sexta-feira, 11 de junho de 2010

Feijão de corda - baião de dois falsificado


Há umas semanas atrás fui à feira comprar algo para fazer um arranjo de vidro para um evento. Não tinha ideia do que queria, andei pra lá e para cá e achei esse feijão de corda, que no dia estava mais bonito. Comprei! O arranjo ficou bem interessante mas a foto ficou péssima!

Guardei uma parte do feijão para fazer em casa porque nunca havia cozinhado antes, mas como não tive tempo e ele brotou...

Ontem voltei à feira especialmente para comprá-lo, dessa vez para comer! Perguntando ao feirante o que poderia fazer com esse tipo de feijão ele me deu várias dicas e me lembrou do Baião de Dois, que já tinha comido na feira de São Cristóvão mas nunca tinha preparado. Estava resolvido!

Baião de Dois é um prato nordestino muito famoso feito com arroz e feijão misturados e que pode levar ainda linguiça, manteiga de garrafa, carnes secas e geralmente é servido com queijo de coalho e temperado com coentro e pimenta a gosto.

O simpático vendedor também me ensinou que a leguminosa é o feijão fradinho quando verde e como ele fica muito bom em saladas e em preparações com pouco caldo.

Fiz uma rápida pesquisa e descobri que ele cresce em árvore e estaria aí a origem de seu nome.

Como todo feijão é rico em proteínas, vitaminas do complexo B, fibras, cálcio e ferro.

O feijão de corda, também conhecido por macassa, é muito comum no Norte e Nordeste do Brasil e aqui no Rio é encontrado nas feiras livres.


Comprei meu feijãozinho já debulhado, é claro, coloquei no fogo e fui procurar uma receita na internet... hihihi Eu não tinha em casa carne seca nem manteiga de garrafa, nem muito menos o queijo correto... Improvisei com o que eu tinha na geladeira: frango, calabresa, queijo provolone, sobra de arroz já cozido e salsinha fresca recém comprada na feira. Ficou uma delícia! Mas um Baião de Dois super falsificado!!


Ingredientes

1 cebola pequena em tirinhas
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
1/2 linguiça calabresa em cubos
200 ml de caldo de frango ou carne
2 xícaras de arroz cozido
2 xícaras de feijão de corda cozido
1/2 xícara de frango cozido e cortado em cubos
1/2 xícara de queijo provolone em cubos
Salsinha picada a gosto

Modo de preparo

Refogue a cebola no azeite até ficar transparente, acrescente o alho e a linguiça e refogue até ficar tostadinha.

Acrescente 200 ml de caldo de frango ou carne (ou água) e os outros ingredientes com exceção da salsa. Misture bem, tampe a panela e deixe aquecer bem. O arroz deve ficar úmido mas não com caldo.

Polvilhe com salsinha e sirva.

4 comentários:

  1. Andrea, você acredita que nunca comi bião de dois...hihihihi vai entnder né?
    Agora feijão de corda já vi muito minha vó tinha uma plantação quando eu era criança ajudei várias vezes e descarcar é uma festa...kkkk
    Bjinhus e bom restinho de domingo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa!
    Outro dia eu fui no CEASA e vi este feijão, só que na vagem, como da primeira foto, eu achei super legal, nunca tinha visto, aí eu passei perto de uma bacana que tinha sacos deste feijão, tava rasgada e eu peguei uma vagem, peguei de alegre porque acabou indo para o lixo, afinal o que eu ia fazer com apenas uma vagem? plantar? é devia ter plantado, mas foi se pro lixo...
    Seu falso baião de dois ficou muito bonito! parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas!
    Rose, a primeira vez que comi baião de dois foi no ano passado...
    Bruna, a vagem é bonitinha mesmo, dá vontade de ter uma...hihihihi

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...