sexta-feira, 10 de maio de 2013

Receita de profiteroles com sorvete e calda de chocolate



Essa era a sobremesa que eu mais pedia em restaurantes quando eu era criança. Ainda posso me lembrar do sabor do doce de alguns dos locais que mais frequentava e de minha alegria quando a calda vinha separada. Ela me traz ótimas memórias e ainda me faz salivar quando a vejo no cardápio de algum lugar. Raramente resisto.

Cresci e continuei a comer os profiterolis com fondue de chocolate, invenção minha, que abundava aqui em casa na adolescência.

Mas sempre comprava as bombinhas prontas. Muitas vezes peregrinei pela cidade à procura de bombinhas já prontas porque não havia tempo para encomendar... Confesso que não pensava em fazê-las.

Com o tempo aprendi a prepará-las. Resolvi colocar aqui uma receita das bombas para quem não tem onde encomendá-las. Não é nada difícil fazer em casa! Mas eu continuo encomendando.

A receita abaixo rende pouco, umas 30. Como em uma sentada só. Mas me controlei dessa vez gente!!


Ingredientes para massa de carolinas - Pâte a choux

150 ml de água
1 colher de sopa rasa de açúcar
50 g de manteiga
75 de farinha de trigo
3 ovos inteiros

Como fazer a massa

Ferva a água com o açúcar e a manteiga.

Desligue o fogo e junte toda a farinha de uma só vez e misture bem até formar uma massa espessa e que se solte do fundo da panela. Deixe esfriar por 5 minutos.

Junte os ovos ligeiramente batidos e bata toda a massa com a batedeira até a mistura ficar homogênea e clarear um pouco. Você pode bater à mão se preferir.

Coloque a massa em um saco de confeitar e faça bolinhas sobre tabuleiro untado. Ou use duas colheres para colocar a massa sobre a forma. As da foto abaixo foram feitas com colher, fiquei com pena de gastar um saco para tão pouca coisa...

Leve suas carolinas ao forno a 200° por 15 minutos ou até que dourem. Elas devem ficar douradas e com o interior oco.




Como fazer os profiteroles

Corte as bombinhas ao meio e recheie generosamente com sorvete de creme. Sirva imediatamente ou congele.

Eu uso a mesma receita do fondue de chocolate como calda, você pode usar a calda que quiser, mas ela deve estar quente.


Dicas / Substituições

As bombinhas podem ser usadas para serem recheadas com o tipo de creme que quiser.

Para fazer com antecedência ou comer com fondue: recheie as carolinas com o sorvete e coloque-as no congelador até a hora de servir. Retire alguns minutos antes. A calda quente vai ajudar a derretê-las.

Encomende suas bombas na padaria mais próxima, a maioria faz por encomenda.


5 comentários:

  1. gosto tanto e as tuas elas estao humm bjs bfs

    ResponderExcluir
  2. Amo profiteroles Andréa, mas nunca me aventurei a fazê-los, os seus ficaram perfeitos, lindos. E esse recheio com sorvete de creme + cobertura affff!! morri! Bjocas

    ResponderExcluir
  3. * quando jovem trabalhei numa dessas lanchonete de trabalho escravo ali em Ipanema e um dos prazeres era comer o doce dos abastado .lembre-se anos oitenta .depois voltei a comer no joe e léos de são Conrado. agora farei os meus chic não? brigado bebê comerei profiteroles*

    ResponderExcluir
  4. Esta receita não da certo. Quando vc colocar na batedeira ele desanda. Invés disto. Coloque os ovos aos poucos em fogo baixo, um por um. Ate formar uma massa que fica meio elástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Bernardo, Essa receita FUNCIONA SIM! Já fiz várias vezes e deu certo.
      abçs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...