sexta-feira, 29 de julho de 2011

Uma cozinha da época da bisa - Fazenda Murycana - Paraty RJ


A fazenda Murycana fica perto da cidade de Paraty no Rio de Janeiro, na estrada Paraty-Cunha. É uma fazenda do século XVII onde havia um almabique, que hoje está desativado. Hoje em dia é uma atração turística, tranformaram a sede da fazenda em um pequeno museu e a fazenda tem restaurante, loja com degustação de licores, trilha para caminhada com cachoeira, cavalos, etc.

Fui parar lá meio que por acaso na minha viagem à região no começo do ano, sua descrição não me chamou a atenção mas como passamos na porta resolvi entrar. Me surpreendi, principalmente quando encontrei o que não esperava: a cozinha com todos esses utensílios do tempo da bisa!

No fogão à lenha da foto acima é preparado um cafezinho adoçado com rapadura para os visitantes.


Olhe que graça a estante acima com os bules coloridos.


Panelas, tachos, moedores diversos, moringas...


A foto abaixo é a parte externa da casa grande onde fica o museu, que tem também peças variadas como ferros de passar roupa, móveis, objetos de decoração, armas, telefones, etc.


Abaixo, o antigo alambique onde fica a lojinha. Antigamente era a senzala!

Infelizmente tive pouco tempo e não pude explorar a natureza e a cachoeira!! Uma pena!


Quer conhecer? Veja mais informações aqui.

O local tem estacionamento e cobra uma pequena taxa de entrada.

2 comentários:

  1. Que lindas fotos Andréa. Tem várias peças que vejo aqui, que me levaram ao meu tempo de criança, qdo minha avó fazia café nesses bulinhos coloridos, e moía a carne nesses moedores, inclusive ela tinha na casa dela esses fornos à lenha. Bons tempos aqueles. Adorei o post... Beijinhos um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, comida bem caseira que demora uma manhã inteira para preparar... eu queria conhecer uma cozinha dessas, isso me lembra novelas de época, tipo Sinhá Moça, kkkk adoro!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...