quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O que comer em Bento Gonçalves e na estrada



Essa é a terceira postagem sobre o que comer na Serra Gaúcha, continuando a postagem de o que comer em Gramado e Canela.

Conheça também os chocolates e Gramado AQUI


De Gramado nós fomos para Bento Gonçalves ainda pensando em comer. Estávamos de carro, por isso parei várias vezes na estrada, não pude deixar passar nem um petisco, nem uma fruta, nem um saco de feijão.

Marido provou o pinhão que não conhecia, que é vendido cru ou cozido quentinho na beira da estrada em vários pontos. Já fiz um post sobre o pinhão AQUI.

Logo depois de Gramado, na estrada para Nova Petrópolis, encontramos uma venda com pêssegos e outras frutas frescas, geleias e salames. Comprei um queijo colonial delicioso e uma caixa de pêssegos de um casal muito simpático. Não tirei foto da plaquinha com o nome da família, se alguém souber me fale para eu colocar aqui.


Pêssegos na estrada para Nova Petrópolis


Nessa venda, comprei ainda um saco gigante de crostoli que nos acompanhou até o Rio. A massa lembra um bolinho de chuva, é também chamado de "grostoli" e em São Paulo de cueca virada mas aqui no Rio não é comum. Esses estavam deliciosos e me sujei toda de açúcar no carro sem reclamar.

Você encontra esse tipo de biscoito em vários lugares, ele pode ser assim mais macio ou de um tipo mais fino, seco e crocante que não pude provar por que esses não acabavam nunca! No café da manhã do hotel também tinha mas não eram tão bons.


Crostoli


Olha o feijão aí gente! Mais uma parada na beira de estrada. Não resisti e comprei um saco de cada, preto, vermelho e carioca. Já cozinhei o vermelho que está macio e saboroso. Só não arrematei as batatas porque marido já estava de cara feia, mas era baratinha gente, R$ 1 o kg.


Feijão na estrada para Bento Gonçalves


Quando voltamos de Bento para Porto Alegre vi uma loja que vendia morangos e produtos feitos com a fruta, mas marido estava casando e com dor nas costas e preferi não abusar do motorista. Mas até hoje fico pensando e sonhando com uma compota de morangos que imaginei encontrar lá. Fica para a próxima!


Salames e embutidos Bento Gonçalves


Na região de Bento fomos a três lugares diferentes que vendiam embutidos como salames, copa e outros, essa foto foi tirada nos Caminhos de Pedra, mas há uma loja no Vale dos Vinhedos e uma em frente a loja da Tramontina em Carlos Barbosa. Vou contar tudo sobre o que fizemos no Vale e nos caminhos de Pedra depois, ok?

A boa dessas lojas é que dão ao cliente uma prova de cada tipo de produto, ou seja, provamos uma fatia de cada embutido desses e saímos do lugar quase almoçados. O salame de javali é bem famoso na região e vale uma provinha, a copa não tem gordura e o salame colonial é muito melhor do que aquele industrializado que conhecemos.

A má notícia é que com tanta hospitalidade você acaba sem graça de sair com a mão abanando e termina comprando pelo menos um produto. Cheguei ao Rio com uma copa, dois salames e 3 queijos para mim e ainda dois salames para presente.


Dolceto do Vale


Essa sobremesa congelada da foto acima fica entre um doce cremoso e um sorvete, é vendida em copinhos e é uma delícia. Não conseguimos visitar a loja de fábrica que também fica no Vale dos Vinhedos por que ela estava fechada, mesmo com a placa na nossa cara dizendo que estaria aberta naquela hora.

Não sabia o que era esse tal de dolceto até encontramos o doce por acaso em uma lanchonete no shopping ao lado do hotel. Ainda bem que não sabia, senão teria arrombado a porta! Adorei esse de doce de leite e também o de banana, mas não consegui provar outros sabores, o doce acabou. Mas juro que não tive nada a ver com isso!


Nata - creme de leite gordo


O que você vê na foto acima de interessante não são as frutas, mas sim a nata! Nata é um creme de leite bem gordo, com 48% de gordura e muito comum no sul do Brasil! É cremoso e adocicado. Felizmente no segundo dia de viagem descobri a nata no café da manhã do hotel, junto às geleias e compotas e ela deixou minhas frutinhas muito mais felizes! Comi todos os dias.

Comprei no mercado ao lado do hotel um pote de nata para trazer para casa. Fica no balcão refrigerado perto dos iogurtes e eu recomendo um milhão de vezes, esqueça a dieta e coma, nem que seja um vez só na vida.

De comida mesmo em Bento Gonçalves não tenho fotos, estava com tanta fome na maioria das vezes que nem pensei em fotografar. Comemos um tortéi delicioso no Di Paolo que fica na estrada principal, é um restaurante que serve galetos e seus acompanhamentos em sequência (aquele tipo de serviço que visa a engorda!), evitamos o galeto para não ficarmos soterrados em comida, mas me arrependi, claro! Tortei é uma massa tipo ravioli recheada com abóbora que é tradicional da Serra Gaúcha e vale provar. Marido suspira por ela até hoje. Ai se ele descobre que no site do restaurante tem uma receita!

Outro lugar maravilhoso onde comemos é a Osteria della Columbina e já contei tudo sobre nosso almoço lá AQUI.


Mendolate - torrone da Serra Gaúcha


Acima é o mendolate que comprei em uma lojinha no Vale dos Vinhedos e descobri ser típico da região, é como um torrone, mas com menos açúcar e mais amendoim.

Se você curte geleias não deixe de provar e trazer para casa. Não curto muito mas trouxe de uva e de tangerina para dar de presente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...