terça-feira, 9 de junho de 2009

Surpresa de porco com flan de inhame e farofa de castanha - aventuras em um concurso de culinária


Em 2007 eu e uma amiga, a Joseneide Barros, participamos do concurso de Gastronomia Vitrine do Sabor, promovido pela Estácio de Sá. Aconselho a todos que tiverem a oportunidade a participar de concursos, achei a experiência maravilhosa! Nós estávamos no quarto período e criamos uma receita no papel, sem testar porque estávamos sem tempo, e nos inscrevemos. Ficamos muito contentes de termos sido selecionadas entre os 10 finalistas que deveriam apresentar seus pratos para alguns jurados no dia do evento!

Acordei super mal naquele dia, não havia nem dormido direito pois estava com medo de fazer feio, sabe? Afinal só tínhamos testado o flan em tamanho grande, sem desenformar e não sabíamos se a quantidade seria suficiente para as 7 porções necessárias. A farofa era tranquila para fazer, mas e como arrumar? A carne nem sabíamos direito como ia ser feita... e a montagem do prato? Muitas idéias teóricas, mas sem saber o que ia acontecer, pois nunca tínhamos montado vários pratos iguais antes e ao mesmo tempo... Muita adrenalina!

Cheguei à Estácio para não decepcionar minha amiga, que estava animada e que havia ainda alugado uns pratos quadrados brancos para nós. Por mim tinha desistido e ficado em casa, com vergonha... Na portaria da universidade ainda encontrei um rapaz com uma caixa de plástico toda arrumada com mil coisas: balança, sais, ingredientes exóticos e utensílios que pareciam para gastronomia molecular! E eu com um espremedor de batatas de metal daqueles antigos enfiado em um saco de mercado, um rolo de barbante e meia dúzia de ramekins.

Subi o elevador rindo sozinha e quase me enfiando por debaixo do tapete. O que eu estava fazendo ali?

A preparação do prato trancorreu sem problemas apesar do improviso, éramos umas das últimas duplas para apresentar, o que nos deu um pouco mais de tranquilidade. O flan ficou ótimo e bonito e rendeu exatos 7 ramekins, a carne estava com uma cara boa e o sabor muito bom. Durante o preparo não conseguimos nem prestar muita atenção nos outros de tão nervosas, só alguns flashes me vê à cabeça - os vizinhos descascavam muitos tomates (para que tantos, nos perguntávamos? será que estamos fazendo comida de menos? Alguém do outro lado enformava algum coisa, lembro de alguns feijões, bons aromas e só.

Começamos a montagem sem saber o que fazer com a farofa, que se recusou a ser enformada, por isso ficou meio largada no prato; algum professor nos incentivava dizendo que estava lindo e algúém nos dizia para irmos mais depressa. Minha mão tremia, não conseguia colocar o molho no lugar certo. E qual seria o lugar certo?

Entregamos os pratos aos jurados, que eram vários chefs e pessoas conhecidas. Na hora da apresentação eu disse que era um bolinho de inhame... Algum jurado disse " não chame seu flan de bolinho!" ele está muito bom! Aí que eu tremi mais ainda! "Será mesmo que estão gostando de nosso prato?" Me perguntei.

Ficamos muito contentes por a missão estar cumprida e eu super aliviada de não ter feito feio!! Ufa, nem acreditava que não tínhamos derrubado nada, a comida tinha ficado boa, o prato bonito e ainda recebemos muitos elogios. Já estava bom demais!! Meu dia estava ganho!

Mas mais uma surpresa nos aguardava: ao anunciar os vencedores, lá estávamos nós em primeiríssimo lugar!! Eu nem reagi direito, só o olho que arregalou! Ainda não acreditava. As pessoas tiravam fotos, mas nós não tínhamos levado máquina.

E os prêmiso ainda eram ótimos, acho que nunca havia ganho tantas coisas: avental, touca, um kit de produtos Sadia, uma faca gravada com o nome do concurso, taças de vinho; não consegúiamos nem carregar, tive que dar uma carona para minha amiga. E ainda o melhor: ganhamos cada uma um fim de semana para dois no hotel Le Canton.

Adorei ter participado! O concurso foi uma experiência muito boa, levantou nossa moral e nos deu confiança! Conseguir o primeiro lugar foi ótimo, mas fazer uma comida que chefs renomados e professores aprovaram e elogiaram não tem preço!

Nunca mais fiz a surpresa de porco! Estou até hoje devendo para alguns amigos. A receita está abaixo para quem quiser se aventurar. É fácil de fazer e fica realmente boa.


Eu e Joseneide


Receita - surpresa de porco com flan de inhame e farofa de castanha

Ingredientes da surpresa de porco

1,4 kg de mignon de porco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 dentes de alho amassados
3 bananas pratas maduras
300 g de bacon em fatias
50 ml de azeite
50 g de manteiga
50 g de melado
100 ml de suco de gengibre
100 ml de cachaça
100 ml de caldo de carne

Modo de preparo da surpresa de porco
Corte a carne de porco no sentido longitudinal para que ela fique fina, como um bife grande. Se necessário bata a carne para afinar um pouco mais e acertar o formato, que deve ficar como um retângulo grande. Tempere com sal, pimenta e alho.
Corte cada banana em quatro no sentido longitudinal, recheie a carne com a banana, enrole a carne e cubra com fatias de bacon, enrolando bem. Amarre com barbante formando um rolo comprido.
Frite os filés em manteiga e azeite até que fiquem bem dourados.
Acrescente a cachaça e flambe, acrescente o melado, o gengibre e o caldo de carne, cozinhe tampado por aproximadamente 15 minutos ou até que a carne fique cozida.
Prove o molho e corrija o sal e pimenta.
Retire o barbante e corte a carne em pedaços individuais e depois corte cada pedaço ao meio, na diagonal.


Ingredientes do flan de inhame
400 g de inhame cozido em água e sal e espremido como para purê
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
Noz moscada a gosto
2 ovos
100 g de creme de leite
125 ml de leite
100 g de queijo minas curado ralado fino
1 gema para pincelar

Modo de preparo do flan de inhame
Misture ao inhame amassado os ovos, o creme de leite, o leite e o queijo minas, tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Coloque a mistura em ramekins ou em um refratário untados com manteiga e enfarinhados, pincele o flan com a gema.
Leve ao forno a 180°C por 25 minutos ou até dourar e cozinhar.


Ingredientes da farofa de castanha

2 cenouras pequenas
2 dentes de alho picadinhos
100 g de manteiga
1 xícara de farinha de mandioca crua
1 xícara de farinha de castanha de caju
50 g de castanha do caju torrada e picada grosseiramente
Sal a gosto
Cheiro verde picadinho a gosto

Modo de preparo da farofa

Refogue o alho na manteiga até que comece a dourar, acrescente a cenoura e refogue bem até que cozinhe.
Acrescente as farinhas e a castanha, mexa bem e deixe esquentar e tostar a gosto. Tempere com sal e adicione o cheiro verde.

2 comentários:

  1. Flan de Inhame que receita bacana! Amo inhame anotei e fácil, tem 4 deles na minha geladeira hoje. Parabens pela combinação.

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila,
    Obrigada pelos comentarios!
    A mesma receita pode ser feita com aipim, batata baroa, etc.!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...