domingo, 11 de julho de 2010

Creme brule com cumaru


Receita de delicioso creme brûlée aromatizado com cumaru - fava tonka! Feito com creme de leite em caixa.

Essa receita é para a Patty do blog Aqui na Cozinha e para todas as pessoas desse Brasil que não tem acesso ao creme de leite fresco!! Já fazia tempo que estava querendo testar um creme brulé feito com creme de leite de caixinha... Uma heresia, eu sei!! Mas não me atirem pedras! Eu estava curiosa para ver qual seria o resultado e depois que vi um comentário da Patty dizendo que ela não encontra creme fresco em sua cidade pensei que como ela há milhares de outras pessoas ávidas por um creminho francês...

O resultado da receita com creme de leite de caixa foi bem acima do esperado, É CLARO que ficou diferente, afinal o creme UHT não tem o mesmo sabor do fresco!! Mas quem não tem cão caça com gato, não é? O que não pode é ficar sem creme brulé, uma sobremesa deliciosa e viciante...

A textura ficou boa, essa era minha maior preocupação... e o sabor também apesar de um pouco mais delicado que o original. Usei o creme de leite com o maior percentual de gordura que encontrei no mercado - 25% - o fresco costuma ter em torno de 30%.

Conclusão: se você pode comprar creme fresco, utilize-o sempre! Se não pode existe a opção abaixo.


Vamos tentar?

Ingredientes

2 caixas de creme de leite (usei o da marca Regina com 25% de gordura) - 400 g
4 gemas
160 g de açúcar
50 ml de leite integral
2 colheres de chá de extrato de cumaru ou baunilha
Açúcar de confeiteiro para caramelizar

Modo de preparo

Aqueça o creme e o leite com metade do açúcar até começar a ferver e o açúcar se dissolver. Enquanto isso bata as gemas com o restante do açúcar até ficarem esbranquiçadas e reserve.

Despeje o creme ainda quente sobre as gemas mexendo bem. É importante mexer bem e ao mesmo tempo em que coloca o creme para que as gemas não cozinhem. Adicione o extrato de cumaru.

Coloque seu creme em ramekins ou potinhos refratários e leve-os ao forno baixo em banho-maria por aproximadamente 20 minutos se seu potinho for pequeno igual ao meu.

Retire o doce do forno, deixe esfriar um pouco e leve-os à geladeira até que fiquem bem gelados. Eu coloco sempre um no congelador porque não consigo esperar...kkkk

Na hora de servir espalhe uma colher de chá de açúcar de confeiteiro em cima do creme e caramelize com um maçarico.

Eu ainda não comprei meu maçarico, por isso utilizei pela primeira vez a técnica da colher. Sinceramente não gsotei!! Usei umas 8 colheres para caramelizar 2 cremes, o primeiro não ficou bom...kkkkk Cada vez que a colher é usada você tem que pegar uma limpa e recomeçar, o açúcar gruda e não sai, vai pelo menos uma colher para cada sobremesa... Requer prática! Se você gosta de creme brulé como eu é melhor providenciar um maçarico ou começar a treinar logo! kkkkk

Explicando a técnica da colher para caramelizar açúcar - que ainda não domino bem:

Ligue a chama do fogão e coloque uma colher (eu achei melhor usar uma de sobremesa - testei todos os tamanhos) diretamente sobre a chama. Use um pano ou pegador de silicone para segurar a colher para não se queimar.

Deixe a colher na chama por alguns minutos - a minha ficou pronta quando começou a manchar e ficar escura, bem quente mesmo!

Agora encoste a colher no açúcar - vai fazer um barulho e caramelizar imediatamente. Passe a colher em toda a superfície do doce. Não esfregue, encoste somente.

Que tal um creme brulé de chocolate? Veja a receita aqui!

10 comentários:

  1. Ô Andrea obrigada querida.
    Agora sim vou poder experimentar um creme brullée, vou fazer e depois te conto.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  2. Que dica maravilhosaaaaaaaaa!!!!!
    Como comentei no post da Fava Tonka nunca fiz o Creme Brulée porque queria usar um maçarico, que ainda não tenho. Agora não preciso mais, por enquanto - vaidade de cozinheira.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Alecrim!! Utilize colheres velhas, eu manchei algumas...kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Andréa, eu também tentei o creme de leite de caixinha em um brûlée que fiz de chocolate nesse fim de semana, gostei muito do resultado, e realmente vale como opção quando não se encontra o fresco.
    Adorei a matéria da fava tonka, vou ver se acho por aqui!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  5. Deve ficar delicioso. E esse caramelado por cima deve ficar tudo de bom! Adorei a receita e achei bem simples.
    Aproveitando, está tendo promoção lá no Arte.
    Passa por lá para participar.
    Beijos
    Fla

    ResponderExcluir
  6. Andrea, adorei a versão com creme de leite normal! Afinal, o freco acho tão caro! Agora preciso arranjar um maçarico pra brulear os meus..rs

    um bjo! obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite!
    Olá adorei o seu blogue e sou seguidora , ando a descobrir algumas especiarias fantásticas e alguma cozinha também muito boas. Se puder gostava que visitasse o meu cantinho , bjs.

    http://acasadagigis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gente,
    Que bom gostaram da receita! É fácil de fazer mesmo!
    Rachel - amo brulé de chocolate!
    Fla - já estou participando de sua promoção!
    Richie - o creme de leite fresco apesar do preço tem sabor bem melhor e não tem aditivos. O de caixinho é cheio deles... Mas quebra um galho mesmo!!
    bjs em todos!

    ResponderExcluir
  9. Andréa,

    Comprei um maçarico bem em conta aqui em SP, é pequeno (não serve para restaurantes) mas funciona bem. Vou testar o creme brulee com açúcar de tonka em cima.

    bjs

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...