Esta sopa de milho foi inspirada em minha recente viagem ao México. Fiquei impressionada com a quantidade de preparações feitas com milho que encontrei, entre elas alguma sopas.
É uma sopa simples de fazer e a quantidade de pimenta fica a seu gosto. Adaptei os ingredientes para os encontrados aqui no Brasil, mas se você tiver epazote, que é nossa erva de santa maria, coloque no lugar do orégano.
As pimentas secas mexicanas são muito raras aqui no Brasil, não se preocupe e utilize a pimenta fresca encontrada em sua região em quantidade a gosto.
Essa louça linda eu trouxe da viagem!
Ingredientes
3 espigas de milho
700 ml de caldo de frango (ou cado de legumes para uma versão vegetariana)
1 pimenta dedo de moça sem sementes
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de óleo
1 lata de milho verde
1 colher de chá de orégano
Sal a gosto
Salsa ou coentro a gosto para servir
Como fazer
Retire os milhos da espiga com a ajuda de uma faca. Processe o milho no liquidificador com a água e a pimenta dedo de moça até bater bem. Coe descartando os sólidos.
Em uma panela refogue a cebola com o alho no óleo até que dourem ligeiramente.
Junte o suco do milho e o orégano.e mexa até ferver e engrossar. Junte o milho em lata. Cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo.
Tempere a sopa com sal a gosto.
Se achar necessário, ajuste a consistência adicionando um pouco de água.
Na hora de servir junte salsa ou coentro picado a gosto.
Dicas/Substituições
Caso você tenha pimenta seca, corte-a ao meio, retire as sementes e deixe-a de molho em água quente por 20 minutos. Retire da água e processe no lugar da dedo de moça. Eu usei uma pimenta seca chamada pasilla.
Sirva com suco de limão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!
Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.