Feijoadinha light feita com carnes nobres e sem gordura aparente. Se preferir pode chamar de feijoada de fresco que eu não vou me chatear! Ela é feita sem pés, orelhas e outra partes do bicho que eu não aprecio, confesso que não como e nem olho para elas. Também não gosto de ver gordura boiando nem no feijão nem em lugar algum. Prefiro vê-la sequinha em um amanteigado ou camuflada em um quejio ou creme brulê.
Também não gosto de ver aquela carne seca ponta de agulha. Socorro, quanto sebo! Pediram para que eu comprasse um pedaço outro dia e não consegui escolher, todos pareciam terríveis. Sei que dá gosto ao feijão mas eu não preciso disso para ser feliz, minha feijoadinha light de fresco ficou deliciosa e desceu redonda.
Mas não se preocupe, pode me convidar para uma feijoada normal que eu vou! Fecho metade dos olhos e cato as carne de que gosto e deixo as outras para trás, ou como somente o feijão, arroz, couve e farofa como costumava fazer quando criança. Adoro!
Minha feijoadinha tem carne verde, ou seja, carne de boi fresca. Ela fica deliciosa cozida no feijão mas infelizmente não é muito comum e preciso fazer eu mesma para poder comer. Experimente e me conte se for aprovada.
Ingredientes (para 10 a 12 pessoas)
1 kg de feijão preto
1 kg de peito de boi fresco bem limpo
800 g de linguiça tipo paio ou calabresa ou outra
800 g de carne seca
800 g de pernil ou lombo de porco salgado
3 folhas de louro
2 colheres de sopa de óleo
2 cebolas grandes picadinhas
100 g de bacon picadinho
8 dentes de alho picadinhos
Sal a gosto
Modo de preparo
Limpe bem as carnes secas retirando toda a gordura. Corte em cubos grandes. Deixe-as de molho de véspera em bastante água.
Deixe o feijão de molho em água também de véspera. Escorra a água e descarte.
Corte a carne fresca e a linguiça em pedaços menores e reserve.
Em uma panela grande afervente as carnes secas e os pedaços de linguiça e descarte a água.
Em uma panela de pressão coloque o feijão, as folhas de louro e todas as carnes. Tampe e cozinhe por aproximadamente 2 horas ou até que o feijão e as carnes estejam macias.
Em uma frigideira ou panela rasa refogue no óleo a cebola, o alho e o bacon até dourarem bem, quase queimar.
Junte o tempero ao feijão e deixe ferver por mais uns cinco minutos ou até que o caldo esteja espesso como você gosta.
Prove e corrija o sal. Muitas vezes ele não é necessário.
Sirva com COUVE refogada, FAROFA de alho, arroz branco e laranja.
Dicas/substituições
Não tem panela de pressão? Não tem problema, mas você e seu fogão precisam de gás! Coloque o feijão no fogo de manhã cedo e deixe-o lá cozinhando, cozinhando. E fique de olho.A linguiça de frango pode ser usada para um feijoada mais light ainda, mas eu não vi necessidade.
Se você quiser que as carnes fiquem cozidas todas no ponto certo sem desmancharem vá retirando uma a uma da panela quando estiverem cozidas.
Ao servir retire as carnes do feijão e sirva-as separadamente. Assim os convidados podem escolher o que querem comer. Como essa feijoadinha só tem coisas de que gosto deixo tudo lá se desmanchando...
Se sobrar é só bater no liquidificador para preparar um caldinho.
Adoro este tipo de feijoada, minha mãe também costuma usar carne de boi, e não usas pés, orelhas e fica deliciosa, a melhor feijoada que já comi.
ResponderExcluirbjs
Oi Andréa,
ResponderExcluirGostei da ideia.Também costume fazer a minha feijoada mais light ,mas não usei ainda carne fresca.Vou experimentar.
Bj ,
Lylia
adoro feijoada e essa esta 5* bjs
ResponderExcluirEstou conhecendo seu blog hoje e conhecendo uma nova feijoada.
ResponderExcluirVou tentar fazer mais como você disse só como se for feita por mim.
Creio que fica uma delicia e o frio esta bem convidativo para feijoada.
Estou a seguir seu blog com muito carinho.
Beijos no coração.
Evanir.
Obrigada Evanir! bjo grande para você
ExcluirObrigada pela visita pessoal! O friozinho está pedindo comidas mais quentes mesmo.
ResponderExcluirbjs em todos