terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pozoles - cozinha mexicana



Pozoles é uma sopa ou ensopado, dependendo do ponto de vista, feita com milho branco e alguma carne. É típico do México com origem pré-colombiana, seu nome significa espuma. O prato é normalmente feito com carne de porco, mas frango ou peru pode ser usado. Existem os pozoles brancos como o da foto, vermelhos da cor da pimenta ou verdes feitos com coentro e pimentas verdes.

Esse da postagem foi feito com carne de porco e milho branco cozidos em água com alho, sal e orégano. Seu preparo é simples, mas demorado, é comum que fique no fogo durante a noite toda. A panela de pressão resolve o problemas dos mais apressados como eu!

Quando estive ano passado na casa de minha amiga mexicana Liz ela preparou esses pozoles das fotos para mim explicando a receita para que eu pudesse passar para vocês. Adorei a aula de gastronomia mexicana que tive com ela. Na verdade foram 10 dias de muitas perguntas de minha parte! Super obrigada Liz!

O prato tem sabor de casa de avó e me lembrou na hora nossa canja de galinha! Acho que todo povo tem sua canjinha... No México ele é consumido no café da manhã, como fizemos na casa de nossos amigos. Haja disposição gente! O pozole também é consumido de madrugada ao final da noitada para recuperar as energias e "curar" ressacas e há casas especializadas em serví-lo.

O milho hominy utilizado é vendido em lata e eu nunca o vi à venda no Brasil. Ele é branco e grande e não se desfaz ao cozer e não solta amido como nosso milho de canjica, mas se abre bastante. Quando vi o prato no fogo por muitas horas imaginei que fosse ficar com um caldo encorpado e me surpreendi quando o vi bem clarinho e ralo.

Liz explicou que o prato normalmente é feito com pedaços gordos de carne de porco, mas como ela é mais light, seu pozole também é mais leve, feito com carne magra. Para compensar ela adiciona um pouco de azeite, mais saudável do que a gordura do porco.

Quem quiser fazer o prato terá de adaptá-lo. Eu ainda não fiz aqui no Brasil, portanto não testei com outro tipo de milho, a receita abaixo é de minha amiga e foi feita nos Estados Unidos.

Ando com uma vontade danada de comê-lo. Mas na próxima vez será no jantar!



Ingredientes

1 kg de carne de porco em pedaços (lombo, pernil ou qual quiser)
1 pedaço de carne de porco com osso (ou defumada) para dar mais sabor
1 cabeça de alho inteira - dentes descascados
água para cobrir
1 kg de milho branco em lata - (do tipo hominy)
Sal a gosto
Orégano (do tipo mexicano se possível) para temperar
1/4 de xícara de azeite

Ingredientes para servir (a gosto)

Molho de pimenta vermelha
Repolho cru fatiado
Cebola picada crua
Orégano
Limão em fatias
Pão em rodelas

Modo de preparo

Na panela de pressão cozinhe a carne, a carne com osso, o milho e os dentes de alho com bastante água por aproximadamente duas horas ou até que a carne e o milho fiquem bem cozidos.

Tempere com sal e orégano e deixe ferver um pouco em fogo baixo para pegar tempero.

Adicione o azeite, misture e sirva bem quente.

Se preferir deixe a preparação no fogo baixo de um dia para o outro...




Os pozoles são servidos com repolho branco finamente picado, cebola crua picadinha, pedaços de limão, rodelas de pão, mais orégano e molho de pimenta vermelha, que não poderia faltar. O rabanete também é usado como acompanhamento. Essas guarnições podem ficar à parte para que o comensal se divirta e tempere o prato a gosto.

3 comentários:

  1. Andréa adoro comida mexicana, e este prato me deixou com água na boca, hum...
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse prato, achei bem interessante. Uma ótima semana! bjs, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa prato, mas se o sabor lembra uma canjinha, acho que eu vou gostar. Mas também prefiro no jantar!
    bjs
    Lívia

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...