quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Receita de Yorkshire pudding - Inglaterra

Yorkshire pudin


Esse pãozinho de origem inglesa tem nome de pudim mas jeito de pão de queijo! Ele é quase como uma massa de bomba, mas fica crocante por fora e macio e oco por dentro. É o acompanhamento tradicional da carne assada dos domingos na Inglaterra.

Eu provei e preparei a primeira vez quando morei por lá, mas há muitos anos não fazia. Mas quando o vi mais de uma vez em livros de receitas diferentes na mesma semana tive de fazer.

O povo da dieta sem glúten pode ficar animado, testei a receita com polvilho doce e deu super certo.

O "yorkshire pudding" é feito com três ingredientes: ovos, leite e farinha. É normalmente de sabor neutro, temperado só com sal e pimenta mas pode ser incrementado com ervas, queijo e temperos a gosto.

Prefiro quando bem assado e moreninho, assim fica oco por dentro. Ele cresce muito no forno, parece até o milagre da multiplicação.

É muito fácil de fazer, mas preste atenção à receita. Ele deve ficar em geladeira por 2 horas, então é melhor se programar.


Ingredientes

2 ovos grandes
a mesma quantidade de farinha de trigo (em volume)
a mesma quantidade de leite (em volume)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
óleo para as formas


Yorkshire pudin com carne


Como fazer

Coloque os ovos em um medidor de líquidos, veja quantos ml tem seus ovos. Dois ovos grandes devem dar aproximadamente 110 ml. Retire e meça o leite neste mesmo medidor. Meça a farinha da mesma forma.

Misture os ovos com a farinha de trigo, junte o leite e misture. Tempere com sal e pimenta. A massa é bem líquida. Leve a massa para a geladeira por 2 horas.

Coloque 1/2 colher de sopa de óleo em cada ramekim, forma de muffin ou de empada. Coloque essas formas em um tabuleiro. Leve as forminhas vazias ao forno preaquecido bem quente (220° C) por 5 minutos.

Retire do forno com cuidado e encha as formas com a massa pela metade ou menos. Leve de volta ao forno.

Asse por aproximadamente 20 minutos ou até crescer muito, ficar para fora da forma e bem dourado.

O centro do pãozinho afunda quando sai do forno, é normal. Aproveite para colocar a carne ali como na foto. Sirva com carne assada, rosbife, frango, ou com uma carne desfiada. 

Os vegetarianos podem servir com um bom refogado de legumes.

Ou coma puro de lanche como eu fiz!


Dicas / Substituições

Para fazer sem glúten é só substituir a farinha de trigo por polvilho. E mexa bem antes de usar porque o polvilho tende a ficar no fundo da tigela.



5 comentários:

  1. Andréa, fiquei super curiosa com esse bolinhos fofos. Adorei a forma de como fazê-los e fiquei impressionada pelo crescimento dele sem ao menos usar fermento em pó. Vou levar a receita para experimentar. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu vou fazer amanha acompanhado de um rosbife de mignon!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa receita rende quantos bolinhos?

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...