segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Óleo de nozes


Fiquei muito feliz de ter encontrado esse óleo de nozes no supermercado Extra e por um preço incrível - nem acreditei - somente R$ 14,75!! Corram!

O óleo de nozes é o óleo extraído das próprias nozes, como um azeite. Aa nozes são tostadas e prensadas a frio. O verdadeiro não é um óleo qualquer aromatizado, este infelizmente também existe.

Já tive a oportunidade de provar óleo feitos com todos os tipos de castanhas: do Pará, macadâmia (encontrado às vezes no Mundo Verde), avelãs, amêndoas, pistaches, etc. Achei todos o máximo mas fico triste de não encontrá-los para vender aqui no Rio e quando aparecem custam os olhos da cara...

Este óleo de nozes é muito aromático e saboroso com um ligeiro amargor característico. Para começar preparei mais uma daquelas saladinhas básicas com folhas que sobraram da decoração de uma mesa de frios...

Alface roxa, radicchio, uvas, queijo provolone, nozes picadas que por acaso tinha em casa, e reguei tudo com óleo de nozes. Ficou simples e deliciosa! Minha mãe colocou um pouco de suco de limão, mas o sabor das nozes se perderam um pouco.


O óleo de nozes poder ser usado em saladas e massas e em qualquer outro prato quente para dar um toque final. Deve ser usado sempre para finalizar e não durante o cozimento, seu delicioso sabor se perde com o calor.

Experimente em molhos vinagretes, para dar um toque a sopas, para pincelar legumes ou peixes grelhados e muito mais. Ele pode substituir o azeite extra virgem em qualquer preparação.

Que tal mergulhar no óleo de nozes antes do dukkah? Ou marinar um queijo fresco de minas ou de cabra?

Não falei para vocês que essa semana tudo cheira a manjericão? Que tal um molho pesto feito com este óleo de nozes?

Ele também combina com sobremesas, frutas, cremes, etc. Estou ansiosa por fazer um doce de chocolate com esse óleo. Aguardem os resultados!!

Ele tem vida de prateleira curta, 6 meses a um ano fechado e quando aberto rancifica com facilidade. Alguns aconselham guardar em geladeira, mas isso somente se você não gostar muito... kkkk

11 comentários:

  1. Andréa,
    vou procurar em breve!
    Não imaginava que existisse esses óleos!!

    ResponderExcluir
  2. Ele deve ser rico em omega 3, não é ?

    ResponderExcluir
  3. É sim anônimo! O óleo de nozes é um excelente antioxidante, rico em ômega 3 e também em vitaminas do complexo B e em muitos minerais.
    Link em inglês para seu benefícios à saúde:
    http://whatscookingamerica.net/LindaPosch/WalnutOil_HealthBenefits.htm

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostava de saber onde se pode comprar óleo de nozes em Portugal - Porto - V. N. de gaia.
    Obrigada

    Sofia

    ResponderExcluir
  5. Sofia,
    Moro aqui no Rio de Janeiro, não conheço Portugal... Mas acredito que na Europa de um modo geral seja mais fácil de encontrar o óleo de nozes do que aqui no Brasil. Você já procurou em grandes mercados, empórios, etc?
    Boa sorte!
    Se encontrar conta para gente.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado...Hj vi nas Sendas, peguei, li o rótulo e não entendi como poderia usar... Agora já sei, vou voltar lá pra comprar...Custava R$16,75 hehehe Obaaaaa

    ResponderExcluir
  7. Oi Anréa, pesquisando no "google" se tinha alguma coisa sobre onde comprar este óleo no Brasil e achei teu blog.
    Tava procurando o tal, para fazer receita de banha calda, bagna caoda ou bagna cauda. É uma espécie de "fondue" de origem de Piemonte, Italia. Fikadik se não conhece! Tem uma receita feita com leite de creme de leite no meu blog.
    Abç.

    ResponderExcluir
  8. Ola.
    Pode-se fazer pesto com esse azeite?

    daflonines@gmail.com

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...