é diferente do verde e do branco por ter mais açúcar e menos fibras, foi originalmente desenvolvido na Itália e é comercializado com o nome Violetto d'Albenga.

Qualidades nutricionais
Além de ser pouco calórico, o aspargo é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico) e Betacaroteno (provitamina A), além dos minerais, Cálcio, Ferro e Fósforo.

Como comprar
Os aspargos frescos devem estar com caules firmes e sua cor característica. Os aspargos de talos finos são mais macios e saborosos. Aperte a base dos aspargos e veja se está úmida - a umidade é sinal de que estão frescos. O ideal é comê-los logo após comprar para que suas características sejam mantidas.

Como armazenar
Guarde tampado na geladeira por no máximo de 3 dias. Devem estar bem embalados para que as pontas não quebrem. Só congele em último caso pois ele fica muito mole após o descongelamento só servindo para caldos, cremes ou sopas.

Como preparar
Corte as partes mais duras do talo do aspargo, amarre-os suavemente em maços e coloque para cozinhar com água fervente com sal em uma panela, se possível, estreita e alta. As pontas devem ficar fora da água, assim vão ser cozidas no vapor. Este cozimento leva cerca de 3 a 5 minutos, dependendo da espessura dos aspargos. Os talos que você corta dos aspargos podem ser aproveitados em sopas, cremes e caldos.

Veja abaixo uma receita com aspargos

Frango com presunto e aspargos

Ingredientes
1 kg de filé de peito de frango
Cheiro verde, cebola, alho e sal a gosto
400 g de aspargos frescos cozidos
300 g presunto em tirinhas
2 copos de leite
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
4 colheres de sopa de creme de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ½ xícara de queijo parmesão ralado
100 g de passas pretas sem caroço

Modo de preparo
Cozinhe o frango em água com cheiro verde, cebola, alho e sal a gosto. Reserve 2 copos do caldo do cozimento. Depois de cozido, corte o frango em cubos e reserve.
Derreta a manteiga e junte a farinha fazendo um roux. Acrescente o leite e o caldo do frango, misture bem e deixe ferver. Retire do fogo e junte o creme de leite e 1 xícara de queijo parmesão ralado, misture bem.
Coloque em um pirex camadas de creme, frango, presunto, passas e aspargos. Repita as mesmas camadas terminando com o creme. Salpique com o restante do parmesão ralado e leve ao forno quente para gratinar.

9 comentários:

  1. Querida, amei seu blog. Com certeza virei muuuuitas vezes aqui.

    Parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Em meio a uma arrumação no meu apt, resolvi fazer o aspargo e como gosto de comê-lo com azeite, entrei no seu site.
    Achei esta receita de frango com aspargo e presunto, não farei agora, mas com certeza vou vou experimentar um dia.
    bjs
    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dest página, só tinha me dado ao conhecimento deste legume, depois que li, no livro:" Crepúsculo" uma receita que a menina faz lá cm Aspargos e peixe.... vou fazer.
    Parabéns pelo site!
    ecinelenetto@itelefonica.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do site. Muito bom mesmo esclareceu-me sobre o aspargus. Só fiquei com uma dúvida, não precisa descascá-lo antes de cozinhá-lo.

    Agradeço muito seu retorno.

    Obrigada,

    Marluce

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita de frango com presunto e aspargos... É tudo de bom....

    Continue assim com receitas maravilhosas...

    Bjos...
    Kelem.

    ResponderExcluir
  6. Que bom gostaram da receita.

    Marluce, desculpe por só estar respondendo agora!

    Descascar ou não é questão de gosto, de maneira geral um aspargos mais grosso e fibroso deve ser descascado para não ficar com partes duras. As pétalas podem ser retiradas com a ponta de uma faca.

    Olha que legal o vídeo que achei neste link: http://sabores.sapo.pt/videos/detalhe/?3084

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito útil sua explicação de como preparar o aspargo fresco, ontem comprei na feira livre e não tinha a minima idéia de como fazer.
    Jairo Soares

    ResponderExcluir
  8. Que bom que a postagem foi útil para você Jairo!
    abçs

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...