quarta-feira, 28 de março de 2012

Utensílios - fouet ou batedor de arame



Fui aprender o nome em francês e a utilidade desse utensílio já na faculdade. Nunca tinha dado bola para o fouet, mas na época animada com o curso comprei esses da foto. Um de inox e o outro coberto com silicone, super chique da marca Le creuset. Uma professora me pediu de viagem e como comprei um para ela não poderia deixar de trazer para mim também, não é mesmo? Não me arrependi; mas os dois são bons na verdade.

A origem do utensílio é desconhecida, o fouet foi citado pela primeira vez em um livro inglês de 1765, mas também existia na China onde era usado para bater chá. Foi levado aos Estados Unidos pela Julia Child.


Para que serve o fouet

Os batedores de arame são muito úteis. Eles ajudam a misturar os ingredientes como os de um bolo ou molho, deixando a preparação mais uniforme e lisa e também incorporam ar na preparação.

Ajudam na hora de fazer molhos, panquecas, bolos que não pedem batedeira, ovos para omeletes, etc. E é claro, batem clara em neve e emulsões como a maionese.

Também são bons para misturar ingredientes secos como farinha, açúcar e fermento, ajudando a quebrar pelotas inconvenientes.

Mas não pensem que eu bato chantilly e outros molhos complicados com a mão porque eu não engano ninguém! Exploro minha batedeira manual como uma escrava. Outro dia bem fiz um chantilly na mão e me arrenpendi rapidinho, apesar de saber que com o batedor o creme e outras preparações ficam mais aeradas e delicadas.


Dicas para comprar

Para comprar um fouet escolha os mais firmes como esses da foto onde os arames saem diretamente do cabo. Os que têm uma "ligação" de metal ou plástico entre o cabo e os arames costumam ser frágeis e quebram com mais facilidade.

Quanto mais arames tiver melhor o batedor.

O melhor material é o aço inox ou de silicone, que pode ser usado em uma preparação quente sem conduzir o calor e queimar a mão do cozinheiro. Os de plático não são fortes o suficiente.

Existem dois tipos de batedores (e isso eu aprendi escrevendo essa postagem). O mais fino e comprido é para molhos e os arredondados como os meus da foto (chamados de 'ballon whisk" em inglês) são para bater claras, etc.


Dicas para limpar

Logo depois de usar chacoalhe seu batedor em uma tijela cheia de água morna e detergente. Depois passe a esponja normalmente procurando por sujeiras grudadas atrás do arame. Lave e desengordure bem.

E você, usa seu fouet ou ele está encalhado na gaveta?

12 comentários:

  1. Suas dicas são sempre muito preciosas, Andréa!
    Obrigada por partilhar,
    Bj e bom dia,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Até hoje não comprei nenhum, mas achei que preciso de um URGENTE

    ResponderExcluir
  3. Uso o meu para tudo, não sei mais fazer as coisas sem ele.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Descobri o fouet há pouco tempo, costumava bater os ovos com o garfo e fiquei rendida. De facto é muito melhor, e desde então, que utilizo para misturar tudo. O meu é de silicone. Obrigado pela dica, pois para mim pareciam todos iguais.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Nossa, tinha um fouet mas não sei se não soube usar e dei. Era de inox. Acho que não sei usar, Andréa, porque não gostei, rs. É, pelas postagens acima, não devo saber usar MESMO, rs. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá Andréa, eu uso muito meu fouet e adoro, mas tbm exploro minha batedeira. Hoje tenho um fouet pequeno, tive um grande de uma marca famosa que durou tão pouco foi uma decepção.
    Bjs e uma Boa Noite

    ResponderExcluir
  7. Tenho dois de inox e até que uso com frequencia.. Agora tenho que comprar um de silicone.

    ResponderExcluir
  8. Andrea, uso muito meu fouet para tudo, mas confesso que tb sou adepta da brilhante invenção da batedeira para bater claras em neve e etc... não tem mão que aguente!rsrs :) Muito bom seu post, adorei!!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, uso um fouet em aço inox também para:
    - mexer a polenta até ela ficar consistente, termino mexendo com a tradicional colher de pau. isso garante que não fique embolotada, além de ser muito mais fácil
    - molho bolonhesa, garante que a carne fique soltinha
    - canjica, além de soltar, dá cremosidade
    - no bowl para mexer ovos de omelete
    - molho branco
    Na próxima viagem vou comprar também um de silicone.

    ResponderExcluir
  10. Acabei de comprar um de silicone e estava em dúvida se tinha comprado certo . Ao ler a matéria fiquei satisfeita, não vejo a hora de usar 😁

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...